Como Montar um Roteiro para a Tailândia: Dicas de Roteiro para 7, 8, 10, 15, 20 e 30 dias
Nesse artigo pretendemos ajudar em um dos tópicos mais difíceis na hora de planejar sua viagem à Tailândia: como montar um roteiro. Sendo Assim, vamos dar dicas de roteiro na Tailândia para 7, 8, 10, 15, 20 e 30 dias.
A Tailândia é um país cheio de cultura, com paisagens espetaculares tem uma gastronomia exótica. Tem regiões com templos nas montanhas, grandes metrópoles e, o mais procurado, as famosas ilhas paradisíacas!
Desde já, avisamos que são dicas e sugestões de roteiros. Somente você pode saber qual a melhor opção para a sua viagem. Tem quem goste de conhecer mais cidades em poucos dias e tem quem prefira relaxar mais e aproveitar cada lugar por mais tempo.
Assim sendo, iremos dar as opções das cidades e ilhas que mais valem a pena conhecer de acordo com o número de dias disponíveis no roteiro. Vamos também recomendar algumas opções de passeios e ajudar sugerindo a melhor logística.
Para quem não quer ter o trabalho de organizar o próprio roteiro e gostaria de uma consultoria personalizada – pode conferir aqui como funciona. Montamos o seu roteiro personalizado dia por dia!
Nós, da Phi Phi Brazuca já moramos há muitos anos na Tailândia e organizamos passeios em todas principais regiões do país. Conhecemos o país muito bem e acreditamos que nossas dicas de roteiro para a Tailândia vão te ajudar bastante.
Ao final do artigo damos dicas dos melhores passeios, assim como dicas extras para te ajudar com o planejamento.
Não deixe de solicitar nossos guias em PDF de cada umas das principais cidades/ilhas da Tailândia. O material é gratuito e vai te ajudar a montar o roteiro com todas as dicas resumidas: passeios, atrações, onde se hospedar, restaurantes, bares, onde aproveitar a noite etc.
Tenha acesso de forma gratuita aos nossos GUIAS DA TAILÂNDIA
Dicas de Roteiro na Tailândia para 7 dias
Aqui você vai encontrar as dicas de roteiro para a Tailândia em uma viagem de 7 dias, que, se organizada com uma logística otimizada, pode ser muito proveitosa sim.
7 dias pode não ser o ideal, pelo tempo de deslocamento entre o Brasil e a Tailândia somados os deslocamentos internos. No entanto, sabemos que nem todos conseguem férias prolongadas. Além disso, muitos brasileiros que moram no Japão ou outros países mais próximos acabam aproveitando esse roteiro!
O que sempre dizemos é que, desde que você venha para a Tailândia, vai aproveitar demais esse país incrível, independentemente da quantidade de dias que estiver por aqui.
Caso antes de decidir o roteiro, queira saber sobre os custos de uma viagem para a Tailândia, confira aqui.
Roteiro para 7 dias na Tailândia: Bangkok, Krabi ou Phuket, Koh Phi Phi
Dia 1: Chegada em Bangkok até 12:30
Passeio Tuk Tuk Tour à noite
Dia 2: Bangkok – Krabi ou Phuket
Passeio pelos Templos locais & Mercados (Flutuante e trem)
De noite pegar um voo para Krabi ou Phuket
Dia 3: Krabi ou Phuket
Se for Krabi: passeio 4 Ilhas e Hong Islands privativo ou se for na alta temporada o passeio Krabi Brazuca
Se for Phuket: passeio James Bond, Coral e Racha ou Similan Islands
*Similan Islands somente está aberto entre 15/10-15/05
Dia 4: Krabi ou Phuket – Koh Phi Phi
Se for Krabi: passeio do Santuário de Elefantes manhã (precisa estar em Ao Nang) e de tarde pegar o barco para Koh Phi Phi
Se for Phuket: passeio do Santuário de Elefantes manhã e de tarde pegar o barco para Koh Phi Phi
Dia 5: Koh Phi Phi
Passeio Gold Day Tour
Dia 6: Koh Phi Phi
Mergulho de Cilindro manhã e de tarde um Long Tail privativo 4 horas
Dia 7: Koh Phi Phi – Phuket
Pegar o barco para Phuket para pegar o voo saindo da Tailândia.
Bangkok
Se o voo chegar até 12:30 é possível aproveitar a noite e fazer um Tuk Tuk Tour para curtir a belíssima noite de Bangkok.
Já no segundo dia, uma boa ideia seria fazer um combo, em um passeio pelos principais templos locais (Gran Palace, Buda de Esmeralda, Buda Reclinado) e os Mercados (Trem e Flutuante).
O nome desse passeio é Mercados + Templos e é uma excelente opção para quem não tem muitos dias no roteiro.
A noite seria o momento de pegar o voo para Phuket ou Krabi.
Saiba tudo de Bangkok:
Passeios em Bangkok: conheça todas as opções de passeios em Bangkok
Roteiro em Bangkok: saiba tudo o que você pode fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Phuket ou Krabi?
Uma dúvida muito comum de quem não tem muitos dias no roteiro para a Tailândia – Phuket ou Krabi?
Uma vez que são apenas 7 dias de roteiro, seria muito inviável fazer os dois destinos. Sendo assim, como fazer para escolher?
Vamos contar para você que ambos os destinos são incríveis e maravilhosos, apesar de algumas diferenças entre as regiões.
Phuket é a maior ilha da Tailândia e oferece uma diversidade de atrações e passeios, mais opções que Krabi. A noite de Phuket é também muito mais movimentada e agitada se comparada com Krabi.
Por um outro lado, Krabi é um pouco mais tranquila e uma boa opção para quem procura relaxar e não se deslocar muito.
De Bangkok para Phuket ou Krabi é a mesma distância. Já de Phuket ou Krabi para Koh Phi Phi, a distância é praticamente a mesma. Ou seja, pelo quesito logística, não faz muita diferença!
O que nós indicamos é ler abaixo os atrativos e passeios de cada lugar e ver qual opção você prefere!
Phuket
Se optar por ficar em Phuket, pode fazer um passeio pelas Ilhas Similan, Coral e Racha, ou James Bond. Além disso, é possível conhecer um Santuário de Elefantes ou passear de moto e aproveitar as praias na própria ilha.
Aqui vale uma dica, muito cuidado para quem for pilotar moto na Tailândia! Lembre-se que o trânsito e os costumes são diferentes do que pode estar acostumado(a). Temos certeza de que ninguém quer ter um acidente por aqui, não é mesmo?!
A decisão dos passeios é muito individual e varia de pessoa para pessoa.
Contudo, podemos afirmar que James Bond é um dos passeios mais icônicos que vai encontrar em Phuket. Esse passeio não foca nas praias paradisíacas, mas ainda assim conta com um visual lindo entre as belas formações rochosas e as águas verde esmeralda. O passeio é bem dinâmico com paradas e atividades variadas.
Já o passeio para Similan Island é super paradisíaco. Com certeza o mais paradisíaco saindo de Phuket e um dos mais paradisíacos da Tailândia. Entretanto, a parte “negativa” do passeio é o traslado. O píer de onde saem os barcos para Similan fica fora de Phuket. São pouco mais de 2h de van até o píer e por volta de 1:30h de lancha até o arquipélago.
Outra opção de passeio em Phuket, o Coral e Racha é uma boa opção para quem quer um passeio em praias paradisíacas, mas não quer enfrentar todo o deslocamento de Similan.
Cuidado ao verificar locais para se hospedar, pois é uma ilha grande. Patong, o bairro mais famoso, tem muito turismo sexual e é muito badalado. Então, se você procura sossego, apesar de ser bem aninado, esse não é o lugar ideal. Se preferir tranquilidade pode optar por ficar nos bairros Kata ou Karon.
Saiba tudo de Phuket:
Passeios em Phuket: conheça todas as nossas opções de passeios em Phuket
Roteiro em Phuket: saiba tudo o que você pode fazer em Phuket
Onde ficar em Phuket: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Krabi
Se você optar por ficar em Krabi, sugerimos ficar em Ao Nang ou Railay, e não em Krabi Town.
Railay é lindo e bem tranquilo, com praias de tirar o fôlego. Tem uma vibe mais roots e agradável. Railay não é uma ilha, mas nunca construíram uma estrada na serra. Dessa forma, o acesso é sempre de barco. Chegando em Krabi é necessário ir de táxi boat para Railay, podendo sair do píer de Ao Nam Mao ou da praia de Ao Nang.
Os táxis boats funcionam de forma compartilhada, no valor de 100 bahts por pessoa. Normalmente é preciso esperar que se forme um grupo de pelo menos 8 pessoas. Caso não queira esperar, pode pagar o valor das pessoas que faltam.
Ao Nang é a região com mais estrutura para o turismo, com maior variedades e opções de bares, hotéis e restaurantes. Quem prefere uma vibe mais urbana e estruturada, aqui é o lugar.
Em Krabi não pode faltar conhecer os arquipélagos. Veja qual passeio você prefere, 4 Ilhas, Hong Island, ou também a opção de ir ao Santuário dos Elefantes.
Na alta temporada, durante os meses de novembro e março, nós da Brazuca, organizamos o nosso passeio “Krabi Brazuca”. Esse é um passeio de lancha combinando as paradas mais bonitas dos 2 arquipélagos, 4 ilhas e Hong Island. O passeio é feito apenas com falantes da língua portuguesa. Esse é o passeio que mais recomendamos para a alta temporada.
Saiba tudo de Krabi:
Passeios em Krabi: conheça todas as opções de passeios em Bangkok
Roteiro em Krabi: saiba tudo o que você pode fazer em Bangkok
Onde ficar em Krabi: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Koh Phi Phi
Chegou o momento de conhecer a ilha mais esperada por todos, Koh Phi Phi! Essa é, com certeza, a ilha predileta de grande parte dos brasileiros e portugueses na Tailândia.
Você pode pegar um speed boat (lancha rápida), que leva em torno de 1h, ou um ferry (balsa), pouco mais de 2h, de Phuket ou Krabi para Koh Phi Phi. Nós da Brazuca revendemos os tickets para os traslados de barco.
Aqui, com certeza vale reservar pelo menos 3 dias do seu roteiro. Koh Phi Phi vai ficar na sua memória!
Em um roteiro de apenas 7 dias, cuidado para não reservar um hotel no norte da ilha, essa é a principal dica. O norte da ilha tem acesso apenas de barco e você fica mais limitado(a) aos passeios, festas nas praias e restaurantes.
Os passeios que sugerimos para quem tem 3 dias em Koh Phi Phi seriam o mergulho (batismo ou mergulho para credenciado), o Gold Day Tour e um passeio de Long Tail (barco típico tailandês).
O Gold Day Tour é o passeio mais completo de Phi Phi. O passeio acontece em uma lancha compartilhada com brasileiros, portugueses e guia em português. O passeio gasta pouco tempo com o deslocamento e você tem bastante tempo em cada uma das paradas, incluindo o pôr do sol e plânctons!
O mergulho é indispensável. O fundo do mar em Koh Phi Phi é tão rico em vida marinha que está entre os top 10 mergulhos do mundo!
E para quem não quer deixar de fazer um passeio nos famosos barquinhos tradicionais da Tailândia, aqui sugerimos fazer um passeio privativo de 4 horas para voltar aonde mais gostou no Gold Day Tour e arrasar com as fotos!
Na própria ilha de Koh Phi Phi (Phi Phi Don), onde os turistas se hospedam, existem alguns atrativos também. Você pode subir o view point (o famoso mirante da ilha), conhecer a praia Long Beach ou Loh Moo Dee, fazer uma trilha, relaxar com alguma massagem etc.
Saiba tudo de Phi Phi:
Passeios em Phi Phi: conheça todas as nossas opções de passeios em Bangkok
Roteiro em Phi Phi: saiba tudo o que você pode fazer em Bangkok
Onde ficar em Phi Phi: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Dicas de Roteiro na Tailândia para 10 dias
Aqui você vai encontrar as dicas de roteiro para Tailândia em uma viagem de 10 dias.
Considerando todo o tamanho e diversidade da Tailândia, geralmente, nossa recomendação seriam pelo menos 15 dias no país. Entretanto, podemos te garantir que caso não seja possível, em 10 dias você vai conhecer muito bem a Tailândia!
Segue o nosso roteiro para você amar esses 10 dias na Tailândia!
Roteiro para 10 dias na Tailândia: Bangkok, Krabi, Koh Phi Phi, Phuket
Dia 1: Chegada em Bangkok até 12:30
Passeio Tuk Tuk Tour noite
Dia 2: Bangkok
Passeio pelos Templos locais & Mercados (Flutuante e Trem)
Dia 3: Bangkok – Krabi
Pegar um voo pela manhã de Bangkok para Krabi e aproveitar a tarde em Railay Beach.
Dia 4: Krabi
Fazer o passeio privativo de Long Tail ou lancha, 4 Ilhas & Hong Islands. Assim faz um combo e aproveita o dia bem. Se for durante a alta temporada, recomendamos o nosso passeio Krabi Brazuca.
Dia 5: Krabi – Koh Phi Phi
Pegar um ferry ou speed boat pela manhã saindo de Krabi para Koh Phi Phi. Na sequência, aproveitar a tarde em Koh Phi Phi conhecendo Long Beach.
Dia 6: Koh Phi Phi
Fazer o passeio mais completo da ilha, o Gold Day Tour!
Dia 7: Koh Phi Phi
Mergulho de Cilindro manhã e de tarde um Longtail privativo 4 horas
Dia 8: Koh Phi Phi – Phuket
Pegar o primeiro speedboat de Koh Phi Phi para Phuket e fazer o Santuário dos Elefantes no período da tarde.
Dia 9: Phuket
Fazer o passeio James Bond, Coral e Racha ou Similan Islands
*Similan Islands somente está aberto entre 15/10-15/05
Dia 10: Saída de Phuket ou Bangkok
Pegar um voo para ir embora por Phuket. Caso não seja possível, pode pegar um voo interno para Bangkok e na sequência pegar o seu voo internacional. Nesse caso, vá com alguma antecedência para evitar imprevistos.
Bangkok
Se o voo chegar até 12:30 é possível aproveitar a noite e fazer um Tuk Tuk Tour para curtir a belíssima noite de Bangkok.
Já no segundo dia, uma boa ideia seria fazer um combo, em um passeio pelos principais templos locais (Gran Palace, Buda de Esmeralda, Buda Reclinado) e os Mercados (Trem e Flutuante).
O nome desse passeio é Mercados + Templos e é uma excelente opção para quem não tem muitos dias no roteiro.
Nessa mesma noite você pode ir ao Mahanakhon Skywalk – um prédio que tem um chão de vidro a 314 metros de altura e uma vista linda da cidade.
Outra opção para a noite do segundo dia é ir jantar no restaurante Sala Ratanakossin e aproveitar um belo pôr do sol com vista para o Wat Arun.
Deixe um tempinho para curtir a rua mais famosa de Bangkok – a Khaosan Road. A rua é bem divertida, com turistas do mundo inteiro curtindo em meios aos bares, restaurantes, barraquinhas, comida de rua etc.
A manhã no terceiro dia seria reservada para um voo para Krabi.
Saiba tudo de Bangkok:
Passeios em Bangkok: conheça todas as nossas opções de passeios em Bangkok
Roteiro em Bangkok: saiba tudo o que você pode fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Krabi
Recomendamos se hospedar em Ao Nang ou Railay, e não em Krabi Town.
Railay é lindo e bem tranquilo, com praias de tirar o fôlego. Tem uma vibe mais roots e agradável. Railay não é uma ilha, mas nunca construíram uma estrada na serra. Dessa forma, o acesso é sempre de barco. Chegando em Krabi é necessário ir de táxi boat para Railay, podendo sair do píer de Ao Nam Mao ou da praia de Ao Nang.
Os táxis boats funcionam de forma compartilhada, no valor de 100 bahts por pessoa. Normalmente é preciso esperar que se forme um grupo de pelo menos 8 pessoas. Caso não queira esperar, pode pagar o valor das pessoas que faltam.
Ao Nang é a região com mais estrutura para o turismo, com maior variedades e opções de bares, hotéis e restaurantes. Quem prefere uma vibe mais urbana e estruturada, aqui é o lugar.
Caso se hospede em Railay, na tarde da chegada indicamos conhecer a praia de Railay West ou, em especia, a praia de Phra Nang. Mas caso se hospede em Ao Nang, você pode aproveitar a orla da praia de Ao Nang, entre as feirinhas, bares e restaurantes.
No dia seguinte, recomendaríamos fazer o passeio para 4 Ilhas e Hong Islands. É possível conhecer esses arquipélagos com o passeio Krabi Brazuca ou com uma lancha ou Long Tail privado. Dessa forma se aproveita bem o período que terá em Krabi.
Saiba tudo de Krabi:
Passeios em Krabi: conheça todas as nossas opções de passeios em Bangkok
Roteiro em Krabi: saiba tudo o que você pode fazer em Bangkok
Onde ficar em Krabi: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Koh Phi Phi
Chegou o momento de conhecer a ilha mais esperada por todos, Koh Phi Phi! Essa é, com certeza, a ilha predileta de grande parte dos brasileiros e portugueses na Tailândia.
Você pode pegar um speed boat (lancha rápida), que leva em torno de 1h, ou um ferry (balsa), pouco mais de 2h, de Phuket ou Krabi para Koh Phi Phi. Nós da Brazuca revendemos os tickets para os traslados de barco.
Aqui, com certeza vale reservar pelo menos 3 dias do seu roteiro. Koh Phi Phi vai ficar na sua memória!
Em um roteiro de apenas 7 dias, cuidado para não reservar um hotel no norte da ilha, essa é a principal dica. O norte da ilha tem acesso apenas de barco e você fica mais limitado(a) aos passeios, festas nas praias e restaurantes.
Os passeios que sugerimos para quem tem 3 dias em Koh Phi Phi seriam o mergulho (batismo ou mergulho para credenciado), o Gold Day Tour e um passeio de Long Tail (barco típico tailandês).
O Gold Day Tour é o passeio mais completo de Phi Phi. O passeio acontece em uma lancha compartilhada com brasileiros, portugueses e guia em português. O passeio gasta pouco tempo com o deslocamento e você tem bastante tempo em cada uma das paradas, incluindo o pôr do sol e plânctons!
O mergulho é indispensável. O fundo do mar em Koh Phi Phi é tão rico em vida marinha que está entre os top 10 mergulhos do mundo!
E para quem não quer deixar de fazer um passeio nos famosos barquinhos tradicionais da Tailândia, aqui sugerimos fazer um passeio privativo de 4 horas para voltar aonde mais gostou no Gold Day Tour e arrasar com as fotos!
Na própria ilha de Koh Phi Phi (Phi Phi Don), onde os turistas se hospedam, existem alguns atrativos também. Você pode subir o view point (o famoso mirante da ilha), conhecer a praia Long Beach ou Loh Moo Dee, fazer uma trilha, relaxar com alguma massagem etc.
Saiba tudo de Phi Phi:
Passeios em Phi Phi: conheça todas as nossas opções de passeios em Bangkok
Roteiro em Phi Phi: saiba tudo o que você pode fazer em Bangkok
Onde ficar em Phi Phi: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Phuket
Para otimizar o roteiro, uma opção seria o primeiro speed boat saindo de Koh Phi Phi para Phuket e nessa tarde fazer o santuário dos elefantes.
No dia seguinte, recomendaríamos fazer um passeio pelas Ilhas Similan, Coral e Racha ou James Bond.
A decisão dos passeios é muito individual e varia de pessoa para pessoa.
Contudo, podemos afirmar que James Bond é um dos passeios mais icônicos que vai encontrar em Phuket. Esse passeio não foca nas praias paradisíacas, mas ainda assim conta com um visual lindo entre as belas formações rochosas e as águas verde esmeralda. O passeio é bem dinâmico com paradas e atividades variadas.
Já o passeio para Similan Island é super paradisíaco. Com certeza o mais paradisíaco saindo de Phuket e um dos mais paradisíacos da Tailândia. Entretanto, a parte “negativa” do passeio é o traslado. O píer de onde saem os barcos para Similan fica fora de Phuket. São pouco mais de 2h de van até o píer e por volta de 1:30h de lancha até o arquipélago.
Outra opção de passeio em Phuket, o Coral e Racha é uma boa opção para quem quer um passeio em praias paradisíacas, mas não quer enfrentar todo o deslocamento de Similan.
Cuidado ao verificar locais para se hospedar, pois é uma ilha grande. Patong, o bairro mais famoso, tem muito turismo sexual e é muito badalado. Então, se você procura sossego, apesar de ser bem aninado, esse não é o lugar ideal. Se preferir tranquilidade pode optar por ficar nos bairros Kata ou Karon.
Saiba tudo de Phuket:
Passeios em Phuket: conheça todas as opções de passeios em Bangkok
Roteiro em Phuket: saiba tudo o que você pode fazer em Bangkok
Onde ficar em Phuket: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Dicas de Roteiro na Tailândia para 15 dias
Aqui vamos te dar as melhores dicas de roteiro para Tailândia em uma viagem de 15 dias.
Dá para aproveitar tanto o continente como as ilhas, conhecer do norte do país ao sul. Existem algumas opções de roteiro e vamos dar um otimizada para você escolher a melhor opção para você.
Roteiro para 15 dias na Tailândia: Bangkok, Chiang Mai com Chiang Rai, Phuket, Koh Phi Phi e Krabi
Dia 1: Chegada em Bangkok até 12:30
Passeio Tuk Tuk Tour à noite
Dia 2: Bangkok
Passeio pelos Templos locais & Mercados (Flutuante e trem)
Dia 3: Bangkok – Chiang Mai
Passeio para Ayutthaya pela manhã e à noite pegar um voo a noite para Chiang Mai
Dia 4: Chiang Mai
Passeio Santuário dos Elefantes pela manhã
Passeio Curso de Culinária local tarde/noite
Dia 5: Chiang Mai
Passeio para Chiang Rai: Templo Branco, Templo Azul, Templo das Artes, Tribo Karen
Dia 6: Chiang Mai – Krabi
Pegar um voo de Chiang Mai para Krabi pela manhã. Aproveitar a tarde em Railay Beach caso se hospede em Railay ou aproveitar a estrutura de Ao Nang, caso fique hospedado por lá.
Dia 7: Krabi
Fazer o passeio para 4 Ilhas & Hong Islands. Assim faz um combo e aproveita o dia bem!
Dia 8: Krabi – Koh Phi Phi
Pegar um ferry ou speed boat pela manhã de Krabi para Koh Phi Phi. E aproveitar a tarde em Koh Phi Phi conhecendo Long Beach.
Dia 9: Koh Phi Phi
Fazer o passeio mais completo da ilha, o Gold Day Tour!
Dia 10: Koh Phi Phi
Mergulho de Cilindro manhã.
Dia 11: Koh Phi Phi
Passeio Long Tail privativo 4 horas.
Dia 12: Koh Phi Phi – Phuket
Pegar o ferry de Koh Phi Phi para Phuket pela manhã. Ver o pôr do sol por conta no Big Bhudda.
Dia 13: Phuket
Fazer o passeio Passeio James Bond, Coral e Racha ou Similan Islands
*Similan Islands somente está aberto entre 15/10 -15/05
Dia 14: Phuket
Fazer o passeio Passeio James Bond, Coral e Racha ou Similan Islands
*Similan Islands somente está aberto entre 15/10-15/05
Dia 15: Saída de Phuket ou Bangkok
Pegar um voo para ir embora por Phuket. Caso não seja possível, pode pegar um voo interno para Bangkok para pegar o seu voo internacional. Nesse caso, vá com antecedência para evitar imprevistos.
Bangkok
Se o voo chegar até 12:30 é possível aproveitar a noite e fazer um Tuk Tuk Tour para curtir a belíssima noite de Bangkok.
Já no segundo dia, uma boa ideia seria fazer um combo, em um passeio pelos principais templos locais (Gran Palace, Buda de Esmeralda, Buda Reclinado) e os Mercados (Trem e Flutuante).
O nome desse passeio é Mercados + Templos e é uma excelente opção para quem não tem muitos dias no roteiro.
Nessa mesma noite você pode ir ao Mahanakhon Skywalk – um prédio que tem um chão de vidro a 314 metros de altura e uma vista linda da cidade!
Deixe um tempinho para curtir a rua mais famosa de Bangkok – a Khaosan Road. A rua é bem divertida, com turistas do mundo inteiro curtindo em meios aos bares, restaurantes, barraquinhas, comida de rua etc.
No terceiro dia, uma boa opção seria fazer um passeio para conhecer Ayutthaya, a belíssima capital antiga da Tailândia onde você vai conhecer os belos templos, ruínas e história deste local.
Após o passeio seria o momento de pegar um voo a noite para Chiang Mai.
Saiba tudo de Bangkok:
Passeios em Bangkok: conheça todas as nossas opções de passeios em Bangkok
Roteiro em Bangkok: saiba tudo o que você pode fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Chiang Mai
Após Bangkok, sugerimos pegar um voo para Chiang Mai. Existem também as opção de trem e ônibus, mas indicamos sempre pegar um voo. Isso para não perder muito tempo e para a viagem não ficar cansativa. Vale ressaltar que os voos internos na Tailândia costumam ter valores em conta.
Chiang Mai é uma cidade linda ao norte do Tailândia. Cheia de templos deslumbrantes, santuários de elefantes, uma cultura cheia de diversidades gastronômicas, um night market incrível, entre outras opções.
Nesse roteiro, indicamos um dia para fazer o santuário dos elefantes pela manhã e à tarde/noite para fazer um curso de culinária local.
No segundo dia, recomendaríamos fazer passeio para Chiang Rai, onde ficam o Templo Branco, Templo Azul e o Templo das Artes. Esse é um passeio que tem um certo deslocamento envolvido – são cerca de 3h para ir e 3h para voltar. Ainda assim, vale muito a pena!
Caso você esteja vindo em Novembro, dá para encaixar o Festival das Lanternas! A cada ano, ele acontece em datas diferentes, mas geralmente sempre em novembro. Em 2024, o festival será nos dias 15 e 16 de novembro.
Saiba tudo de Chiang Mai:
Passeios em Chiang Mai: conheça todas as opções de passeios em Chiang Mai
Roteiro em Phuket: saiba tudo o que você pode fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Phuket: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Krabi
Recomendamos a hospedagem em Ao Nang ou Railay, e não em Krabi Town.
Railay é lindo e bem tranquilo e com praias de tirar o fôlego. Tem uma vibe mais roots e agradável. Railay não é uma ilha, mas nunca construíram uma estrada na serra. Dessa forma, o acesso é sempre de barco. Chegando em Krabi é necessário ir de táxi boat para Railay, podendo sair do píer de Ao Nam Mao ou da praia de Ao Nang.
Os táxis boats funcionam de forma compartilhada, no valor de 100 bahts por pessoa. Normalmente é preciso esperar que se forme um grupo de pelo menos 8 pessoas. Caso não queira esperar, pode pagar o valor das pessoas que faltam.
Ao Nang é a região com mais estrutura para o turismo, com maior variedades e opções de bares, hotéis e restaurantes. Quem prefere uma vibe mais urbana e estruturada, aqui é o lugar.
Caso se hospede em Railay, na tarde da chegada indicamos conhecer a praia de Railay West ou, em especial, a praia de Phra Nang. Mas caso se hospede em Ao Nang, você pode aproveitar a orla da praia de Ao Nang, entre as feirinhas, bares e restaurantes.
No dia seguinte, recomendaríamos fazer o passeio para 4 Ilhas e Hong Islands. É possível conhecer esses arquipélagos com o passeio Krabi Brazuca ou com uma lancha ou Long Tail privado. Dessa forma se aproveita bem o período que terá em Krabi.
Saiba tudo de Krabi:
Passeios em Krabi: conheça todas as nossas opções de passeios em Krabi
Roteiro em Krabi: saiba tudo o que você pode fazer em Krabi
Onde ficar em Krabi: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Koh Phi Phi
Chegou o momento de conhecer a ilha mais esperada por todos, Koh Phi Phi! Essa é, com certeza, a ilha predileta de grande parte dos brasileiros e portugueses na Tailândia.
Você pode pegar um speed boat (lancha rápida), que leva em torno de 1h, ou um ferry (balsa), pouco mais de 2h, de Phuket ou Krabi para Koh Phi Phi. Nós da Brazuca revendemos os tickets para os traslados de barco.
Aqui, com certeza vale reservar pelo menos 3 dias do seu roteiro. Koh Phi Phi vai ficar na sua memória!
Em um roteiro de apenas 7 dias, cuidado para não reservar um hotel no norte da ilha, essa é a principal dica. O norte da ilha tem acesso apenas de barco e você fica mais limitado(a) aos passeios, festas nas praias e restaurantes.
Os passeios que sugerimos para quem tem 3 dias em Koh Phi Phi seriam o mergulho (batismo ou mergulho para credenciado), o Gold Day Tour e um passeio de Long Tail (barco típico tailandês).
O Gold Day Tour é o passeio mais completo de Phi Phi. O passeio acontece em uma lancha compartilhada com brasileiros, portugueses e guia em português. O passeio gasta pouco tempo com o deslocamento e você tem bastante tempo em cada uma das paradas, incluindo o pôr do sol e plânctons!
O mergulho é indispensável. O fundo do mar em Koh Phi Phi é tão rico em vida marinha que está entre os top 10 mergulhos do mundo!
E para quem não quer deixar de fazer um passeio nos famosos barquinhos tradicionais da Tailândia, aqui sugerimos fazer um passeio privativo de 4 horas para voltar aonde mais gostou no Gold Day Tour e arrasar com as fotos!
Saiba tudo de Phi Phi:
Passeios em Phi Phi: conheça todas as nossas opções de passeios em Phi Phi
Roteiro em Phi Phi: saiba tudo o que você pode fazer em Phi
Onde ficar em Phi Phi: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Phuket
Para otimizar o roteiro, uma opção seria o primeiro speed boat saindo de Koh Phi Phi para Phuket e nessa tarde fazer o santuário dos elefantes ou o pôr do sol do Big Buddha.
Nos dois dias inteiros, você pode optar por fazer um passeio pelas Ilhas Similan, Coral e Racha, ou James Bond cada dia.
A decisão dos passeios é muito individual, e varia de pessoa em pessoa.
Contudo, podemos afirmar que James Bond é um dos passeios mais icônicos que vai encontrar em Phuket. Esse passeio não foca nas praias paradisíacas, mas ainda assim conta com um visual lindo entre as belas formações rochosas e as águas verde esmeralda. O passeio é bem dinâmico com paradas e atividades variadas.
Já o passeio para Similan Island é super paradisíaco. Com certeza o mais paradisíaco saindo de Phuket e um dos mais paradisíacos da Tailândia. Entretanto, a parte “negativa” do passeio é o traslado. O píer de onde saem os barcos para Similan fica fora de Phuket. São pouco mais de 2h de van até o píer e por volta de 1:30h de lancha até o arquipélago.
Outra opção de passeio em Phuket, o Coral e Racha é uma boa opção para quem quer um passeio em praias paradisíacas, mas não quer enfrentar todo o deslocamento de Similan.
Cuidado ao verificar locais para se hospedar, pois é uma ilha grande. Patong, o bairro mais famoso, tem muito turismo sexual e é muito badalado. Então, se você procura sossego, apesar de ser bem aninado, esse não é o lugar ideal. Se preferir tranquilidade pode optar por ficar nos bairros Kata ou Karon.
Saiba tudo de Phuket:
Passeios em Phuket: conheça todas as opções de passeios em Phuket
Roteiro em Phuket: saiba tudo o que você pode fazer em Phuket
Onde ficar em Phuket: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Faça parte dos nossos grupos de viagem para trocar dicas, tirar dúvidas e conhecer a galera que está vindo para a Tailândia. Vai ser muito útil na sua viagem!
Nos acompanhe pelo Instagram, Youtube e Facebook para pegar todas as dicas atualizadas e saber tudo sobre a Tailândia!
Dicas de Roteiro na Tailândia para 20 dias
Aqui vamos te dar as melhores dicas de roteiro para Tailândia em uma viagem de 20 dias. Dá para aproveitar tanto o continente como as ilhas e conhecer do norte do país ao sul sem pressa.
Roteiro para 20 dias na Tailândia: Bangkok, Chiang Mai com Chiang Rai, Phuket, Koh Phi Phi e Krabi (Opcional Koh Lipe)
Como incluir Koh Lipe no roteiro:
Caso seja alta temporada, entre novembro a abril, é possível utilizar o roteiro de 15 dias e incluir Koh Lipe entre Phuket e Koh phi Phi. É uma ilha maravilhosa, apesar de bem longe. Cerca de 4 horas de lancha rápida saindo de Phi Phi. Koh lipe não é acessível de barco na baixa temporada pelas ilhas principais, e fica muito ruim a logística para incluir no roteiro durante esse período.
Dia 1: Chegada em Bangkok até 12:30
Passeio Tuk Tuk Tour à noite
Dia 2: Bangkok
Passeio pelos Templos locais & Mercados (Flutuante e trem)
Dia 3: Bangkok
Passeio para Ayutthaya.
Dia 4: Bangkok – Chiang Mai
Pegar um voo pela manhã de Bangkok para Chiang Mai. Pela tarde ver alguns templos locais por conta, finalizando com o pôr do sol no Doi Suthep.
Dia 5: Chiang Mai
Passeio Santuário dos Elefantes pela manhã
Passeio Curso de Culinária local tarde/noite
Dia 6: Chiang Mai
Passeio para Chiang Rai: Templo Branco, Templo Azul, Templo das Artes, Tribo Karen
Dia 7: Chiang Mai – Phuket
Pegar um voo de Chiang Mai para Phuket pela manhã. Ver o pôr do sol no Big Bhudda.
Dia 8: Phuket
Fazer o passeio Passeio James Bond, Coral e Racha ou Similan Islands
*Similan Islands somente está aberto entre 15/10-15/05
Dia 9: Phuket
Fazer o passeio Passeio James Bond, Coral e Racha ou Similan Islands
*Similan Islands somente está aberto entre 15/10 -15/05
Dia 10: Phuket
Fazer o passeio Passeio James Bond, Coral e Racha ou Similan Islands ou apenas aproveitar para descansar e desbravar a ilha.
*Similan Islands somente está aberto entre 15/10-15/05
Dia 11: Phuket – Koh Phi Phi
Pegar um ferry ou speed boat pela manhã de Phuket para Koh Phi Phi e aproveitar a tarde em Koh Phi Phi conhecendo Long Beach ou o view point (mirante).
Dia 12: Koh Phi Phi
Fazer o passeio mais completo da ilha – o Gold Day Tour!
Dia 13: Koh Phi Phi
Mergulho de Cilindro manhã.
Dia 14: Koh Phi Phi
Passeio Longtail privativo 4 horas
Dia 15: Koh Phi Phi para Krabi
Pegar um ferry ou speed boat pela manhã de Koh Phi Phi para Krabi. Aproveitar a tarde em Railay Beach ou Ao Nang, dependendo de onde vá se hospedar.
Dia 16: Krabi
Fazer o passeio privativo ou compartilhado para 4 Ilhas ou o passeio Krabi Brazuca.
Dia 17: Krabi
Fazer o passeio privativo ou compartilhado para Hong Islands ou o passeio para Emerald Pool.
Dia 18: Krabi – Bangkok
Pegar um voo de Krabi para Bangkok pela manhã e ver o pôr do sol por conta própria, no Mahanakhon Skywalk.
Dia 19: Bangkok
Deixar o dia livre para compras. ver o pôr do sol no restaurante Sala Rattanakosin com uma bela vista ao para o Templo Wat Arun.
Dia 20: Saída de Bangkok
Pegar o voo de retorno.
Confira também nosso artigo sobre as melhores praias da Tailândia.
Bangkok
Se o voo chegar até 12:30 é possível aproveitar a noite e fazer um Tuk Tuk Tour para curtir a belíssima noite de Bangkok.
Já no segundo dia, uma boa ideia seria fazer um combo, em um passeio pelos principais templos locais (Gran Palace, Buda de Esmeralda, Buda Reclinado) e os Mercados (Trem e Flutuante).
O nome desse passeio é Mercados + Templos e é uma excelente opção para quem não tem muitos dias no roteiro.
Nessa mesma noite você pode ir ao Mahanakhon Skywalk – um prédio que tem um chão de vidro a 314 metros de altura e uma vista linda da cidade!
No terceiro dia, uma boa opção seria fazer um passeio para conhecer Ayutthaya, a belíssima capital antiga da Tailândia onde você vai conhecer os belos templos, ruínas e história deste local.
Enquanto estiver em Bangkok, deixe um tempinho para curtir a noite na rua mais famosa de Bangkok – a Khaosan Road. A rua é bem divertida, com turistas do mundo inteiro curtindo em meios aos bares, restaurantes, barraquinhas, comida de rua etc.
O próximo dia seria a vez de embarcar para Chiang Mai.
Saiba tudo de Bangkok:
Passeios em Bangkok: conheça todas as nossas opções de passeios em Bangkok
Roteiro em Bangkok: saiba tudo o que você pode fazer em Bangkok
Onde ficar em Bangkok: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Chiang Mai
Após Bangkok, sugerimos pegar um voo para Chiang Mai. Existem também as opção de trem e ônibus, mas indicamos sempre pegar um voo. Isso para não perder muito tempo e para a viagem não ficar cansativa. Vale ressaltar que os voos internos na Tailândia costumam ter valores em conta.
Chiang Mai é uma cidade linda ao norte do Tailândia. Cheia de templos deslumbrantes, santuários de elefantes, uma cultura cheia de diversidades gastronômicas, um night market incrível, entre outras opções.
Ao chegar em Chiang Mai é possível ver alguns templos locais por conta própria no centro da cidade, finalizando com um lindo pôr do sol do Templo Doi Suthep.
O dia seguinte recomendaríamos fazer o santuário dos elefantes pela manhã e à tarde/noite para fazer um curso de culinária local.
No próximo dia, nossa recomendação é fazer um passeio para Chiang Rai, onde ficam o Templo Branco, Templo Azul e o Templo das Artes. Esse é um passeio que tem um certo deslocamento envolvido – são cerca de 3h para ir e 3h para voltar. Ainda assim, vale muito a pena!
Caso você esteja vindo em Novembro, dá para encaixar o Festival das Lanternas! A cada ano, ele acontece em datas diferentes, mas geralmente sempre em novembro. Em 2024, o festival será nos dias 15 e 16 de novembro.
Saiba tudo de Chiang Mai:
Passeios em Chiang Mai: conheça todas as opções de passeios em Chiang Mai
Roteiro em Phuket: saiba tudo o que você pode fazer em Chiang Mai
Onde ficar em Phuket: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Phuket
Para otimizar o roteiro, uma opção seria o primeiro speed boat saindo de Koh Phi Phi para Phuket e nessa tarde fazer o santuário dos elefantes ou o pôr do sol do Big Buddha.
Nos próximos três dias inteiros, você pode optar por fazer um passeio pelas Ilhas Similan, Coral e Racha ou James Bond (um em cada dia), ou aproveitar um dia para relaxar e desbravar a ilha de Phuket.
A decisão dos passeios é muito individual, e varia de pessoa em pessoa.
Contudo, podemos afirmar que James Bond é um dos passeios mais icônicos que vai encontrar em Phuket. Esse passeio não foca nas praias paradisíacas, mas ainda assim conta com um visual lindo entre as belas formações rochosas e as águas verde esmeralda. O passeio é bem dinâmico com paradas e atividades variadas.
Já o passeio para Similan Island é super paradisíaco. Com certeza o mais paradisíaco saindo de Phuket e um dos mais paradisíacos da Tailândia. Entretanto, a parte “negativa” do passeio é o traslado. O píer de onde saem os barcos para Similan fica fora de Phuket. São pouco mais de 2h de van até o píer e por volta de 1:30h de lancha até o arquipélago.
Outra opção de passeio em Phuket, o Coral e Racha é uma boa opção para quem quer um passeio em praias paradisíacas, mas não quer enfrentar todo o deslocamento de Similan.
Cuidado ao verificar locais para se hospedar, pois é uma ilha grande. Patong, o bairro mais famoso, tem muito turismo sexual e é muito badalado. Então, se você procura sossego, apesar de ser bem aninado, esse não é o lugar ideal. Se preferir tranquilidade pode optar por ficar nos bairros Kata ou Karon.
Saiba tudo de Phuket:
Passeios em Phuket: conheça todas as opções de passeios em Phuket
Roteiro em Phuket: saiba tudo o que você pode fazer em Phuket
Onde ficar em Phuket: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Koh Phi Phi
Chegou o momento de conhecer a ilha mais esperada por todos, Koh Phi Phi! Essa é, com certeza, a ilha predileta de grande parte dos brasileiros e portugueses na Tailândia.
Você pode pegar um speed boat (lancha rápida), que leva em torno de 1h, ou um ferry (balsa), pouco mais de 2h, de Phuket ou Krabi para Koh Phi Phi. Nós da Brazuca revendemos os tickets para os traslados de barco.
Aqui, com certeza vale reservar pelo menos 3 dias do seu roteiro. Koh Phi Phi vai ficar na sua memória!
Em um roteiro de apenas 7 dias, cuidado para não reservar um hotel no norte da ilha, essa é a principal dica. O norte da ilha tem acesso apenas de barco e você fica mais limitado(a) aos passeios, festas nas praias e restaurantes.
Os passeios que sugerimos para quem tem 3 dias em Koh Phi Phi seriam o mergulho (batismo ou mergulho para credenciado), o Gold Day Tour e um passeio de Long Tail (barco típico tailandês).
O Gold Day Tour é o passeio mais completo de Phi Phi. O passeio acontece em uma lancha compartilhada com brasileiros, portugueses e guia em português. O passeio gasta pouco tempo com o deslocamento e você tem bastante tempo em cada uma das paradas, incluindo o pôr do sol e plânctons!
O mergulho é indispensável. O fundo do mar em Koh Phi Phi é tão rico em vida marinha que está entre os top 10 mergulhos do mundo!
E para quem não quer deixar de fazer um passeio nos famosos barquinhos tradicionais da Tailândia, aqui sugerimos fazer um passeio privativo de 4 horas para voltar aonde mais gostou no Gold Day Tour e arrasar com as fotos!
Saiba tudo de Phi Phi:
Passeios em Phi Phi: conheça todas as nossas opções de passeios em Phi Phi
Roteiro em Phi Phi: saiba tudo o que você pode fazer em Phi
Onde ficar em Phi Phi: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Krabi
Você pode pegar um ferry ou speed boat de Koh Phi Phi para Krabi. Dura cerca de 2 horas o ferry e 1h o speed boat. Existem opções chegando direto em Railay ou Ao Nang.
Podem falar conosco que temos os tickets para vender e podemos te ajudar!
Recomendamos a hospedagem em Ao Nang ou Railay, e não em Krabi Town.
Railay é lindo e bem tranquilo, com praias de tirar o fôlego. Tem uma vibe mais roots e agradável. Railay não é uma ilha, mas nunca construíram uma estrada na serra. Dessa forma, o acesso é sempre de barco. Chegando em Krabi é necessário ir de táxi boat para Railay, podendo sair do píer de Ao Nam Mao ou da praia de Ao Nang.
Os táxis boats funcionam de forma compartilhada, no valor de 100 bahts por pessoa. Normalmente é preciso esperar que se forme um grupo de pelo menos 8 pessoas. Caso não queira esperar, pode pagar o valor das pessoas que faltam.
Ao Nang é a região com mais estrutura para o turismo, com maior variedades e opções de bares, hotéis e restaurantes. Quem prefere uma vibe mais urbana e estruturada, aqui é o lugar.
Caso se hospede em Railay, na tarde da chegada indicamos conhecer a praia de Railay West ou, em especial, a praia de Phra Nang. Mas caso se hospede em Ao Nang, você pode aproveitar a orla da praia de Ao Nang, entre as feirinhas, bares e restaurantes.
Tendo dois dias inteiros em Krabi, sugerimos fazer dois dias de passeios.
Caso você venha na baixa temporada, recomendaríamos fazer os passeios para Hong Island e 4 ilhas em cada um dos dias.
Se vier na alta temporada (novembro até março), recomendariamos fazer o nosso passeio Krabi Brazuca (só organizamos esse passeio na alta temporada). Esse passeio combina as paradas mais bonitas dos 2 arquipélagos no mesmo dia, em um passeio de lancha que gasta pouco tempo no traslado e tem mais tempo nas paradas. No segundo dia você pode fazer o passeio para Emerald Pool + Águas Termais.
O próximo dia será o momento de retornar para Bangkok. Para ir de Krabi para Bangkok, é bem simples e barato. É só comprar um voo interno, que dura cerca de 1h.
Saiba tudo de Krabi:
Passeios em Krabi: conheça todas as nossas opções de passeios em Krabi
Roteiro em Krabi: saiba tudo o que você pode fazer em Krabi
Onde ficar em Krabi: conheça as melhores regiões e hotéis para se hospedar
Koh Lipe
Koh Lipe é conhecida como as Maldivas da Tailândia pelas suas águas cristalinas e areia branca. Com certeza é um destino pouco explorado e indicamos muito conhecer para quem tem mais dias no roteiro!
O ideal para incluir Koh Lipe no roteiro, seria encaixar a ilha na saída de Koh Phi Phi. No entanto, isso para quem tem pelo menos a partir de 15 dias no roteiro, uma vez que o deslocamento é bem grande. Em um roteiro de 20 dias, fica bem tranquilo para encaixar Koh Lipe.
Saindo de Koh Phi Phi para Koh Lipe, o trajeto de lancha rápida são 4h. Saindo de Phuket seriam 6h de trajeto. também é possível sair de Krabi, mas nesse caso a logística é um pouco diferente. É necessário primeiro fazer um trajeto de van e depois pegar a lancha para Koh Lipe
Sendo assim, o mais prático é encaixar Koh Lipe logo após Phi Phi. Devido as condições do mar, que costumam ser melhores na alta temporada, esse trajeto só está disponível de novembro até abril.
Se você quiser um lugar para descansar e literalmente lagartear na praia, Koh Lipe é o lugar!
Dicas de Roteiro na Tailândia para 30 dias
Aqui vamos te dar as melhores dicas de roteiro para Tailândia para uma viagem de 30 dias.
Dá para aproveitar tanto o continente como as ilhas, conhecer do norte do país ao sul, do leste ao oeste. O roteiro mais completo de todos!
Para começar, você pode usar como base o roteiro de 20 dias, que foi citado acima até o dia 17. A partir do dia 18 siga abaixo as nossas dicas!
- Roteiro 30 dias Tailândia: Bangkok, Chiang Mai, Phuket, Koh Lipe, Koh Phi Phi, Krabi, Koh Samui, Koh Phangan, Koh Tao
Como incluir Koh Lipe no roteiro:
Caso seja alta temporada, entre novembro a abril, é possível utilizar o roteiro de 15 dias e incluir Koh Lipe entre Phuket e Koh Phi Phi. É uma ilha maravilhosa, apesar de longe.
Dia 18: Krabi – Koh Samui
Você pode comprar um voo direto de Krabi para Koh Samui.
Dia 19: Koh Samui
Deixar o dia livre para explorar a ilha de Koh Samui.
Dia 20: Koh Samui
Deixar o dia livre para explorar a ilha de Koh Samui.
Dia 21: Koh Samui – Koh Phangan
Se o roteiro conseguir coincidir com as datas da Full Moon Party, seria legal incluir, caso você goste de festas. Para esse roteiro que estamos sugerindo, estamos considerando a Full Moon Party! Caso festas não seja a sua, diminuiria os dias em Koh Phangan e aumentaria os dias em Koh Samui e Koh Tao.
Dia 22: Koh Phangan
Primeiro dia de festa: Jungle Party
Dia 23: Koh Phangan
Segundo dia de festa: Pool Party
Dia 24: Koh Phangan
Terceiro dia de festa: Full Moon Party
Dia 25: Koh Phangan – Koh Tao
Pegar um speed boat ou ferry para Koh Tao. Deixar a tarde livre para curtir as praias locais.
Dia 26: Koh Tao
Montar um itinerário com as praias que gostaria de conhecer e contratar um motorista para fazer um tour pela ilha. Não deixe de conhecer a Freedom Beach!
Dia 27: Koh Tao
Deixaria esse dia como livre para continuar aproveitando as praias de Koh Tao, mas também em meio período contratar um táxi barco para ir para Ilha Koh Nang Yuan. Não deixe se subir o mirante de lá! Outra opção é contratar uma escola de mergulho local e mergulhar de cilindro. Mas na nossa opinião, a vida marinha em Koh Phi Phi é muita mais rica e variada. Importante caso tenha que decidir onde mergulhar, pois sabemos que não é barato.
Dia 28: Koh Tao – Koh Samui ou Surat Thani – Bangkok
Pegar um barco (Ferry ou Speed boat) para Surat Thani ou Koh Samui. Aqui você precisa analisar os horários de barcos x os horários de voos para Bangkok. Assim pode verificar por onde consegue encaixar a melhor logística de horários e custo x benefício. Tanto Surat Thani como Koh Samui têm aeroportos com voos direto para Bangkok.
Dia 29: Bangkok
Deixar o dia livre para compras. Ver o pôr do sol no Restaurante Sala Rattanakosin, com uma bela vista ao para o Templo Wat Arun.
Dia 30: Saída de Bangkok
Pegar o voo de retorno.
Koh Samui
Koh Samui é famosa pelos seus resorts de luxo e muitas celebridades ficam por lá. Mas também tem opções mais em conta, além de belas praias e cachoeiras. É uma ilha com mais estrutura e urbanizada. É muito fácil o deslocamento entre Koh Tao, Koh Phangan e Koh Samui (apenas um ferry de 1-2 horas).
Koh Samui não oferece tantos passeios de barcos para praias paradisíacas, mas é perfeita para fazer um passeio de moto pelas praias e cachoeiras da região. A ilha é grande e as ruas se caracterizam por poucas curvas e pouco tráfego. Caso opte por essa ideia, tome muito cuidado ao pilotar motos e sempre siga as regras de trânsito.
Aqui você encontra um guia completo de Koh Samui do Blog do Eduardo e da Mônica:
Koh Phangan
Koh Phangan é famosa, em especial, pelas festas, principalmente pela Full Moon Party e a Half Moon Party.
Então, se você gosta de festa, com certeza dá para tentar encaixar uma delas no seu roteiro, conforme as datas.
Cada uma das festas acontece uma vez por mês, conforme as luas. A Half Moon Party é uma festa privativa com música melhor e mais selecionada! A Full Moon Party é na beira da praia, naquela aglomeração e loucura total!
Outra sugestão para curtir a ilha é alugar uma moto. A ilha é bem propícia para se fazer um passeio de moto pelas praias da região. Caso opte por essa ideia, tome muito cuidado ao pilotar motos e sempre siga as regras de trânsito.
Temos um artigo com todas as informações e datas da Full Moon Party na Tailândia!
Koh Tao
Koh Tao é uma ilha linda no Golfo da Tailândia, que tem praias lindas, é famosa pelo mergulho, além de uma noite bem agradável!
Uma opção imperdível para quem está na ilha é visitar Koh Nang Yuan, uma ilha vizinha, do lado, acessada através de um taxi boat. A ilha, com areia clara e água cristalina, é linda e o view point nela é especial.
Montar um roteiro pelas praias locais também é uma excelente programação. Você pode contratar um motorista para fazer um tour pela ilha. Nesse tour, não deixe de conhecer a Freedom Beach, que é muito bonita!
Existe também a opção de alugar uma moto para fazer por conta! Caso opte por essa ideia, tome muito cuidado ao pilotar motos e sempre siga as regras de trânsito.
Melhores passeios para incluir no seu roteiro para a Tailândia
Decidimos escrever este tópico uma vez que essa é uma pergunta super frequente. No entanto, a resposta para ela não é tão simples. Isso porque em muitos casos, o melhor passeio é aquele que mais agrada o seu perfil.
Algumas regiões têm passeios que recomendamos sempre, como o Gold Day em Phi Phi e o Krabi Brazuca em Krabi, por serem bem completos. Os templos em Chiang Rai é um passeio que dificilmente fica de fora caso se hospede em Chiang Mai ou Chiang Rai. No entanto, é importante que avalie o que se encaixa melhor no seu perfil ou no que está procurando.
O que faremos para facilitar na sequência é citar aqueles passeios que costumamos sempre recomendar e dar dicas entre as diferenças de outros passeios para que possa fazer sua decisão.
A Phi Phi Brazuca, além de prestar todo suporte e ajuda em português para quem planeja visitar a Tailândia, organiza os passeios com qualidade garantida e preços em conta. Confira todas as opções de passeios da Phi Phi Brazuca pela Tailândia
Passeios em Koh Phi Phi
Como mencionamos anteriormente, o Gold Day Tour é um passeio que recomendamos muito. O passeio é bem completo e é feito com uma lancha. Dessa forma não se passa muito tempo dentro do barco e consegue fazer todos os pontos mais bonitos de Phi Phi, incluindo o pôr do sol e plânctons. O passeio é feito apenas com falantes da língua portuguesa e guia em português, o que garante uma vibe especial. Ao fazer o Gold, além de aproveitar bem as praias e ilhas mais bonitas de Phi Phi, você consegue maximizar seu tempo para aproveitar as atrações que Phi Phi oferece.
Outro passeio que sempre recomendamos em Phi Phi é o mergulho, mas entendemos que o mergulho é algo pessoal. Se a vida marinha é algo que te atrai, não deixe de fazer. A vida marinha em Phi Phi é incrível.
Se você gosta de um ambiente animado, o Barco Pirata pode ser uma boa opção. Apesar de não conhecer tantas paradas como o Gold, com um barco grande e uma área externa aberta, no Barco Pirata é possível aproveitar a vista enquanto faz o passeio, além de fazer caiaque e paddle board.
Se você não quer deixar de fazer o tradicional Long Tail enquanto estiver pela Tailândia, complementar o passeio do Gold Day ou do Braco Pirata é uma boa opção.
Passeios em Phuket
No caso de Phuket, nós não teríamos um passeio específico que sempre recomendamos. Talvez a exceção seria fazer o passeio “bate e volta para Phi Phi” no caso de não se hospedar em Koh Phi Phi, o que, honestamente, não recomendamos.
Os passeios em Phuket são diferentes entre si, sendo importante que você avalie aquilo que mais combina com você.
Similan Island é super paradisíaco, mas bem longe mesmo. Se não quer se deslocar muito, esse passeio pode não ser uma boa ideia. Coral e Racha pode é uma boa opção para quem quer aproveitar praias, mas não está disposto a enfrentar o deslocamento para Similan. Já o passeio para James Bond é um pouco diferente de muitos dos passeios de barco na Tailândia. O passeio não foca nas praias paradisíacas, mas sim no cenário. É uma boa opção para fazer um passeio em um estilo diferente por aqui. Vale ressaltar que é possível fazer o James Bond Premium, em um barco mais luxuoso, que é bem bacana.
Em Phuket também temos parceria com um santuário que promove um trabalho ético com animais resgatados.
Passeios em Krabi
Em Krabi, caso venha na alta temporada, costumamos recomendar sempre o nosso passeio Krabi Brazuca. O passeio é bem completo, fazendo os pontos mais bonitos dos 2 principais arquipélagos de Krabi: o Hong Island e 4 Ilhas. Como o Krabi Brazuca somos nós, da própria Brazuca quem organizamos, não enchemos as lanchas como as operadoras de barcos fazem em Krabi. No entanto, apenas operamos este passeio na alta temporada (novembro até março).
O passeio Krabi Brazuca otimiza o tempo de roteiro que terá em Krabi. Assim sendo, uma boa ideia pode ser fazer o passeio para Emerald + Águas Termais em um outro dia – o passeio é lindo.
Na baixa temporada é fazer os passeios para 4 ilhas e Hong Island de forma separada ou fazer um passeio privado combinando os arquipélagos.
Passeios em Bangkok
Assim como em Phuket, os passeios em Bangkok são bem diferentes entre si e tudo vai depender do seu perfil.
Em Bangkok temos opções de passeios tanto com guia em português, quanto guia em inglês. Os passeios com guia em inglês têm valores mais em conta.
Você pode fazer um passeio para os Mercados do Trem e Flutuante e um passeio para os templos, ou uma passeio combinando os Mercados e Templos no mesmo dia para otimizar seu roteiro.
Outra opção popular é o passeio para Ayutthaya, que pode fazer separadamente ou também um combinado com os Mercados + Ayutthaya no mesmo dia.
O passeio para os templos, caso não faça muita questão de um guia, pode ser uma opção fazer por conta própria. Os outros passeios não recomendamos fazer por conta própria.
Passeios em Chiang Mai
Os passeios para os Templos de Chiang Rai é quase obrigatório. O Templo Branco e Azul são lindos.
Chiang Mai é famosa pelos diversos santuários de elefantes. Nós, da Brazuca, temos parceria com um santuário que sabemos fazer um trabalho ético, com animais resgatados de trabalho forçado e com o dinheiro do turismo revertido para o cuidado dos animais.
Para quem é amante de culinária, fazer um curso de culinária da Tailândia é imperdível.
Dicas extras para ajudar no seu roteiro da Tailândia
Após darmos nossas sugestões de roteiro, vamos deixar aqui algumas dicas extras de roteiro na Tailândia, que poderão se úteis, independetemente se tem 7, 10, 12, 15, 20 ou mais dias na Tailândia:
- A primeira dica seria para relembrar que o roteiro deve ser definido de acordo com suas preferências. Se você gosta de uma imersão cultural, visitar templos e conhecer melhor a história, você poder reservas alguns dias a mais para Bangkok e Chiang Mai. Por outro lado, se prefere a beleza e a atmosfera das praias com sol e cenários paradisíacos, passeios de barcos, tomar sua cerveja e aproveitar a noite, foque nas ilhas – é onde vai aproveitar mais;
- A Tailândia é bem grande e diversificada. Para definir o seu roteiro, primeiro decida quais regiões você vai conhecer e depois decida os passeios;
- Cuidado na hora de decidir as hospedagens para não escolher um hotel que fique fora de mão, a não ser que essa seja sua vontade. Confira os artigos que temos com dicas de hospedagem;
- Cuidado para não colocar muitos locais em poucos dias. Afinal, o deslocamento é a parte mais chata da viagem;
- Nas nossas dicas de roteiro na Tailândia, consideramos Bangkok como a porta de entrada e, consequentemente, a primeira localidade. Uma outra opção que pode fazer é – ao chegar em Bangkok – partir para a próxima região e voltar em Bangkok por último. É normal fazer muitas compras em Bangkok. Dessa forma, evita carregar muito peso durante a viagem;
- Não leve muita coisa na mala. Acredite, você vai se arrepender! Não irá usar muita coisa e vai faltar espaço para as comprinhas;
- Aprenda algumas palavras básicas em Tailandês. Isso vai facilitar sua comunicação e vai tornar sua viagem mais leve e agradável;
- Pesquise antes um pouco sobre a comida na Tailândia para não passar sufoco.
- E para nossa última dica, nós da Brazuca, temos alguns grupos de WhatsApp com brasileiros e portugueses que planejam conhecer a Tailândia. Atualizamos as informações e todos trocam dicas. Participe – vai ser muito útil!
Para nos ajudar, deixe um comentário sobre o que achou do artigo ou com as dúvidas e compartilhe com quem virá para a Tailândia! Se quiser falar dos passeios ou outros assuntos, nos mande uma mensagem!
Respostas de 3
Estou me organizando para ir em janeiro, estou tão tão ansioso. Obrigado pelas dicas!
olá,
gostaria de andar por 15 dias conhecendo principalmente arquitetura, templos e natureza. existem lugares mais indicados?
obrigado.
Existem algumas regiões propicias para isso, em especial a cidade de Chiang Mai.