Onde ficar em Bangkok: recomendações de hotéis 

Templos, mercados, muita história, a vida noturna, além de outras atrações fazem de Bangkok uma região única e interessante na Tailândia. Entretanto, a capital da Tailândia é muito grande e devido ao grande número de bairros e hotéis, a hora de escolher o seu hotel e decidir onde ficar em Bangkok pode ser um pouco trabalhosa.

Alguns de nós, da Brazuca, já morou em Bangkok e costumamos dizer que a cidade é um “charmoso caos”. Uma cidade muito populosa, com muitas atrações, turistas do mundo inteiro e um trânsito nada agradável. Consequentemente, em especial pelo deslocamento, escolher bem a região onde você vai ficar e se hospedar em Bangkok se torna uma das partes importante do seu roteiro na capital da Tailândia.

Para ajudar nesta tarefa, escrevemos este artigo com todas as informações que precisa saber bem detalhadas e de forma objetiva. Primeiramente, citamos e explicamos cada uma das que acreditamos serem as melhores regiões para se hospedar em Bangkok. Na sequência, damos algumas recomendações de hotéis em cada uma das regiões:

Para as recomendações de onde ficar em Bangkok, dividimos os hotéis em algumas categorias:

  • Baixo custo: aqueles bem baratinhos, estilo hostel para mochileiros ou quem quer economizar ao máximo. 
  • Custo-benefício: bons hotéis, no entanto mais simples e com preços quem cabem no bolso de quem deseja economizar. 
  • Família: hotéis mais confortáveis e com mais atrativos para quem viaja com crianças.  
  • Conforto: quartos limpos, bem localizados e confortáveis.
  • Luxo: resorts luxuosos da melhor qualidade, para quem não quer economizar quando se fala em tratamento VIP e hospedagem em Bangkok.
Opção de onde ficar em Bangkok
Nares Bangkok

Além das dicas de onde ficar em Bangkok, temos dicas de onde se hospedar em Koh Phi Phi, Phuket, Krabi, e Chiang Mai.

Melhores regiões para ficar em Bangkok

Como já mencionamos, Bangkok é gigante, e o trânsito – que é um ponto negativo – pode ser um empecilho na hora de se locomover.

Temos certeza de que ninguém quer perder um tempo grande da viagem no deslocamento, ainda mais parado no trânsito. Sendo assim, esse deveria ser o principal fator na hora decidir onde ficar em Bangkok.

Uma vez que se hospedar em Bangkok, não tem como fugir completamente do trânsito da cidade. No entanto, para aliviar esse problema, recomendamos a todos que se hospedem próximo às regiões mais turísticas.

Além da variedade de opções de hotéis, essas regiões contam com mais estrutura para os turistas. Restaurantes, mercados, lojinhas, bares, tudo é mais prático e fácil de achar.

Para alguns passeios, como os templos, os principais deles ficam próximos às regiões mais turísticas. Já outros, como Ayutthaya e os Mercados do Trem e Flutuante, não tem jeito – é preciso se deslocar, pois essas regiões ficam um pouco afastadas do centro de Bangkok. Ainda assim, caso se hospede nas regiões que mencionamos abaixo, os passeios da Brazuca contam sempre com o traslado que pega no hotel incluso.

Outro ponto positivo de se hospedar nas regiões mais turísticas de Bangkok é a praticidade para aproveitar a noite na cidade. É próximo à essas regiões que turistas do mundo inteiro se concentram pelas noites de Bangkok, em especial na famosa Khaosan Road.

Listamos então as 3 regiões que recomendamos para se hospedar em Bangkok. Na sequência explicamos melhor cada uma delas:

  • Khaosan – Com certeza a área mais popular de Bangkok. A região é bem turística e centralizada. Muito famosa pela rua do agito – a Khaosan Road. Nós, da Phi Phi Brazuca, adoramos essa região. 
  • Silom – Bairro bem movimentado, com boa estrutura para o turismo, no entanto mais calmo que o Khaosan.
  • Riverside (Charoen) – Bairro bem charmoso, onde se encontram os skybares e o famoso Rio Chao Praya. 
Templo chamado Wat Arun durante o Pôr do Sol.
Templo Wat Arun em Bangkok

Importante!

A Phi Phi Brazuca tem uma agência na Tailândia (com sede na ilha de Koh Phi Phi). Atuamos nas principais regiões do país e temos nossa equipe sempre presente para atendê-lo(a).

Organizamos os passeios turísticos pela Tailândia (incluindo passeios com guia em português) e damos suporte aos brasileiros e portugueses que planejam vir à Tailândia.

Entre em contato caso precise de qualquer tipo de informação ou ajuda. Será um prazer ajudar!

Conheça as opções de passeios pela Tailândia

Nós, da Phi Phi Brazuca, temos nosso material com diversas dicas que irão ajudar no seu planejamento. Temos, por exemplo, um guia em PDF para cada uma das principais região da Tailândia com informações sobre os passeios, onde se hospedar, recomendações de bares e restaurantes, dicas de deslocamento e etc.

Tenha acesso ao nosso material (gratuito)!

Como é ficar em Bangkok na região da Khaosan

Vamos então começar com a região de maior destaque. Primeiramente, para entender bem essa região é necessário diferenciar o bairro da rua Khaosan Road.

Existe a região/bairro Khaosan, onde fica situada a rua Khaosan Road. 

A Khaosan Road se tornou ainda mais famosa após o filme ´Se beber, não case´. Desde então, todos querem experimentar os famosos espetinhos com algumas iguarias diferentes, como escorpião, além dos famosos buckets – alguns baldinhos com bebida alcóolica. Contudo, estejam preparados porque a Khaosan Road é realmente uma loucura, tem de tudo – desde comida de rua, lojinhas, estúdios de tatuagem, hotéis, casas noturnas, bares e, claro, turistas do mundo todo.

Nós, da Brazuca, particularmente adoramos essa rua. A quantidade de curiosidades e, principalmente, a energia e vibração dela com turistas do mundo todo se divertindo é especial.

Contudo, essa rua pode ser um tanto cheia e bagunçada para o gosto de algumas pessoas. Dependendo do horário, é normal encontrar uma galera bêbada por lá.

Ao lado da Khaosan Road tem uma rua bem charmosa – Rambutri, também superanimada, com diversos bares e restaurantes e cheia de turistas, mas um pouco mais vazia que a rua vizinha.

A Khaosan pode ser uma escolha muito boa para se hospedar em Bangkok. Ao nosso ver, uma excelente escolha. A região é a de maior estrutura para o turismo em Bangkok e, além disso, se você gosta da vida noturna ou uma baguncinha, se hospedando por aqui fica super prático

Entretanto, importante ressaltar que caso escolha se hospedar na região da Khaosan, nós não recomendamos se hospedar na própria rua Khaosan Road. Isso porque ela é muito barulhenta. O ideal é se hospedar próxima à rua, mas não na Khaosan Road. O seu sono vai agradecer!

> Já que Bangkok faz parte do seu roteiro, consulte as opções de passeios saindo da capital da Tailândia.

Faça parte dos nossos grupos de viagem para trocar dicas, tirar dúvidas e conhecer a galera que está vindo para a Tailândia. Vai ser muito útil na sua viagem!


Nos acompanhe pelo Instagram, Youtube e Facebook para pegar todas as dicas atualizadas e saber tudo sobre a Tailândia!

Onde se hospedar na região da Khaosan 

Se na hora de decidir ficar em Bangkok, a Khaosan for sua escolha, segue uma lista com recomendações de hotéis: 

Hotéis de baixo custo na região de Khaosan: 

4 Monkeys Hotel: pertinho de tudo. Quartos muito bem decorados, camas confortáveis e ótimo preço, além de um bar no terraço. 

Phra Nakhon Poshtel: próximo à Khaosan road, 7/11 e restaurantes ao redor. Quartos novos e limpinhos. 

Mad Monkey Hostel Bangkok:  Localizado na Rambutri, ao lado da Khaosan road. Hostel muito animado e cheio de gente para interagir. Se você está na vibe de festa, esse pode ser o seu lugar. O hostel conta com um bar e festa na piscina. Vale relembrar que a Rambutri, apesar de menos que a Khaosan Road, ainda é bem barulhenta.

Khaosan Social Capsule Hostel: hostel confortável, perfeito para quem quer socializar. Ótima localização e perto das festas. Desta forma, se você quer sossego, melhor procurar outro hotel. 

Hotéis com custo-benefício na região de Khaosan: 

Villa de Khaosan By Chillax: hotel bem moderno, com mesa para trabalho nos quartos, camas grandes e confortáveis. Localização perfeita, próximo à Khaosan road, mas longe do barulho. 

Centra by Centara Hotel Bangkok Phra Nakhon: piscina, academia e free tuk tuk para a Khaosan Road. Hotel novinho, com quartos limpos e confortáveis.  

Samsen Street Hotel: Quartos muito charmosos e confortáveis e com bom preço. Boa localização – 10 minutos caminhando até a Khaosan Road. Ótima piscina e restaurante.

Hotéis para família na região de Khaosan: 

Siam-Champs Elyseesi Unique Hotel Bangkok: Ótimo preço e quartos grandes para família. Pertinho das principais atrações de Bangkok e 8 minutinhos até a Khaosan Road.

Chillax Resort: Linda piscina no terraço e academia. Quartos muito confortáveis em uma região não tão distante da Khaosan Road, mas em um lugar mais calmo.

Casa Vimaya Riverside: 5 minutinhos andando até a Khaosan Road e outras feirinhas. Quartos bem espaçosos e confortáveis. Bar, piscina e restaurante. 

hotel na Khaosan Road em Bangkok
Casa Vitmaia – Bangkok

Hotéis confortáveis na região de Khaosan: 

The Ember Hotel: Sensacional! Pode ser um pouco pequeno para alguns, mas é muito novo e tem um belo design, muito moderno e limpo. Perto dos templos e da Khaosan Road. 

Ayathorn Bangkok: Academia, piscina e jardim. Camas muito confortáveis e vista maravilhosa. Fica próximo ao Grand Palace, Chinatown, Wat Pho, restaurantes e muito mais. 

Hospedagem em Bangkok
Ayathorn – Bangkok

Old Capital Bike Inn: Pertinho da Rambutri e Khaosan Road. Conta com suítes muito bem decoradas e confortáveis.

Como é ficar na região de Silom em Bangkok

Na hora de decidir onde ficar em Bangkok, se hospedar em Silom é outra excelente escolha. A região tem uma estrutura boa para o turismo e é movimentada, mas menos que a Khaosan.

Silom também é muito conhecida por sua vida noturna, lojas, feiras, bares, restaurantes e também pelas festas e o público LGBTQIA+. Entretanto, o mercado financeiro se destaca bastante nessa área, atraindo muitos viajantes a negócios. O Lumpini Park, o Bangkok Seashell Museum e alguns Skybares são partes de destaque no bairro.

Assim como na Khaosan, essa área também está inclusa nos transferes para os passeios, o que facilita muito a sua viagem e otimiza seu tempo.

É verdade que se quiser aproveitar a noite da Khaosan Road, a qual recomendamos muito, não fica tão próximo quanto para quem se hospede na própria KhaoSan. Ainda assim, nada que um táxi ou aplicativo de transporte não resolva. As regiões não ficam tão afastadas e esse horário o trânsito de Bangkok é mais tranquilo.

*No final do artigo damos algumas dicas de deslocamento em Bangkok.

Onde se hospedar em Silom 

Aqui estão algumas das nossas principais sugestões para quem for se hospedar em Bangkok na região de Silom: 

Hotéis de baixo custo em Silom: 

Silom Space Hostel: Muito próximo ao MRT e ponto de ônibus. Hostel bem limpinho, com camas confortáveis. Água, chá e cup noodles à vontade. 

Warm Window Silom: Quartos limpos e café da manhã incluso e ótima localização. Boa opção para quem quer economizar. 

Kinnon Deluxe Hostel: Excelente opção para quem quer trabalhar e economizar. Lugar tranquilo e limpo. Sala de trabalho a prova de ruídos.

Hotéis com custo-benefício em Silom: 

Red Planet Bangkok Surawong – Quartos pequenos, mas muito confortáveis. Excelente preço e localização. 

Samyan Serene Hotel – Ótimos quartos. Perto da MRT station, shoppings, restaurantes e 7/11.

Nares Hotel- Quartos lindos e bem decorados e ótimo preço e localização. 

Opção de onde ficar em Bangkok
Nares Bangkok

DusitD2 Samyan Bangkok- Preço um pouco mais elevado, mas quartos muito confortáveis. Próximo à Chinatown. Hotel com 2 Piscinas e academia.

Hotéis para família em Silom: 

Mandarin Hotel Managed by Centre Point – Academia, piscina, restaurante e massagem. Quartos bem legais para família. Ótimo preço e localização. 

The Quarter Silom by UHG- Hotel bem novinho e com quartos limpos, restaurante, academia e piscina. Próximo ao shopping MBK- BTS e MRT station.

Hotéis confortáveis em Silom:  

Amara Bangkok Hotel- Conta com academia, piscina com vista incrível, bar no terraço e restaurante. Quartos limpinhos e confortáveis, além de ótima localização. 

Passa Hotel Bangkok- Ótimos quartos, mas um pouco pequenos. Cama grande e muito confortável, jacuzzi, academia, área com bar e piscina e boa localização. 

The Rose Residence Bangkok- Excelente hotel, com quartos grandes, limpos e muito confortáveis, além de uma piscina incrível, jardim e restaurante. 

Crowne Plaza Bangkok- Ótima localização, acesso fácil a todos os principais pontos. O melhor café da manhã da vida! Quartos grandes e confortáveis, além de academia, piscina, spa, sauna, restaurante e bar.

Montien Hotel Surawong Bangkok- O hotel conta com uma piscina e restaurante e uma localização perfeita. Quartos muito confortáveis e ótimo café da manhã.

Hotéis Luxuosos em Silom: 

The Standard, Bangkok Mahanakhon- Quartos incríveis e decorados com muito bom gosto. Bela piscina e livre acesso ao Skybar. Academia, restaurante e piscinas. Preço abaixo do normal para um hotel de luxo. 

Bangkok Marriot Hotel the Surawongse- Quartos com vista maravilhosa de Bangkok. Piscina fantástica e restaurante no terraço. Localização perfeita. Tudo perfeito. Preço também abaixo do normal para um hotel de luxo. Academia e Spa também inclusos no pacote. 

Como é ficar em Riverside 

Mais uma ótima opção por onde ficar durante sua estadia em Bangkok – em especial se você procura conforto!

Riverside, que fica bem próxima à Silom, é uma região fascinantes em Bangkok. Aqui estão algumas raízes históricas da cidade, se encontram alguns templos e os mais luxuosos hotéis 5 estrelas.

Sendo assim, no bairro mais atmosférico de Bangkok você pode encontrar várias opções com excelentes restaurantes, lojas antigas espalhadas e lojas de luxo (como no shopping ICON SIAM), os mais famosos skybares, shoppings e muito mais.

Essa é a região onde fica o ponto de encontro para o passeio no rio Chao Praya, que a Phi Phi Brazuca revende.

Onde ficar em Riverside 

Se você gosta de história, templos, skybares e bons hotéis, Riverside pode ser a melhor região por onde ficar em Bangkok. Segue uma listinha dos mais aclamados hotéis da região. 

Hotéis de baixo custo em Riverside: 

Hostel Urby- Localização perfeita, pertinho do BTS line, Chinatown e boat station. Ótimo para quem quer economizar em todos os sentidos. 

Tiny Taladnoi Hostel- Muito aclamado pelo público. Quartos individuais e limpos com preço muito bom. Próximo ao 7/11, Chinatown e muito mais. 

Hotéis com custo-benefício em Riverside: 

Naga Residence- Ótimos quartos pelo valor oferecido. Próximo ao 7/11, feiras e shoppings. Academia e jardin. Vale a estadia! 

Scene Bangkoknoi Hotel- Quartos modernos e confortáveis. Piscina e restaurante no hotel. Fácil acesso aos lugares mais turísticos. 

Hansa Bangkok House- Quartos muito charmosos. Afastado do trânsito de Riverside, café da manhã incluso. O real custo-benefício.

Hotéis para família em Riverside: 

Chillax Heritage- O hotel oferece quartos muito bons, jacuzzi, piscina, academia e restaurante, além de bem centralizado.

Theatre Residence- Hotel moderno e confortável, com netflix disponível, bem localizado, além de oferecer piscina, bar e restaurante. O preço é um pouco mais elevado, entretanto. 

Hotel Once Bangkok- Quartos grandes, espaçosos e confortáveis, além de uma jacuzzi, restaurante e bar no terraço. Conta com uma 7eleven em frente e é localizado em uma área mais calma – próximo ao Asiatique.

Hotéis confortáveis em Riverside: 

Lebua at State Tower- Sensacional! Suítes completas e muito confortáveis. Ótimo café da manhã, bela piscina, academia, spa, sauna e um skybar, além de boa localização. Pode ser um pouco caro consumir por lá – preparem o bolso rs.  

Chatrium Hotel Riverside Bangkok- Excelente! Quartos grandes com cozinha. Os quartos são um arraso e com vista para o Rio Chao Phraya. Conta ainda com academia, jardim e uma piscina maravilhosa. 

Royal Orchid Sheraton Hotel & Towers- Bem no centro de Riverside e com fácil acesso a todas as áreas de Bangkok. Quartos bem bacanas, academia, piscina, quadra de tênis, jardim e restaurante. 

Anantara Riverside Bangkok Resort- Maravilhoso! Suítes bem confortáveis, café da manhã com todo tipo de comida, piscina, academia, spa e restaurante. Localizado bem no centro e com uma linda vista para o Rio Chao Praya. 

Hotéis Luxuosos em Riverside: 

Four Seasons Hotel Bangkok at Chao Phraya River– Perfeito para quem quer conforto e muito luxo. Quartos maravilhosos, camas grandes e mega confortáveis. Jacuzzi, sauna, Yoga, academia, piscinas, jardim, sala de jogos e muito mais! 

Mandarin Oriental Bangkok- Quartos incríveis, muito luxo e glamour. Hotel fantástico no coração de Riverside! 2 Piscinas, Spa, academia, sala de yoga, jardim, quartos familiares, bar, restaurante e um belo buffet para o café da manhã!

Como se deslocar em Bangkok 

Foto de um tuk tuk vermelho na Tailândia
Tuk Tuk em Bangkok

Agora que já explicamos todas as dicas sobre onde ficar em Bangkok, vamos explicar um pouco e dar algumas dicas sobre o deslocamento na capital da Tailândia.

É fato que o trânsito em Bangkok pode ser um pouco caótico nos horários de pico. O pior horário costuma variar de 5 da tarde até 7 da noite.

Bangkok é uma cidade muito populosa, muitas motos, carros, ônibus, tuk tuk´s e tudo mais. Assim sendo, a nossa sugestão em Bangkok é – se programe e saia com antecedência, para evitar atrasos ou surpresas negativas.

Apesar do trânsito, Bangkok tem um sistema robusto de transporte público. 

Dessa forma, os meios de transporte em geral funcionam das 5 da manhã até meia noite, mas os táxis privados e os aplicativos funcionam 24h por dia.  

Os meios de locomoção possíveis dentro de Bangkok são:  

  • Ônibus – para todos os cantos, e muito barato. 
  • MRT- metrô 
  • BTS- trem 
  • Taxi privado – pode ser mais caro, mas dependendo do horário, pode ser a melhor opção.
  • Aplicativos de transporte (essa é a opção que mais recomendamos aos turistas). 
  • Aluguel de moto ou carro – não aconselho, pois Bangkok pode ser mais perigoso.

Devido a praticidade e por não serem muito caros (mais baratos que táxis privados), o uso dos aplicativos é a opção que mais recomendamos.

Existem 3 principais: Bolt, Indrive e Grab. As duas primeiras opções têm valores mais em conta. O Grab, em alguns casos, pode ser mais caro que o táxi.

Basicamente, você pode usar o aplicativo em qualquer lugar de Bangkok e o tempo de espera costuma ser curto. Você pode inclusive pedir estando no aeroporto. Precisa apenas ficar atento em qual andar o seu motorista vai parar.

Quanto aos ônibus públicos de Bangkok, eles funcionam muito bem e custam apenas 8 Bahts sem ar-condicionado, e cerca de 16 Bahts com ar-condicionado. Apesar disso, por ser um pouco mais confuso para quem os turistas e menos prático, acreditamos que não seja a melhor opção para o turismo.  

No entanto, para quem deseja economizar, pegar um ônibus do aeroporto para o hotel pode não ser uma má idea!

O Bangkok S1 Bus circula das 6am às 8pm- sai do BKK Airport (aeroporto internacional) e vai até a Khaosan Road. Leva cerca de 1h, dependendo da condição do trânsito. Custa 60 bahts por pessoa e passa a cada 30 minutos. *sujeito à alteração* 

O metrô e trem são até boas opções para fugir um pouco do trânsito de Bangkok. Mas ainda assim, aconselhamos apenas para os mochileiros que realmente desejam economizar. Essas opções não são tão práticas e simples para quem está viajando.

City Line Train – É um trem que liga o BKK aeroporto até a cidade. Opera das 5:30 às 24:00 e custa 45 Bahts. Passa a cada 10-15 minutos dentro do aeroporto e é muito bem localizado – fica no subsolo do aeroporto. Contudo, basta saber que são 8 estações até chegar ao centro da cidade e leva cerca de 26 minutinhos no total. A compra do ingresso pode ser feita diretamente na máquina, mas em dinheiro apenas (Thai Bahts).  

Táxis privados são super simples e convenientes no aeroporto de Bangkok e para quem deseja praticidade é a melhor opção para ir do aeroporto até o hotel. Na área de desembarque existem diversos standes. É só você informar o seu hotel que irão te passar o valor.

Você também pode utilizar algum dos aplicativos de transportes que já mencionamos para sair do aeroporto.  

> A Phi Phi Brazuca, além de prestar todo suporte e ajuda em português para quem planeja visitar a Tailândia, organiza os passeios com qualidade garantida e preços em conta. Confira todas as opções de passeios da Phi Phi Brazuca pela Tailândia!


Para nos ajudar, deixe um comentário sobre o que achou do artigo ou com as dúvidas e compartilhe com quem virá para a Tailândia!

Se quiser falar dos passeios ou outros assuntos, nos mande uma mensagem!

 

Compartilhe com quem vem para a Tailândia

Passeios pela Tailândia

Saiba mais sobre as diversas opções de passeios para conhecer o paraíso que é a Tailândia no melhor estilo possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.