Quando o assunto é gastronomia, a comida na Tailândia não é nada menos que uma verdadeira explosão de sabores.
Na verdade, a comida típica da Tailândia por si só já é uma razão válida para visitar o país. Há uma enorme diversidade na culinária encontrada em todo o país, com sabores e temperos variados – além de preços superacessíveis.
Conhecida pela variedade impressionante de opções gastronômicas, a Tailândia é o principal destino mundial para comida de rua. Além disso, as influências chinesas, indiana, malaia e muçulmana são comuns em todo o país.
Nós, da Phi Phi Brazuca, já moramos por aqui na Tailândia há alguns anos e simplesmente amamos a comida tailandesa.
No entanto, sabemos que nem sempre é fácil se adaptar a uma gastronomia tão diferente da que estamos acostumados. Sendo assim, vamos falar sobre a culinária e pratos típicos tailandeses, sugestões sobre o que comer na Tailândia, valores e algumas dicas para ajudar você a não ter nenhuma surpresa negativa durante sua viagem.
Importante!
A Phi Phi Brazuca tem uma agência brasileira na Tailândia com sede em Koh Phi Phi. Atuamos nas principais regiões do país e estamos sempre presentes para atendê-lo(a).
Organizamos os passeios turísticos pela Tailândia (incluindo passeios com guia em português) e damos suporte aos brasileiros e portugueses que planejam vir à Tailândia.
Entre em contato caso precise de qualquer tipo de informação ou ajuda. Será um prazer ajudar!
Como é a comida na Tailândia
Para começarmos, vamos falar um pouco sobre as características da culinária tailandesa.
Como mencionado, a comida típica da Tailândia recebe influência de diversas outras gastronomias. Por esse motivo existe uma rica variedade de ingredientes nos pratos tailandeses.
Alho, pimenta, gengibre, curry, capim-limão, açúcar, manjericão, leite de coco, molho de peixe, e amendoim são alguns dos ingredientes mais comuns na comida tailandesa.
Entre as características da comida na Tailândia, podemos destacar algumas delas:
- Frutos do mar: se tem algo que os tailandeses adoram comer e está sempre presente nos pratos na Tailândia são os frutos do mar, e o melhor – com valores bem mais acessíveis que no Brasil. Peixes, camarão, lula, lagosta – os tailandeses simplesmente amam. Você pode até não acreditar, mas não se espante se já estiver enjoado de comer camarão ao final da viagem.
- Comida agridoce: Uma característica marcante de grande parte da gastronomia asiática é o tempero agridoce. Isso significa que é normal que a comida na Tailândia leve tanto sal quanto pelo menos um pouquinho de açucar.
- Pimenta: quando se fala em comida tailandesa é normal que uma das primeiras coisas que pensemos seja a pimenta. E sim – a comida na Tailândia pode ter muita pimenta. Mas sobre esse ponto, deixamos um tópico só para ele mais adiante no artigo.
- Arroz sem tempero: diferente do nosso arroz, que temperamos com sal e alho, o arroz na Tailândia não leva tempero. Isso acontece justamente para dar um equilíbrio ao restante do prato, que provavelmente levará bastante tempero. Entretanto, para quem não gostar muito dessa ideia, temos uma sugestão mais ao final do artigo, onde damos diversas dicas para comer bem por aqui.
Pratos típicos e sugestões do que comer na Tailândia
Comer na Tailândia não é tão difícil como pode parecer inicialmente! Com o cardápio tão variado, existem opções para todos os gostos. Mesmo para quem não goste de comida muito apimentada, há alternativas.
Dessa forma, para já ir preparado e não ter nenhuma surpresa desagradável, listamos algumas recomendações com alguns dos principais pratos típicos da culinária na Tailândia.
O famoso Pad Thai tailandês – a comida mais tradicional na Tailândia
O Pad Thai é, com certeza, a refeição mais popular da Tailândia. O Pad Thai geralmente é o primeiro prato local que os turistas experimentam quando chegam à Tailândia.
Além de ser um prato típico super barato e bastante saboroso, ele geralmente não é picante e normalmente tem boa aceitação para quem está mais acostumado ao nosso paladar habitual.
O preparo consiste no uso de macarrão de arroz, ovos, amendoim, suco de limão, broto de feijão, cubos de tofu e cebola. O Pad Thai, como a maioria da comida na Tailândia, é um prato agridoce. Você pode escolher camarão, frango, porco ou apenas vegetais como acompanhante.
Você pode experimentar o Pad Thai em qualquer lugar da Tailândia, desde barracas de comida de rua até em restaurantes mais finos e elegantes.
Fried Rice ou Khao Pad
Também um dos pratos mais tradicionais da Tailândia, o Fried Rice é mais um prato bastante simples, quase nunca picante e, portanto, mais uma opção da culinária tailandesa para quem não gosta muito de pimenta.
É geralmente feito com arroz de jasmim perfumado com temperos, e é encontrado nas versões vegetariano, com frango, porco ou befe ou frutos do mar. Além disso, o prato acompanha fatias de pepino para enfeitar.
Esse prato é uma excelente opção para quem acha difícil se adaptar a uma culinária diferente do habitual, uma vez que o prato é basicamente um arroz frito com alguns vegetais, bastante tempero e o acompanhante que preferir.
Em alguns restaurantes há opção de pedir esse prato servido dentro de um abacaxi (Pineapple Fried Rice), que é simplesmente delicioso!
Tom Yum
Tom Yum é uma das sopas mais famosas da Tailândia.
É uma sopa super aromática que tem como ingredientes principais capim limão, pimenta, molho de peixe, gengibre, suco de limão, cogumelos e camarões.
Importante ressaltar que o Tom Yum é bem picante. Portanto, se você não é uma das pessoas que adora pimenta, essa opção não seria a mais indicada.
Pad Krapow
Outro prato que é uma excelente opção para quem tiver dificuldade com a comida tailandesa.
Também um dos pratos mais populares na Tailândia, preparado com um tipo de carne moída temperada (frango, porco ou carne) e frito com manjericão e alho. Em alguns lugares tem a opção com Tofu também.
Geralmente acompanha arroz branco coberto com um ovo frito.
Uma vez que o prato é basicamente algum tipo de carne, arroz e ovo, lembra um pouco a comida no Brasil, apesar de o tempero ser um pouco diferente.
Importante ressaltar que o Pad Krapow pode levar muita pimenta, ou não. Caso pimenta não seja a sua, reforce que deseja o prato “no spicy”.
Khao Soi
Khao Soi é um prato tradicional da região norte da Tailândia.
É uma sopa feita de macarrão de ovo crocante em um molho cremoso semelhante ao curry e engrossado com leite de coco.
O Khao Soi, normalmente, leva frango ou carne bovina. Entretanto, você também pode comê-lo com carne de porco, camarão ou peixe.
Um prato típico, quase obrigatório para se provar durante uma viagem a Tailândia, o Khao Soi já foi eleito a melhor sopa do mundo.
Som Tam – Papaya Salad
Para os amantes de uma boa salada, esse prato pode ser uma boa opção para experimentar quando for a Tailândia. No entanto, para aqueles que não gostam muito da pimenta, é bom ficar longe! O prato realmente leva muito pimenta.
A Papaya Salad é uma salada feita de mamão verde ralado com um molho picante, tipicamente feito com alho, pimenta malagueta, molho de peixe, camarão seco, açúcar de palma e suco de limão.
A Papaya Salad pode ser servido tanto como prato principal ou como acompanhamento por exemplo de um peixe grelhado.
Sweet and Sour Vegetables
Com um mix de vegetais e um sabor agridoce, esse prato tem um sabor delicioso.
Geralmente, esse prato leva como ingredientes: abacaxi, pepino, alho, cogumelo, milho, cebola, tomate e você pode escolher frango, porco, camarão ou tofu para acompanhar. Caso não goste de alguns dos ingredientes, é só pedir para retirar.
Esse prato, normalmente leva os seguintes temperos: um pouquinho de açúcar, molho de peixe, molho shoyu, um pouquinho de Ketchup, vinagre e limão.
Fried Vegetables
Uma opção saudável, em um prato que leva uma variedade de vegetais, como brócolis, milho, cenoura, cogumelos, entre outras opções.
Com um tempero à base de molho shoyu, água, um pouquinho de açúcar, alho, olho de ostra e pimenta, o prato é bem gostoso realmente.
O prato geralmente acompanha arroz e uma das seguintes opções, à sua escolha: frango, porco, bife ou tofu.
Pad See
Para quem está em busca de uma variação do Pad Thai, essa escolha super saborosa é uma excelente opção para quem não consegue lidar com pratos picantes.
Este prato consiste em macarrão de arroz largo que é frito em molho de soja escuro e espesso com brócolis ou repolho Chinês.
Você pode encontrar o prato nas versões com frango, carne de porco ou carne bovina.
Massaman Curry
Conhecido como “Rei dos Curry” Muitos consideram o melhor Curry da Tailândia! O prato é realmente uma delícia.
O Massaman Curry apesar de ser um prato nacional, tem sua origem na Malásia.
Esse curry é preparado com amendoim, suco de tamarindo, batata, cebolinha e leite de coco, e tem a possibilidade de ser servido com frango, bife ou tofu. Geralmente acompanha arroz.
Pao Pia Tod – Rolinho Primavera
O famoso rolinho primavera ou Pao Pia Tod é originário da China, embora tenha chegado à culinária de muitos países da Ásia, incluindo a Tailândia.
São feitos com uma massa bastante fina e recheados com uma variedade de ingredientes, como, broto de feijão, cogumelo, tofu, pepino e camarão. Existem algumas opções de recheio que você pode escolher.
Mango Stick Rice – a sobremesa mais tradicional da Tailândia
Mango Stick Rice ou doce de arroz com manga é, na verdade, uma sobremesa bastante tradicional na Tailândia e você encontra em todos os lugares!
Essa sobremesa nada mais é do que arroz cozido no vapor misturado com leite de coco adocicado e servido com fatias de manga.
O prato é muito saboroso e, apesar de em teoria ser uma sobremesa, há quem o peça como almoço ou janta.
Sorvete no Coco
O famoso e delicioso sorvete de coco da Tailândia.
Bastante encontrado nas praias e ilhas da Tailândia. O sorvete de coco tailandês é servido na maior parte das vezes dentro do próprio coco e é simplesmente fantástico!
É algo para não deixar de provar em uma viagem a Tailândia!
Além das dicas sobre comida na Tailândia, temos um artigo bem completo com dicas de roteiro para uma viagem de 7, 8, 10, 15, 20 e 30 dias na Tailândia. Consulte o artigo que será bem útil.
A comida na Tailândia é muito apimentada?
Como já mencionado no artigo, a comida na Tailândia é famosa por levar bastante pimenta.
No entanto, embora a comida na Tailândia seja conhecida por seus sabores muito picantes, existem alguns pratos que normalmente não levam muita pimenta, como o Pad Thai e o Fried Rice. Existem outros que você pode escolher o grau de pimenta, como o Pad Krapow.
Dessa maneira, sim, você pode provar a comida na Tailândia mesmo não gostando de pimenta, basta fazer a escolha do prato certo!
Você também pode solicitar quando pedir um prato em um restaurante “no spicy” para que não venha picante.
É válido ressaltar que algumas pessoas questionam que, às vezes, mesmo pedindo a comida sem pimenta alguma, quando o pedido chega, é possível notar o pequeno gosto de pimenta. Existe uma explicação para isso e precisamos entender como é a culinária na Tailândia.
A pimenta faz parte da gastronomia na Tailândia como um dos principais ingredientes. Para os tailandeses, uma comida sem pimenta “pode parecer sem graça”. Imagina se alguém pedisse para prepararmos um arroz sem sal ou alho. Para o tailandês que estiver preparando a comida, um prato sem pimenta alguma pode ser entendido como se não fosse sua receita.
Sendo assim, caso peça algum prato sem nada de pimenta, mas na hora de comer sinta um gosto leve da pimenta, não se chateie. A pessoa preparou tentando fazer o melhor para você.
Confira outros artigos que vão ajudar na sua viagem para a Tailândia!
Dicas de roteiro na Tailândia para 7, 8, 15, 20 e 30 dias.
Internet e chip de celular na Tailândia.
Quanto custa viajar para a Tailândia.
Festival das Lanternas em Chiang Mai.
Seguro saúde e seguro viagem para a Tailândia.
Cartão Wise na Tailândia: pagamentos, saques e transferências.
Qual o preço da comida na Tailândia?
É bem comum ouvir que a Tailândia, assim como a Ásia, é barata. No geral, isso é verdade, mas claro que existe uma variação dependendo do que formos comparar.
Se você gosta de uma cerveja, por exemplo, ela não é tão barata como a maioria das coisas por aqui. Diríamos que os preços da cerveja se assemelham aos do Brasil.
Por um outro lado, quanto a comida na Tailândia – essa sim – diríamos que, de um modo geral, é bastante barata, em especial se você gostar da comida tailandesa. Isso porque a comida ocidental costuma sempre custar mais caro nos restaurantes. Ainda assim, é possível encontrar opções com preços acessíveis.
Uma das principais coisas a se considerar é o local onde você vai optar por fazer a refeição. Barracas de rua e restaurantes ao ar livre sempre serão mais baratos do que comer em restaurantes mais sofisticados de hotéis, por exemplo.
Os preços também variam de acordo com o local que você está na Tailândia. Por exemplo, os preços da comida na cidade de Chiang Mai no norte da Tailândia são diferentes da capital Bangkok, que também difere dos preços praticados nas Ilhas.
O custo médio de uma refeição tailandesa básica é de 60 a 150 bahts (R$9 a R$23), dependendo do prato que escolher e o local. O Pad Thai, Fried Rice e alguns tipos de Curry, por exemplo, costumam ter preços bastante em conta, em torno de 60 e 80 bahts. Já pratos com frutos de mar ficam em torno de 100baht para um pouco mais – de qualquer forma, ainda assim são baratos!
Para você que adora um camarão, vai se deliciar por aqui. Já imaginou comendo um prato de camarão por 15 reais?
É seguro comer na Tailândia?
No geral, é seguro comer em barracas de rua e restaurantes locais na Tailândia. Aliás, muita das vezes é onde você encontra os melhores sabores da culinária tailandesa!
A higiene é uma consideração ao comer em qualquer lugar na Tailândia, claro. Entretanto, ser cauteloso demais pode significar que você acabará perdendo algumas verdadeiras delícias e experiências gastronômicas locais, além do que gastará mais dinheiro comendo em restaurantes sofisticados.
Ainda assim, dar uma observada na higiene de onde vai comer nunca é demais. Acostume seu organismo aos poucos, evitando quantidades em excesso de pimenta nos primeiros dias, por exemplo.
Acontece em alguns casos de turistas passarem mal por aqui. Como já explicado, a comida na Tailândia tem um tempero forte, com um mix muito grande de ingredientes. Dessa forma, vá com calma para não se arrepender depois.
Algo que se deve tomar cuidado é com a água da torneira da Tailândia, que é considerada não potável. Portanto, não é recomendado ingeri-la! Compre garrafas de água potável no mercado. Em especial para os portugueses, onde é mais comum beber água direto da torneira…não faça isso por aqui.
Faça parte dos nossos grupos de viagem para trocar dicas, tirar dúvidas e conhecer a galera que está vindo para a Tailândia. Vai ser muito útil na sua viagem!
Nos acompanhe pelo Instagram, Youtube para pegar todas as dicas atualizadas e saber tudo sobre a Tailândia!
Ser vegetariano na Tailândia é difícil?
Se você é vegetariano e está se perguntando se é muito difícil encontrar pratos desse tipo na Tailândia – fique tranquilo!
É bem fácil ser vegetariano na Tailândia, na verdade, já que grande parte da culinária gira em torno de arroz, macarrão, frutas e vegetais frescos.
Bastante utilizado também, o Tofu muitas vezes aparece como opção nos menus para substituir as carnes.
Além disso, pratos como por exemplo o Fried Rice somente com vegetais e ovo e o Pad Thai somente com tofu – podem ser uma boa pedida.
Onde comer na Tailândia
Algumas das melhores comidas na Tailândia são encontradas na rua. Inclusive, a comida de rua é uma parte rica da cultura tailandesa.
Os mercados de rua estão espalhados por todo o país, onde tanto viajantes como moradores locais podem provar inúmeros pratos locais frescos e baratos.
A maioria dos pratos típicos tailandeses listados acima também são populares nos mercados de rua, como o Pad thai, Papaya Salad, Mango Sticky Rice, Fried Rice, Pad Krapow, entre outros.
Como explicamos anteriormente, além das opções mais simples e acessíveis, mas não menos saborosa, existem também opções de restaurantes mais finos ou até luxuosos. Costumamos dizer que existe uma Tailândia para todos os bolsos. E isso não é diferente no que se refere aos valores para a comida na Tailândia.
O que não vai faltar são opções de onde comer por aqui!
Bangkok e Chiang Mai são imensas e há uma variedade incrível de onde comer. Entretanto, em Phuket e, em especial, Koh Phi Phi – onde a equipe Brazuca mora por muito tempo – nós temos uma lista com alguns restaurantes que podemos recomendar.
Não deixe de solicitar nossos guias em PDF de cada umas das principais cidades/ilhas da Tailândia. O material é gratuito e vai te ajudar a montar o roteiro com todas as dicas resumidas: passeios, atrações, onde se hospedar, restaurantes, bares, onde aproveitar a noite etc.
Onde comer na ilha de Koh Phi Phi
Seguem nossas recomendações de restaurantes de diferentes estilos em Koh Phi Phi:
- EFE: restaurante de comida mediterrânea com grande variedade. Não é das opções mais baratas em Phi Phi, mas a comida é deliciosa e uma boa opção para quem gosta de carne. O EFE tem o voto da Brazuca de melhor restaurante da ilha.
- TOM YAM: o famoso bom e barato. Restaurante pequeno e barato, mas com comida muito gostosa. Opções de comida tailandesa e ocidental;
- GARLIC: também dentro do bom e barato, o Garlic é, talvez, o restaurante mais tradicional da ilha. Famoso por sobreviver ao tsunami, o restaurante é uma boa opção para comida tailandesa e frutos do mar;
- COSMIC: restaurante italiano com todo tipo de massa. Opção para quem não quiser arriscar.
- PAPAYA RESTAURANTE: para quem quer variar um pouco, o PAPAYA é uma boa opção. Restaurante indiano com preço acessível. A comida tailandesa por lá é gostosa também.
- CALAMARO: Restaurante pequeno, mas charmoso, confortável e com preço acessível.
- WOOD HOUSE: Outra opção com valores mais elevados para a Tailândia, porém com comida muito gostosa, o Wood House é sempre uma boa opção para comer bem.
- DOW: Restaurante israelense com opção para vegetarianos e não vegetarianos. O DOW tem feijão no menu. Um pouco diferente do Brasil, mas uma boa opção para quem sente falta do prato.
- ONLY NOODLES: Restaurante bem pequeno, muito simples, bem barato, mas uma boa opção para quem quer comer o famoso Pad Thai ou qualquer tipo de noodles.
Ressaltando que cliente Phi Phi Brazuca tem desconto nos seguintes restaurantes: EFE, Tom Yam, Papaya e Wood House.
Para ficar por dentro de todas as dicas de Koh Phi Phi, confira nosso artigo que está supercompleto com todas as dicas do que fazer em Koh Phi Phi.
Onde comer em Phuket
Desde restaurantes de rua à algumas opções mais requintadas, temos diversas boas opções para recomendar:
- ALI´S BBQ: preço justo e ótima opção para os amantes de churrasco. O restaurante está presente em 3 localizações: Chalong, Kathu e Nai harn.
- WE CAFE: diversidade de comida saudável e os cafés são os diferenciais. Está presente em 2 localizações: Chalong e Rawai.
- FRESCA – ótima opção para quem gosta de frutos do mar. Os preços são mais elevados, assim como a qualidade;
- TUM’Z Restaurant: localizado dentro do Naka Market (phuket town), e escolhido pelos que gostam de praticidade e simplicidade. Frutos do mar fresquinhos e muito saborosos;
- Wine connection: para os amantes de um bom vinho e comidas variadas. Múltiplas localizações, dentre elas; Central festival e Karon;
- Pad Thai Shop: restaurante local localizado perto da Praia de Karon, bastante simples e frequentado por locais. Famoso por seu Pad Thai extremamente saboroso e com preço justo;
- One Chun Cafe and Restaurant: localizado no centro histórico de Phuket, esse restaurante fica localizado em um edifício antigo e tem estilo vintage. Serve pratos tailandeses a preços moderados;
- Rustic and blue: boa opção para quem está em Rawai, com comidas variadas e bons drinks;
- Blue Elephant: considerado um dos melhores e mais requintados restaurantes de Phuket. Os valores são bastante altos para padrões tailandeses. Mas é uma opção para quem deseja algo mais luxuoso na ilha.
Para ficar por dentro de todas as dicas de Phuket, confira nosso artigo que está supercompleto com todas as dicas do que fazer em Phuket.
Restaurantes de comida brasileira na Tailândia
E para quem sente falta da comidinha brasileira, há alguns restaurantes que servem comida brasileira na Tailândia. Hoje podemos citar dois restaurantes brasileiros e ambos ficam em Bangkok.
Um deles se chama Sabor Sabor Brasil Bar & Restaurant e serve as mais diversas opções de pratos da culinária brasileira, como coxinha, pão de queijo, picanha, arroz carreteiro e até feijoada.
O outro chama se chama Boteco Brazilian Food, também servindo diversas opções de pratos da nossa culinária.
Bangkok é muito grande e estes restaurantes podem ficar um pouco afastado de algumas das regiões mais turísicas. Entretanto, eles também trabalham com delivery.
Curiosidades sobre a Comida na Tailândia
- Dificilmente você verá facas ao sentar-se para fazer uma refeição em algum restaurante na Tailândia. os pauzinhos (hashi). Os tailandeses usam os pauzinhos (hashi) ou os talheres normais, porém sem facas. Geralmente é com garfo e uma colher. Como normalmente os ingredientes dos pratos já vêm todos cortados, não há tanta necessidade de faca.
- O arroz é um destaque na culinária Tailandesa. Aliás a Tailândia cultiva e serve muitas variedades de arroz e é praticamente servido em todas as refeições.
- Não é muito comum encontrar café da manhã no estilo ocidental na Tailândia. Os tailandeses geralmente comem pratos salgados de café da manhã como omelete e arroz e mingau de arroz com carne de porco picada por exemplo. Entretanto, é possível encontrar em buffet de hotéis e em cafés em áreas mais turísticas opções de café da manhã que estamos mais acostumados.
Dicas sobre a Comida na Tailândia
Arroz sem tempero: Como mencionamos anteriormente, o arroz na Tailândia não tem muito gosto. Isso pode não ser um grande problema já que o restante do prato será, provavelmente, muito bem temperado. Ainda assim, para quem não se adaptar ao arroz sem tempero, pode colocar um pouco de molho shoyu para adicionar um pouco de sal. Geralmente, o molho Shoyu está presente em todos os restaurantes na Tailândia.
Comida apimentada: Não esqueça de falar e reforçar a frase “no spicy” caso não goste muito de pimenta! Não é certo que virá totalmente sem pimenta, mas ajuda bastante!
Para quem gosta de pimenta: Para os amantes de pimenta, também vai um conselho – cuidado ao pedir a comida apimentada. O nosso padrão de comida com pimenta é diferente do padrão na Tailândia. Mesmo para um brasileiro ou português que goste de pimenta, pode não ser fácil comer um prato com muita pimenta na Tailândia. Portanto, cuidado ao pedir um prato apimentado.
Repare nos tailandeses: uma dica para decidir onde comer em meio as diversas opções de comida nos mercados na Tailândia é observar os locais. Normalmente, restaurantes ou barraquinha que atraem os próprio tailandeses devem ser de boa qualidade.
Esperamos ter ajudado com as informações que estava procurando. Caso ainda tenha dúvidas ou necessite de qualquer ajuda ou informação, entre em contato.
Caso queira conversar sobre os passeios, é só nos mandar uma mensagem também!