Como falar palavras e frases básicas em tailandês

Formulário para aprender a como falar palavras básicas em tailandês

Está vindo para a Tailândia e gostaria de falar algumas palavras e frases em Tailandês para ajudar na comunicação e facilitar a sua viagem?

Não se preocupe! Nós vamos te ajudar com isso!

Alguns de nós, da Phi Phi Brazuca, vivemos aqui na Tailândia há mais de 7 anos e sabemos que o tailandês não é o idioma mais fácil do mundo. Longe disso, na verdade! No entanto, podemos ajudar a esclarecer algumas dúvidas, dar algumas dicas e mostrar como deixar a sua viagem mais leve e divertida.

O idioma pode parecer confuso, uma vez que é bem diferente do que estamos acostumados. Mas com calma, paciência e um sorriso no rosto, tudo se encaixa.

E para te ajudar nessa missão, vamos mostrar como falar algumas palavras e frases em tailandês que são utilizadas com frequência.

Portanto, já pegue um caderninho, anote as palavras e dicas, que assim vão lembrar da gente quando perceberem o quanto essas pequenas dicas tornarão sua viagem mais prática e agradável.

Pae léoooo (vamos lá)!!

Importante!

A Phi Phi Brazuca tem uma agência na Tailândia (com sede na ilha de Koh Phi Phi). Atuamos nas principais regiões do país e temos nossa equipe sempre presente para atendê-lo(a).

Organizamos os passeios turísticos pela Tailândia (incluindo passeios com guia em português) e damos suporte aos brasileiros e portugueses que planejam vir à Tailândia.

Entre em contato caso precise de qualquer tipo de informação ou ajuda. Será um prazer ajudar!

Conheça as opções de passeios pela Tailândia

Qual o idioma falado na Tailândia?

O idioma oficial da Tailândia é o tailandês. Um alfabeto completamente diferente do nosso, que consiste em 44 consoantes e 15 vogais. Esse alfabeto se baseia em símbolos, diferentemente de nossas letras (A, B, C). Outra diferença é que o idioma tailandês não usa espaços, vírgulas e nem acentos para formar sílabas, palavras ou frases.

O Tailandês é uma língua tonal. Ou seja, o tom/som de cada sílaba é muito importante na hora de pronunciar as palavras.

Para exemplificar, vamos citar algumas palavras que são pronunciadas de forma parecidas, mas com entonações e, consequentemente, significados diferentes. Como o tailandês é escrito em símbolos, as palavras abaixo estão escritas da forma como nós pronunciaríamos:

  • Arroz – Káao
  • Novidades – Kaao
  • Joelho – Káo
  • Ele/ela/eles – Káw

Claro que para diferenciar bem essas palavras já seria para um nível elevado no idioma, o que não é nosso objetivo aqui. Vamos focar nas palavras e frases mais simples nesse artigo. Exemplificamos esse caso apenas para mostrar a importância da entonação!

Faça parte dos nossos grupos de viagem para trocar dicas, tirar dúvidas e conhecer a galera que está vindo para a Tailândia. Vai ser muito útil na sua viagem!


Nos acompanhe pelo Instagram, Youtube e Facebook para pegar todas as dicas atualizadas e saber tudo sobre a Tailândia!

> Se você ainda está montando sua viagem para a Tailândia, nós temos um artigo com dicas de roteiro de acordo com a quantidade de dias que terá na Tailândia. Confira que será muito útil.

> Algo que sempre recomendamos antes de viajar para a Tailândia é um seguro viagem. Escrevemos um artigo com todas as informações e recomendações de seguro viagem.

Na Tailândia se fala bem o inglês?

Difícil dar uma resposta exata para essa pergunta. Uma grande parte da Tailândia não fala inglês, mas isso varia muito.

O inglês da população tailandesa depende muito da região. Quanto mais turística é a região, provavelmente maior será o número de pessoas que falam inglês.

Mas vamos com calma, isso não significa que nas regiões turísticas todos os tailandeses falam o inglês fluente. Você vai encontrar alguns que falam muito bem, outros que falam razoavelmente e muitos que falam o básico ou não falam nada.

Uma coisa que devemos levar em consideração é a questão do sotaque. Falamos isso pois, alguns de nós, aqui da Phi Phi Brazuca, já trabalhou dando aula de inglês para crianças tailandesas e sabemos de toda a dificuldade deles com o inglês.

Uma das grandes dificuldades para os tailandeses, por exemplo, é pronunciar o R e L. Sendo assim, as palavras podem realmente ser um pouco mais difíceis de serem entendidas por nós. Além disso, tem também a entonação, que torna o entendimento e a comunicação um pouco mais complicada. Nós mesmos, em alguns momentos, ao falarmos com tailandeses, repetimos algumas palavras da forma que eles pronunciam (rs). Um exemplo é falar saleep, ao invés de sleep (dormir em inglês). Em alguns casos, isso facilita o entendimento para eles.

No geral, o inglês na Tailândia não é excelente! Entretanto, ‘você não fica na mão’. Mesmo que o seu inglês também não seja grande coisa, de alguma forma você vai conseguir se comunicar, acredite.

A terra do sorriso não vai te decepcionar! Como já dissemos – com o jeitinho brasileiro, sorriso no rosto e paciência, a comunicação fica fácil. O tailandês é receptivo e adora brasileiro, e isso sempre ajuda!

> A Phi Phi Brazuca – além de prestar suporte e ajuda em português para quem planeja visitar a Tailândia – organiza os passeios pelo país com qualidade garantida e preços em conta. Confira todas as opções de passeios da Phi Phi Brazuca pela Tailândia!

Como falar palavras e frases importantes em tailandês

Acredite, ao falar algumas palavras e frases importantes em tailandês, sua viagem vai ficar mais fácil, interessante e divertida. E isso também serve caso você fale bem o inglês.

O respeito é algo que o tailandês valoriza muito em sua cultura. Portanto, ao falar algumas palavras em tailandês consideradas gentis, você – com certeza – será mais bem tratado enquanto estiver na Tailândia.

Assim sendo, antes de aprender algumas das palavras e frases mais utilizadas, vamos citar alguns pontos que vão te ajudar com seu tailandês:

  • Pronúncia e entonação: esse tópico já citamos no artigo, mas vale ressaltar. É importante focar na pronúncia e entonação das palavras, conforme mostraremos na sequência, para cada uma das palavras ou frases;
  • Gênero: no tailandês, as palavras podem ser pronunciadas de maneira distinta, de acordo com a forma como que se identifica. É comum diversas palavras na Tailândia terminando com o Kah ou Krap. No feminino, o correto seria o Kah, mas pronunciada como Kaaah. No masculino, Krap, com a pronúncia Kraaap.
  • Uso do Kah ou Krap: esses termos, que são comuns no final das palavras na Tailândia, indicam gentileza. É sinônimo de educação dizer o Kah ou Krap ao final das palavras ou sentenças. Dessa forma, mesmo que fale em inglês, o tailandês vai apreciar caso você os use. Portanto, se agradecer dizendo thank you kah (ou krap), por exemplo, é provável que a recepção seja mais agradável por parte do tailandês.
Como falar palavras básicas em tailandês
Local da ilha de Koh Phi Phi

Como falar oi em tailandês

Aprender a falar oi em tailandês é o primeiro passo no idioma da Tailândia. Isso porque se utiliza o oi em diversas situações por aqui. O oi em tailandês é utilizado como uma saudação geral. Essa palavrinha mágica pode substituir o bom dia, boa tarde e boa noite, por exemplo. Sendo assim, vamos aprender a falar oi em tailandês:

  • Mulheres dizem: Sa-waa-dee-kah
  • Homens dizem: Sa-waa-dee-kraap

Pronúncia: O oi seria descrito conforme acima, isso no nosso alfabeto. No entanto, ao ouvir um tailandês falar, essa seria a maneira como soa a pronúncia para nós: Saaa-waaa-díí-kah.

Como falar obrigado ou obrigada em tailandês

Outra coisa que tornará sua viagem mais leve é aprender a falar obrigado em tailandês!

Uma curiosidade por aqui é que, após falar obrigado(a), a outra pessoa também responde com obrigado(a). Isso porque não existe o de nada no idioma da Tailândia.

  • Mulheres dizem: Kob-Khún-Kah
  • Homens dizem: Kob-Khún-Kraap

Pronúncia correta: Kaah-Phúm-Kaaah – dando ênfase para o Phúúm Kaaaah.

Tailandesa em feira em Bangkok durante a Pandemia COVID-19

Nós, da Phi Phi Brazuca, temos nosso material com diversas dicas que irão ajudar no seu planejamento. Temos, por exemplo, um guia em PDF para cada uma das principais região da Tailândia com informações sobre os passeios, onde se hospedar, recomendações de bares e restaurantes, dicas de deslocamento e etc.

Tenha acesso ao nosso material (gratuito)!

Como falar sim e não em tailandês

Aprender a falar sim e não em tailandês, com certeza tornará sua comunicação um pouco mais prática.

Homens e mulheres dizem:

  • SIM: Chaai.
  • NÃO: Mai Chaai.

Como dizer bom dia, boa tarde e boa noite em tailandês

Vamos explicar aqui como dizer bom dia, boa tarde, ou boa noite em tailandês. No entanto, vale ressaltar que estas expressões não são tão usadas por aqui, na Tailândia. O mais comum é substituí-las pelo oi (Sa-waa-dee-kah) – que é uma saudação geral, conforme já dito.

Como é o bom dia em Tailandês:

  • Homens e Mulheres dizem: Sa-waa-dee-dton-chááo.
  • Pronúncia: Saa-waa-díí-ton-chááo. Ênfase no D mudo e no chaaaao.

Como é o boa tarde em Tailandês:

  • Homens e Mulheres dizem: Sa-waa-dee-dton-bái.
  • Pronuncia: Saa-waa-díí-ton-bái. Ênfase no D mudo.

Como é o boa noite em Tailandês:

  • Homens e Mulheres dizem: Sa-waa-dee-dton-Yên.
  • Pronuncia: Saa-waa-díí-ton-yên. Ênfase no D mudo.

Como falar “como você está” e “estou bem” em tailandês

Perguntar como a outra pessoa está é algo bem gentil para os tailandeses.

Homens e mulheres dizem:

  • Como você está: Sa-bai-dee-mai;
  • Estou bem: Mai Sa-bai-dee.

Como pedir desconto em tailandês

E chegou a parte que muitos esperavam. Isso porque a negociação e os descontos são bem comuns na cultura dos mercados e lojinhas de rua na Tailândia. Ao perguntar o preço de qualquer souvenir, em alguma lojinha de rua na Tailândia, você sempre receberá um preço maior do que o vendedor espera receber.

Sendo assim, você pode negociar, oferecer um valor um pouco menor, que provavelmente vai abaixar o preço final.

Portanto, vamos aprender como pedir desconto em tailandês, para te ajudar na tradicional arte da negociação na Tailândia.

  • Homens e Mulheres dizem: Load dáái mai
  • Pronúncia: Lô-dáái-mai. Ênfase no dáái e mai com som interrogativo.

Como pedir a comida sem pimenta em tailandês

Em especial para você que não é fã de pimenta, essa dica pode ser crucial. Como a maioria sabe, as comidinhas na Tailândia podem ser bem apimentadas, e eles adoram. Sendo assim, a nossa dica é: aprenda a pedir a comida sem pimenta, e isso em tailandês. Isso pode te evitar de algum perrengue.

Homens e Mulheres dizem:

  • Sem pimenta: Mai pét.
  • Pronúncia: Mai pét – o T quase não se ouve

Se mesmo assim a comida vier com pimenta, não se fruste! A pimenta é algo super tradicional na Tailândia. Para alguns tailandeses, a comida sem pimenta é como um arroz com pouco sal ou sem alho para nós. Para eles pode ser “sem graça”. A refeição foi preparada pensando no melhor para você. Portanto, não se chateie por isso!

Contudo, se você realmente tiver alergia ou algo do tipo, dê muita ênfase para o pedido.

prato de pad thai na Tailândia

Outras palavras e frases que vão te ajudar na Tailândia

Para fazer bonito durante sua estadia na Tailândia, vamos aprender a falar mais algumas palavras e frases em tailandês que, talvez você use em menor frequência, mas que vão te ajudar a não passar nenhum sufoco por aqui.

Como falar posso/consigo, não posso/não consigo em tailandês

O pedido de desconto, normalmente sempre vem seguido dessas respostas curtas, dáái – mai dáái.

Homens e Mulheres dizem:

  • Posso/Consigo: Dáái;
  • Não Posso/Não consigo: Mai dáái.

Como dizer tenho e não tenho em tailandês

Para te ajudar na hora de tentar um desconto, você pode dizer: mai mii tããn. Isso porque o significado é não tenho dinheiro.

Homens e Mulheres dizem:

  • Tenho: Míí.
  • Não tenho: Mai míí.

Se estiver procurando por algo específico, você também pode perguntar: mai míí? (não tem?).

Como pedir por favor em tailandês

Pedir por favor em tailandês é algo bem simples:

Homens e Mulheres dizem:

  • Tenho: Ka-ru-na

Como dizer quero ou não quero em tailandês

Diante da grande quantidade de ofertas em Bangkok e Phuket, essa dica pode ser útil.

Com um simples Mai Au Kah, você consegue gentilmente dizer que não quer o produto/passeio que lhe é oferecido.

Homens e Mulheres dizem:

  • Quero: Au. (Sim, como um mini latido, RS)
  • Não quero: Mai au.

Para deixar mais gentil, podem usar o kah (feminino) e kraap (masculino) ao final de cada frase.

Como perguntar “vai para onde” em tailandês

Na maioria das regiões turísticas, principalmente Bangkok (táxis, tuk-tuks), eles perguntam o tempo inteiro para onde estão indo. Portanto, é possível que em algum momento ouça a pergunta em tailandês: Pai Nai? – após isso, é só responder, em inglês mesmo, para onde você pretende ir.

  • Homens e Mulheres dizem: Pai nai?
  • Pronúncia: Pai náái- ênfase no Náái.

Esperamos ter ajudado com as informações que estava procurando. Caso ainda tenha dúvidas ou necessite de qualquer ajuda ou informação, entre em contato.

Caso queira conversar sobre os passeios, é só nos mandar uma mensagem também!

Kob Khun Krap!

Compartilhe com quem vem para a Tailândia

Passeios pela Tailândia

Saiba mais sobre as diversas opções de passeios para conhecer o paraíso que é a Tailândia no melhor estilo possível!

2 respostas

  1. Quero parabenizar vocês da Phi Phi Brazuca!!!
    Excelente o vídeo, muito bom o post bem explicativo, vai com certeza ajudar os visitantes desse país lindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.