Situação da Fronteira e do Turismo na Tailândia

Quando a Tailândia estará aberta e poderemos visitar o país sem restrições?

No momento, quando falamos sobre viajar para a Tailândia essa é a pergunta mais importante e que todos têm feito.

Gostaríamos muito de dar uma resposta direta, com uma data exata, mas, no momento, a resposta mais honesta seria:

Não existe uma data exata e ainda não é possível afirmar isso com precisão.

A Tailândia vive uma situação complicada que é a necessidade do turismo X a cautela com a situação do Covid.

O país necessita muito do turismo e sofre muito com sua ausência. As ilhas e/ou regiões turísticas estão desertas, as pousadas, hotéis e resorts estão vazios.

Koh Phi Phi vazia com os barcos ancorados

Ao mesmo tempo, a Tailândia tem sido cautelosa quando se trata de lidar com a Covid. O país foi bem rígido no combate à doença, desde o início. As cidades e ilhas foram isoladas, toque de recolher, todos de máscaras durante todo o tempo, entre outras medidas. O país controlou bem a situação e poderia ser um problema abrir para o turismo – sem restrições – com a situação que o mundo ainda se encontra.

O país tem tentado aos poucos algumas medidas como forma de incentivar o turismo e ajudar a população que depende dele, mas, claro, as medidas estão muito longe de serem suficientes devido a enorme estrutura que o país tem voltada ao turismo.

Primeiramente, a Tailândia tem tentado incentivar o turismo local, porém, este tem um volume insignificante comparado a necessidade do país.

A última medida adotada pelo país, a aproximadamente um mês, foi o primeiro passo na reabertura e volta do turismo internacional.

O país abriu as fronteiras para o turismo e vôos internacionais…“quer dizer que eu já posso viajar e visitar a Tailândia?!”

Não é bem assim, ainda. O país já liberou a entrada, com a emissão de um visto especial que permite uma estadia longa, visando pessoas que pretendem ficar por um período maior e possam ajudar o turismo gastando seu dinheiro por aqui, porém, existem restrições ainda. Entre elas: as pessoas tem de vir de um país considerado de baixo risco, o qual o Brasil ainda não se encaixa, e tem de fazer quarentena na chegada.

Os primeiros grupos vindos sob essa nova condição chegaram ao país no mês passado. Este visto especial (special Tourist visa) libera a estadia, inicialmente, por 3 meses, podendo ser estendido por até 270 dias. Este visto pode ser interessante para quem quer ficar um tempo mais longo no país, porém, tem bastantes restrições ainda, mas não deixa de ser um primeiro passo no processo da volta do turismo.

Listamos os requisitos para a aplicação desse visto especial:

  • Ser um estrangeiro de um país de baixo risco de COVID-19.
  • Quarentena de 14 dias na chegada, em uma das acomodações indicadas e listadas pelo governo.
  • Comprovar uma estadia mínima de 30 dias, com hospedagem – pós quarentena – já reservada.
  • Cumprir com o regulamento público contra o Covid-19.
  • Voos e embarcações são limitados, tendo que verificar disponibilidade.
  • Seguro de viagem com cobertura médica de 100mil USD para tratamento para Covid-19.
  • Exame do covid-19 até 72 horas antes de viajar, quando chegar no aeroporto na Tailândia e quando terminar a quarentena.
  • Custo do visto: 2mil bahts (300 reais).

A Tailândia precisa bastante do turismo e tem tentado algumas formas de incentivá-lo, mas com medidas que ainda estão longe de resolver os problemas, mas essa é a situação que temos agora e seria irresponsabilidade afirmar uma data para a volta do turismo “comum”, no momento.

Não existe uma data ou previsão, pois o próprio governo tailandês ainda não sabe. A situação em que o mundo se encontra em relação ao Corona ainda não é boa, sendo difícil afirmar algo agora.

A Tailândia é simplesmente espetacular. Com uma cultura bem característica, rica e super interessante. Praias e paisagens espetaculares. É um dos países mais bonitos do mundo, sem dúvidas.

A Tailândia não foi feita para ficar fechada, com certeza, mas no momento precisamos esperar um pouco mais para termos mais informações de quando o país poderá abrir novamente.

Imagem de Koh Phi Phi

Enquanto isso, vamos aproveitar para ir organizando e planejando a viagem dos sonhos, para que – quando o país estiver aberto novamente – estarmos preparados.

Por aqui, a Phi Phi Brazuca vai estar atualizando sempre que tivermos quaisquer novidades e estamos disponíveis para ajudar com todas as dúvidas e informações que precisarem.

Vamos manter o pensamento positivo e trazer energias boas…em breve estaremos juntos novamente!!!

Deixe seu Comentário