Thailand Pass, como aplicar: tutorial

Turorial com o passo a passo de como aplicar o Thailand Pass

Atualização Importante!

O artigo explica como funciona o processo para aplicação do Thailand Pass (formulário que aprova a entrada de turistas no país) e sobre a documentação necessária.

Entretanto, no dia 22 de dezembro, o governo da Tailândia suspendeu a aplicação do Thailand Pass (formulário que aprova a entrada de turistas no país) para os programas Test and Go e Sandbox, com excessão de Phuket Sandbox, Krabi Sandbox (Phi Phi, Ao Nang e Railay) e Samui Sandbox (Koh Samui, Koh Phangan, Koh Tao).

Os dois programas, tanto Sandbox, quanto Test & Go, estão mais bem explicados na sequência do artigo.

A suspenção em alguns dos programas foi anunciada até segunda ordem. Porém, qualquer mudança ou novas atualizações podem acontecer conforme o desenrolar da pandemia. As supensões em alguns dos programas foram motivadas devido ao pico de casos relacionados à nova variante.

De acordo com o governo do país, quem já tem o Thailand Pass aprovado poderá entrar normalmente conforme o programa aplicado.

Sendo assim, para quem não aplicou, por enquanto, fica liberado aplicar o Thailand Pass sem a necessidade de quarentena no hotel pelos programas Sandbox em Phuket, Krabi, ou Koh Samui.

Para fazer o Sanbox em Phuket, é necessário entrar pelo país pelo aeroporto de Phuket (não é permitido fazer conexão em Bangkok. Para fazer o Sandbox na região de Krabi é necessário entrar no país pelo aeroporto de Phuket e, a forma mais viável, é pegar uma van privada de Phuket para Krabi na sequência. Para fazer o Sandbox em Samui, o voo deve entrar na Tailândia pela ilha de Samui, ou, nesse caso, existe uma possibilidade de conexão em Bangkok em condições bem específicas (os 2 voos no mesmo ticket e o voo deve ser da Bangkok Airways e com uma numeração específica).

Para entrar na Tailândia por outras regiões do país, como Bangkok, continua sendo possível aplicar o Thailand Pass, porém, fazendo quarentena de 7 dias no hotel.

Leia todo o artigo para entender melhor como aplicar o Thailand Pass.

Para saber em detalhes as regras e requisitos para a entrada na Tailândia neste exato momento, assim como os detalhes do funcionamento de todos os programas Sandbox que continuam liberados, confira nosso artigo atualizado aqui!


A partir de novembro de 2021, quando a Tailândia abriu as portas para o turismo internacional em maior escala, o país implementou um novo processo para aprovar a vinda dos turistas: o Thailand Pass.

O Thailand Pass nada mais é que um formulário online que o viajante deverá preencher. Deverão ser disponibilizadas a documentação exigida pela Tailândia, além de algumas informações pessoais.

A ideia do Thailand Pass é comprovar que o viajante com destino à Tailândia está seguindo as normas e diretrizes definidas pela país no atual momento.

Após a aplicação, por parte do turista, é feita a avaliação de toda documentação e, posteriormente, a aprovação ou reprovação é enviada para o e-mail cadastrado no momento da aplicação.

O processo não é difícil, mas pode ser um pouco confuso devido aos detalhes e as regras definidas pela Tailândia.

Sendo assim, para facilitar a todos, esse artigo faz um tutorial e explica, passo a passo, como aplicar o Thailand Pass, incluindo as informações do formulário, assim como alguns detalhes sobre a documentação exigida.

Importante!

A Phi Phi Brazuca tem uma agência brasileira na Tailândia, com sede em Koh Phi Phi, com brasileiros sempre presentes para atendê-lo(a).

Organizamos os passeios turísticos pelo país (incluindo passeios com guia em português) e damos suporte aos brasileiros que planejam vir à Tailândia.

Entre em contato caso precise de qualquer tipo de informação ou ajuda. Será um prazer ajudar!

Conheça as opções de passeios pela Tailândia

Etapas (passos) na aplicação do Thailand Pass:

Primeiramente, para aplicar o Thailand Pass é necessário entrar no site https://tp.consular.go.th/. Em seguida, você deverá selecionar a opção Non Thai (não tailandes).

Após selecionar a opção em inglês, irão aparecer os 3 atuais programas disponíveis para entrar na Tailândia: The Blue Zone (Sanbox), Test & Go (Exemption of Quarantine) e Happy Quarantine. Você deve selecionar a opção correspondente ao seu caso, de acordo com o país de onde vier.

Para quem vem do Brasil, o programa a ser selecionado é o Sandbox. Para quem vem de um país considerado de baixo risco, a opção correta é a Exemption of Quarantine (suspenso devido ao pico de casos da nova variante). Já a opção Happy Quarantine é para turistas não vacinados completamente.

Após selecionar por qual programa vai entrar na Tailândia, você deve começar a aplicação do Thailand Pass. A aplicação é dividida em 4 partes e iremos explicar e detalhar cada uma delas:

  • Informações do voo e informações pessoais
  • Informações referente à vacinação da COVID
  • Informações da reserva do hotel
  • Informações do Seguro Saúde

Informações do voo e informações pessoais no Thailand Pass (1ª etapa)

Informações do voo

Na primeira parte é necessário colocar as informações do voo, conforme o print abaixo.

informações sobre o voo que devem ser preenchidas no Thailand Pass
Informações do voo
  1. Purpose of Arrival: se a viagem for a turismo, a opção a ser selecionada é Travel.
  2. Departure Country: País de onde embarcou. Aqui deve colocar o país de onde começou a viagem e não uma conexão.
  3. First Arrival Port in Thailand: primeiro aeroporto onde será feito o desembarque na Tailândia. Essa é a região onde deve passar o período Sandbox, ou o primeiro dia de estadia (caso venha de um país de baixo risco).
  4. Flight Number: Número do voo por qual vai entrar na Tailândia.
  5. Date of arrival: data de chegada na Tailândia.
  6. Estimated date of departure from Thailand: data estimada para saída da Tailândia.

Informações pessoais

Nesta etapa, o sistema apenas solicita algumas informações pessoais, como nome, data de nascimento, passaporte e etc.

Após colocar as informações, você deve fazer o upload da foto do passaporte. O campo “Type of Passport”, caso não tenha nenhum passaporte especial, é ordinary passport.

Informações sobre a vacina (2ª etapa)

Informações sobre as vacinas

A etapa com as informações sobre a vacinação é bem simples. Existe um quadro para a primeira dose (conforme foto acima) e um quadro para a segunda (idêntico). Apenas coloque qual o nome das vacinas e qual foi a data de cada uma das doses.

Após colocar as informações é só fazer o upload do certificado da vacina. O certificado da vacina deve estar em inglês. O certificado é emitido pelo aplicativo Conect SUS. Quando for emitir, tem a opção da língua, não esqueça de emitir em inglês.

Como o certificado emitido no Brasil é um só para a primeira e segunda dose, é só fazer o upload do mesmo certificado nas duas caixas.

Quanto ao QR code, o correto é fazer um print apenas da parte onde consta o QR code e fazer o upload desse print. A ideia de fazer o upload do QR code é que o sistema possa fazer a leitura automática, o que agilizaria a aprovação.

Entretanto, o sistema do Thailand Pass ainda não consegue ler o QR code de todos os países. Isso acontece com o QR code do Brasil até o momento. Para quem tem o QR code de um país de União Europeia, por exemplo, a leitura é automática e a aprovação do Thailand Pass costuma ser mais rápida.

Informações sobre a reserva da hospedagem (3ª etapa)

Na terceira etapa é necessário colocar as informações referentes à reserva da hospedagem.

A processo da reserva da hospedagem varia de acordo com o programa por qual entrará na Tailândia e por qual região vai entrar no país.

Se fizer o Sandbox é preciso fazer a reserva dos 7 primeiros dias em um hotel SHA+ ou SHA extra+.

Para quem vem de um país de baixo risco (exemption of quarantine) é preciso a reserva para apenas um dia. Isso porque será preciso esperar no quarto do hotel pelo resultado do exame PCR feito na chegada ao aeroporto. No momento, como o programa Test & Go se encontra suspenso, apenas é possível aplicar o Thailand Pass para entrar na Tailândia pelo Sandbox ou através da quarentena no hotel!

Caso entre na Tailândia pelo programa Sandbox, você precisa reservar online os 2 exames RT-PCR que serão realizados na chegada e antes do sétimo dia. A reserva dos exames RT-PCR é feita pelo site https://www.thailandpsas.com/.

Para o caso de quarentena no hotel, os exames RT-PCR estarão inclusos na reserva do hotel, em apenas um pacote.

Caso faça o Sandbox em Phuket, o traslado para o hotel pode ser reservado diretamente com o hotel ou pode ser reservado na chegada ao aeroporto (não pode ser qualquer traslado. Tem de ser uma empresa SHA+. Existem opções dentro do aeroporto).

Caso faça o Sandbox em Krabi, o transporte do aeroporto de Phuket até Krabi deve ser organizado pelo primeiro hotel em que se hospedar na província de Krabi. Lembrando que no Sandbox em Krabi é possível “quebrar” os 7 dias entre até 2 hotéis nas regiões existentes por lá (Ao Nang, Railay Beach e Koh Phi Phi). Se fizer o Sandbox em Krabi, na reserva no hotel deve constar também a reserva do traslado para o hotel.

É importante que as reservas estejam pagas, caso contrário, o Thailand Pass pode ser recusado.

Após as reservas estarem pagas, solicite ao hotel a carta de confirmação da reserva. Esse é o documento que deverá aplicar no Thailand Pass. É importante que tenha o nome de todos os hóspedes, uma vez que a aplicação do Thailand Pass é individual.

Recomendamos sempre entrar em contato com o hotel para confirmar os detalhes da reserva antes de fazer a reserva. Alguns hotéis, por exemplo, mesmo sendo SHA+, não estão hospedando hóspedes para o período Sandbox.

Para a reserva do Sandbox, ou quarentena, é mais prático fazer direto com o hotel, em especial para quem vai entrar por Bangkok, uma vez que o exame e o traslado para o hotel deverão ser pagos para o hotel.

Aqui é possível visualizar uma lista com os hotéis disponíveis para o Sandbox.

informações sobre a reserva do hotel no Thailand Pass
Informações da reserva
  1. Booking Via: tipo de acomodação. Para quem vem no programa Sandbox, a opção é a SHA+extra
  2. Province: Selecione a província onde se encontra a acomodação (Bangkok, Phuket…)
  3. Accommodation Name: selecione o hotel dentre a lista com os hotéis disponíveis
  4. Address: o endereço será preenchido automaticamente
  5. Booking ID: número da reserva que consta na carta de confirmação da reserva
  6. Duration of stay: período da estadia
  7. Documento of Booking: faça o upload da carta de confirmação da reserva aqui.
  8. Permanent Address outside of Thailand: Endereço no país de residência.
  9. Emergency contact: Algum contato de emergência

Confira também nosso artigo com dicas de roteiro de acordo com a quantidade de dias que tem na viagem.

Informações do seguro de saúde (4ª etapa)

O seguro saúde exigido deve cobrir 50 mil dólares em despesas médicas, incluindo despesas de COVID. Ou seja, o seguro deve cobrir até 50 mil dólares em despesas de COVID. Caso contrário, o seguro pode ser rejeitado.

O certificado do seguro que será anexado ao Thailand Pass precisa estar em inglês.

Informações sobre o seguro saude para o Thailand Pass
Informações do Seguro Saúde
  1. Insurance Policy number: número da apólice
  2. Effective Date: data em que o seguro passa a valer (data de início da cobertura).
  3. Medical insurance documents: faça o upload do certificado do seguro, onde constam as informações pessoais e menciona a cobertura de 50.000 dólares de COVID.
  4. Other visited countries: caso passe algum período em um outro país (nos últimos 14 dias), além do país em que está partindo para a Tailândia, inclua esse país. Não é necessário colocar as conexões.

Recomendações de seguro de saúde

Não é muito fácil encontrar opções de seguro saúde que cubram 50K dólares de despesas de COVID, e quando se faz uma cotação com alguma empresa no Brasil e pede para incluir essa cobertura, o seguro costuma ficar caro.

Recomendação de seguro saúde é uma das perguntas que mais recebemos. Vamos falar sobre duas opções de seguros que atendem os requisitos da Tailândia e ficam bem em conta.

Opção 1:

Existem algumas empresas da Tailândia que fizeram o seguro propriamente para cobrir os requisitos exigidos pela Tailândia no momento. Essas opções ficam bem em conta, considerando as exigências, além de oferecerem um bom serviço, caso precise utilizar o seguro por aqui na Tailândia.

Nós temos recomendado o Luma Thailand Pass. Entre as empresas daqui, tem sido a opção mais em conta para quem vem do Brasil.

A empresa também oferece bom atendimento, normalmente bem rápido e tem tido um feedback positivo aqui dentro.

Outro ponto importante é que o seguro cobre tanto casos sintomáticos, quanto assintomáticos, o que é importante. É difícil pegar a COVID na Tailândia atualmente, para ser honesto. A doença está controlada por aqui, mas caso de uma “zebra” e teste positivo em alguns dos exames, na chegada ou em algum exame que fizer por aqui, e o seguro não cobrir por ser assintomático, a conta no hospital fica muito cara, muito mesmo!

A única desvantagem do seguro seria o fato de o valor do seguro ser fixo até o período de um mês. Isso quer dizer que, caso contrate o seguro por 20 dias ou um mês, o valor é o mesmo. Porém, ainda assim, costuma ser mais barato que a maioria das opções.

Como fazer a reserva:

Para fazer uma cotação ou a reserva do seguro, Clique aqui.

Primeiramente, deverá apenas colocar a data da viagem e local de partida. Após isso, vão aparecer as opções dos planos que podem ser contratados. A primeira opção, a mais barata (Litle Plan), é suficiente para os requisitos exigidos pela Tailândia atualmente.

Após selecionar o plano, você deverá colocar algumas informações pessoais e também um endereço na Tailândia. Pode colocar o endereço do hotel que passará o Sandbox ou o primeiro dia. Antes de selecionar a província (como mostra a foto abaixo) você deve preencher o postal code (CEP). Normalmente, você consegue essa informação no site do hotel, no rodapé do site, onde consta o endereço. O código postal são 5 números. Após preencher o código postal, a opção da província ficará disponível de forma automática. Caso não preencha o código postal antes, não é possivel completar o preenchimento do endereço. Para o telefone, selecione o país e não será preciso colocar o DDI do Brasil.

Informações para reserva do seguro saúde na Tailândia
Informações para o seguro saúde

Opção 2:

A safety wings é um seguro feito para nômades. A opção da Safety Wings costuma ter preços em conta e oferece um serviço de qualidade e com bom atendimento também.

A Safety Wings tem uma vantagem que é possível contratar o seguro por um período menor que um mês, ficando bem em conta caso a viagem seja por um período bem pequeno.

Algumas das desvantagens da safety wings seriam:

Primeiro o fato de que o valor do seguro varia muito de acordo com a idade (para quem tem mais de 40 anos, o seguro começa a encarecer).

Existe um valor de 250 dólares para acionar o seguro. Ou seja, caso precise do seguro, você precisa pagar os primeiros 250 dólares. O restante do valor é coberto pelo seguro.

Uma outra desvantagem é o fato de não cobrir casos assintomáticos. Como dito anteriormente, caso dê muito azar e teste positivo, sendo assintomático, a conta no hospital é muito cara.

Comparando os 2 seguros, diríamos que o a da Luma é melhor, em especial por cobrir os casos assintomáticos. Mas a avaliação do custo-benefício cabe a cada um, uma vez que a safety wings pode ficar um pouco mais barata, em especial para uma viagem de poucos dias.

Clique aqui para fazer uma cotação ou contratar o seguro da Safety Wings.

Faça parte dos nossos grupos de viagem para trocar dicas, tirar dúvidas e conhecer a galera Brazuca que está vindo para a Tailândia


Nos acompanhe pelo Instagram e Facebook para pegar todas as dicas e saber tudo sobre a Tailândia!

Documentos adicionas (additional documents)

box para colocar a comprovação do exame de RT-PCR agendado para a ilha de Phuket

Na opção dos documentos adicionais você pode colocar qualquer documentação adicional que seja necessária.

Caso você entre por Phuket, por exemplo, onde o agendamento dos testes RT-PCR são feitos online, você pode colocar o recibo comprovando a reserva nos testes nesta etapa.

>>> A Phi Phi Brazuca, além de prestar todo suporte e ajuda em português aos brasileiros que planejam visitar à Tailândia, organiza os passeios pelas ilhas do país com qualidade garantida e combrando os preços praticados na região. Confira todas as opções de passeios da Phi Phi Brazuca pela Tailândia!

Informações complementares sobre o Thailand Pass:

Após a aplicação do Thailand Pass irá receber uma confirmação pelo email cadastrado. O sistema pede de 3 a 7 dias para a avaliação. Alguns casos, como para quem tem o QR code do cartão de vacina reconhecido pelo sistema, a aprovação é bem rápida. Para os outros casos, geralmente o processo tem levado por volta de 7 dias. Porém, a data da viagem tem sido priorizada. Para algumas pessoas o processo demora mais que os 7 dias. Para quem aplica próximo à data da viagem, normalmente, aprovam de forma mais rápida.

Evite usar os e-mails da Hotmail/Outlook quando fizer o cadastro. As vezes o sistema Thailand Pass não reconhece e não responde esses e-mails.

Parte da avaliação é automática e parte é manual. As avaliações nem sempre seguem um mesmo padrão. Tiveram pessoas, por exemplo, que disseram que o Thailand Pass foi aprovado mesmo fazendo o upload da reserva da hopedagem com a confirmação do Booking ou Agoda, mesmo não estando pagas ainda. Mas em diversos casos, o Thailand Pass foi reprovado. É sempre bom fazer conforme as exigências, para não ter nenhum problema.

Caso o Thailand Pass seja rejeitado, você pode corrigir o problema e aplicar novamente.

Caso tenha urgência ou caso a avaliação demore mais que os 7 dias solicitados, envie um email para [email protected] . O email deve ser enviado em inglês, claro!


Esperamos ter ajudado com as informações que estava procurando. Caso ainda tenha dúvidas ou necessite de qualquer ajuda ou informação, entre em contato.

Caso queira conversar sobre os passeios, é só nos mandar uma mensagem também!

Compartilhe com um amigo

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Passeios pela Tailândia

Saiba mais sobre as diversas opções de passeios para conhecer o paraíso que é a Tailândia no melhor estilo possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.