Tatuagem na Tailândia: tattoo com bambu, Sak Yant e mais

Além dos tradicionais passeios em templos e em cenários paradisíacos, a tatuagem na Tailândia, em especial a tattoo com bambu, é super tradicional e é bem comum turistas voltando para casa com uma tatuagem.

E como tatuagem é para vida toda é sempre bom ter certeza e confiança no que estiver fazendo.

Para poder ajudar, vamos explicar um pouco como funciona esse mercado de tatuagem na Tailândia, desde as chamadas tatuagens com bambu, as famosas Sak Yat, dicas de onde fazer tatuagem na Tailândia e mais informações para te ajudar a decidir se volta da Tailândia com uma tatuagem ou não.

tatuagem das 5 linhas feita na tailândia
Popular tatuagem das 5 linhas feita na Tailândia

Importante!

A Phi Phi Brazuca tem uma agência brasileira na Tailândia, com sede em Koh Phi Phi, com brasileiros sempre presentes para atendê-lo(a).

Organizamos os passeios turísticos pelo país (incluindo passeios com guia em português) e damos suporte aos brasileiros que planejam vir à Tailândia.

Entre em contato caso precise de qualquer tipo de informação ou ajuda. Será um prazer ajudar!

Conheça as opções de passeios pela Tailândia

Tatuagem de bambu vs tatuagem de máquina na Tailândia

Antes de fazermos uma comparação entre tatuagens feitas com bambu ou tatuagens com máquina, vamos falar um pouco sobre essa prática que é a técnica da tatuagem de bambu.

Essa prática é chamada por esse nome, pois antigamente os artistas realmente usavam um bambu para fazer as tatuagens. Ainda é possível encontrar quem o faça desta forma na Tailândia. Entretanto, ultimamente, os artistas na Tailândia não usam mais o bambu para fazer as tatuagens e sim uma vara, onde as agulhas são colocadas nas pontas.

Contudo, popularmente, essa técnica é sempre chamada de tatuagem com bambu, ou bamboo tattoo em inglês.

Algumas pessoas, por não estarem muito ambientada a esta prática, têm receios sobre a qualidade e até segurança no quesito de saúde e higiene. Contudo, esta prática de tatuagem é supersegura e os estúdios de tatuagem na Tailândia são limpos e seguem os padrões de higiene. Além disso, a qualidade da tatuagem com a técnica de bamboo não deixa a desejar em nada para as tatuagens de máquina.

Diferenças entre tatuagem com bambu e máquina

Umas das perguntas mais frequentes que recebemos é sobre qual o melhor método ou quais as diferenças entre a técnica de bambu ou a tatuagem com máquina.

Algumas das diferenças entre as duas técnicas são:

  • A técnica com bambu não vai tão profundo na pele (o que não faz a qualidade ser pior) e a cicatrização é mais rápida.
  • Com a tatuagem de bambu é possível ir na água ou tomar sol 6 horas após a tatuagem. Com a tatuagem de máquina este tempo vai ser maior. Dependendo do tamanho da tatuagem esse intervalo pode variar de uma semana até um mês.
  • Apesar de haver questionamentos neste tópico, não havendo uma unanimidade, a maioria das pessoas que já fizeram os dois tipos de tatuagem dizem que a técnica de bambu dói um pouco menos.
  • A técnica de bambu é mais demorada que com máquina.

O tipo de tatuagem mais indicado para você fazer durante sua viagem para a Tailândia depende do tipo da tatuagem e da sua escolha, claro. Contudo, a não ser que a tatuagem seja bem grande, nós recomendamos fazer com a técnica de bambu. É provável que durante a viagem para a Tailândia você esteja exposto ao sol e água com frequência. Considerando que após 6 horas de finalizar a tattoo você está liberado para nadar e pegar sol, essa técnica tem uma grande vantagem.

Além disso, por ser mais tradicional na Tailândia, boa parte dos artistas por aqui tem mais costume e são melhores nessa técnica do que com a máquina.

Apenas ressaltando novamente, porque é uma preocupação frequente de muitos, a qualidade da tatuagem com a técnica de bambu não é inferior e muito menos os traços são mais grossos.

Pode fazer sua tatuagem de bambu tranquilamente!

A tatuagem sagrada de Sak Yant na Tailândia

As místicas e famosas tatuagens sagradas de Sak Yant são motivo de muitas dúvidas e questionamentos entre os turistas.

Vamos tentar ajudar a esclarecer alguns pontos sobre essa prática.

De acordo com a crença, as tatuagens Sak Yant na Tailândia são tatuagens sagradas, com poderes de proteção especiais aos que tatuam uma destas tatuagens no corpo.

As tatuagens Sak Yant são, na verdade, um conjunto com diversas opções de tatuagens diferentes, e cada uma dela tem um significado e um poder especial segundo a crença.

Tradicionalmente, a tatuagem Sak Yant é feita por um monge, em alguns dos templos da Tailândia. Normalmente não é necessário pagar pela tatuagem. Você pode apenas fazer uma doação para o templo em questão.

Existe também uma tradição onde o monge escolhe a tatuagem para você de acordo com a percepção do monge em relação à sua aura e energia. Entretanto, isso não é uma regra. Você pode escolher qual Sak Yat você vai fazer.

Após a tatuagem terminada, o monge faz um ritual de benção da tatuagem que seria o que confere à tatuagem sua proteção especial.

De acordo com a crença, existe uma série de regras que não podem ser descumpridas para que o poder de proteção da tatuagem não se “quebre”, como:

  • Não matar;
  • Não roubar;
  • Não desejar uma pessoa comprometida;
  • Não mentir
  • Não desrespeitar seus pais;

Considerações sobre as tatuagens Sak Yant

Vamos agora fazer algumas considerações, sendo bem honestos, sobre as tatuagens Sak Yant na Tailândia.

Primeiramente, se você tem o desejo de fazer uma Sak Yant com um monge, o que recomendaríamos é pesquisar bem o local antes de fazer. De forma bem honesta, a maioria dos monges não tem a mesma técnica que artistas em estúdios de tatuagem na Tailândia.

É verdade que o foco da Sak Yant pode não ser a estética, mas é interessante fazer uma tatuagem com alguém que domine bem á prática.

Como reza a tradição, a Sak Yant feita por um monge é seguida de uma benção dele, o que daria uma proteção especial à tatuagem.

Porém, as tatuagens que compõe o grupo de tatuagens Sak Yant, que por sinal são muito bonitas – conforme mostraremos algumas na sequência – são feitas pelos tatuadores nos estúdios de Tailândia. Apesar de não ser feita por um monge ou não ter uma benção na sequência, acreditamos que o mais importante é o que a tatuagem representa e significa para cada um.

A grande maioria dos turistas fazem uma destas tatuagens em estúdios na Tailândia, onde sentem confiança no artista. Algumas destas tatuagens, como a famosa 5 linhas, são super populares entre os turistas.

Faça parte dos nossos grupos de viagem para trocar dicas, tirar dúvidas e conhecer a galera Brazuca que está vindo para a Tailândia


Nos acompanhe pelo Instagram e Facebook para pegar todas as dicas e saber tudo sobre a Tailândia!

Recomendação de estúdio de tatuagem em Koh Phi Phi

Como dito anteriormente, tatuagem é para sempre. Dessa forma, é importante que saiba o que está fazendo e com quem está fazendo. É sempre bom fazer uma tatuagem com alguém que realmente domine a prática.

É muito comum nos pedirem uma recomendação de estúdio de tattoo ou de artistas na Tailândia. Nós, da Phi Phi Brazuca – apesar de organizarmos passeios em diversas regiões da Tailândia – temos nossa sede e moramos em Koh Phi Phi. Sendo assim, em Phi Phi podemos ajudar.

Tatuagem sempre foi algo bem tradicional em Phi Phi e existem diversos estúdios na ilha, alguns deles muito bons. Entre eles, temos recomendado um em específico; Phi Phi Pirate Tattoo.

Um grupo de tatuadores que moraram na ilha por muito tempo, sempre foram super renomados e mandam muito bem, voltaram para Phi Phi para fazer este estúdio. São excelentes, além de serem bem atenciosos. Para quem quiser fazer sua tattoo em Koh Phi Phi, pode confiar no pessoal.

  • Leia nosso artigo para pegar todas as dicas sobre o que fazer em Koh Phi Phi: desde os passeios, atividades na ilha, onde comer, curtir a noite e mais!

Tatuagens tradicionais e populares na Tailândia

Para quem pretende fazer uma tatuagem na sua viagem à Tailândia, mas ainda não decidiu qual tattoo fazer, vamos mostrar algumas das tatuagens mais tradicionais da Tailândia e seus significados para quem sabe assim podermos ajudar?!

Existem diversas tatuagens que são bem populares no país. Aqui vamos mostrar algumas delas:

Hae Taew (5 linhas):

Uma das tatuagens Sak Yant, podemos dizer sem medo de errar que essa é a tatuagem mais popular da Tailândia. Uma tatuagem considerada mágica, consta com 5 linhas que entoada diversas vezes podem trazer o level máximo de meditação. Cada uma das linhas tem um significado diferente de proteção para quem faz a tatuagem:

  • Primeira: protege contra injustiças, contra espíritos indesejados e protege o local onde vive;
  • Segunda: protege e reverte a má sorte em boa sorte;
  • Terceira: protege contra magias amaldiçoadas lançadas sobre você;
  • Quarta: traz boa sorte, sucesso e fortuna para suas ambições de vida;
  • Quinta: atrai carisma e atração nos relacionamentos.

Além do significado especial, a tatuagem é realmente bonita, o que faz com que muitos turistas, muitos mesmos, voltem com uma para casa.

tatuagem das 5 linhas feita na tailândia
Popular tatuagem das 5 linhas feita na Tailândia

Gao Yord:

A Sak Yant Gao Yord representa os 9 picos do sagrado monte mítico de Meru, que é considerado o lar de seres superiores. O desenho também usa símbolos representando Buda.

Considerada uma tatuagem com muito poder, acredita-se que ela oferece proteção contra espíritos do mal, traz boa sorte, bondade e força para lutar contra as adversidades.

desenho da tatuagem Sak Yant Gao Yord
Desenho da Gao Yord

Twin Tigers:

Mais uma tatuagem Sak Yant, o principal significado desta tatuagem é a força. De acordo com a crença, a tatuagem oferece poder para derrotar os adversários e as adversidades.

A tatuagem é muito comum entre lutadores de Muay Thai na Tailândia.

Desenho da tatuagem Twin Tigers
Desenho da tatuagem Twin Tigers

Hanuman:

Segundo a mística, Hanuman – também uma tatuagem Sak Yant – foi um guerreiro poderoso, leal, bravo e humilde. De acordo com a crença, quem carregar a tatuagem vai receber força, coragem e bravura.

tatuagem de Hanuman

Elefantes:

Apesar de não ser uma tatuagem Sak Yant, tatuagens de elefantes são uma das mais populares na Tailândia. É super comum turistas fazendo uma destas tatuagens por aqui. Isso ocorre, em especial, pois o elefante é considerado um animal sagrado na Tailândia e é um símbolo do país.

Em cada estúdio de tattoo na Tailândia terão diversas opções de desenhos, que você pode personalizar como quiser. Tatuagens de elefantes, além de muito populares, ficam sempre muito bonitas.

tatuagem de elefante feita na Tailândia
@phiphipiratetattoo

Esperamos ter ajudado com as informações que estava procurando. Caso ainda tenha dúvidas ou necessite de qualquer ajuda ou informação, entre em contato.

Caso queira conversar sobre os passeios, é só nos mandar uma mensagem também!

Compartilhe com um amigo

Passeios pela Tailândia

Saiba mais sobre as diversas opções de passeios para conhecer o paraíso que é a Tailândia no melhor estilo possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.