O que fazer na Tailândia: Onde ir e Visitar

O que fazer na Tailândia: Onde ir e Visitar

A Tailândia é um país super diversificado. Desde sua cultura, quanto as características geográficas e o que se pode aproveitar (em termos de turismo no país) muda muito de acordo com cada região da Tailândia. É como se existisse mais de uma Tailândia dentro do próprio país. Dessa forma, a decisão sobre o que fazer na Tailândia e onde ir e visitar no país não é uma tarefa fácil para quem está planejando sua viagem.

Por isso, vamos falar um pouco sobre cada uma das regiões mais populares e preferidas por grande parte dos turistas, para que possamos te ajudar a definir o seu roteiro.

Confira todo o artigo e, no final, saiba melhor definir aqueles locais que te agradariam mais (diante de suas expectativas) e deveriam estar, sem falta, em seu roteiro  

Um barco tailândes de long tail em Wang Long na ilha de Koh Phi Phi na Tailândia
Wang Long em Koh Phi Phi

Onde ir na Tailândia: Cidades e ilhas

Cada turista tem, claro, gostos e expectativas diferentes quando se viaja a um país. Nossa ideia neste artigo é ajudar que possam decidir onde ir e visitar em cada região da Tailândia, fazendo um pequeno resumo sobre as características e algumas opções do que se pode fazer e ser aproveitado em cada cidade ou ilha do país, não sendo o foco desse artigo sugestões de roteiro!

Primeiramente, vamos começar com as cidades mais ao centro (como Bangkok, que costuma ser a porta de entrada) e as cidades e províncias mais ao norte.

Para quem gosta e quer conhecer mais da cultura e do povo tailandês, visitar alguns templos budistas e fazer compras, essas regiões podem ser boas opções.

>>> Leia aqui nosso artigo sobre qual a melhor época para viajar para a Tailândia

Bangkok

Bangkok é a maior cidade do país, capital, e porta de entrada para a grande maioria dos turistas na Tailândia. Sendo assim, é quase certo passar alguns dias na cidade.

A cidade pode parecer um pouco caótica com uma população bem densa e um trânsito tenso, mas existem algumas opções a serem aproveitadas por aqui.

Se tem interesse em conhecer alguns dos belos templos budistas ou até curtir a noite da Tailândia, Bangkok pode te agradar. A cidade é uma boa opção para se fazer compras e levar alguns dos suvenirs super característicos da Tailândia!

  • Existem os templos Wat Arun, Wat Pho e o mais famoso deles o Grand Palace
  • Um ponto que não se pode deixar de conhecer é a khao San Road. Rua mais famosa e conhecida de Bangkok. Para quem gosta da noite, é lá que você deve ir. Com uma vibe super agitada e bares que vão até altas horas da manhã a todo vapor, você vai encontrar turistas do mundo inteiro. Mesmo que você não curta todo esse agito na noite, você tem que passar pela Khao San Road durante o dia. Com suas feirinhas de rua e lojinhas uma ao lado da outra vendendo suvenires bem baratos e que agradam todos os gostos
  • Existem algumas opções a mais para se fazer em Bangkok, como o mercado flutuante (passeio esse que divide muito as opiniões. Algumas pessoas gostam e muitas não, devido ao tumulto) e o Roof Top (famoso pelo filme Se beber não case, porém com preços bemmm carinhos)

Em suma, se você gosta da ideia de visitar os templos, quer fazer compras, ou curtir uma noite agitada, Bangkok é uma boa opção para alguns dias, mas por nossa experiência e também da maioria dos turistas, não deixe muito dias para a região, pois pode ser um pouco cansativo e repetitivo. Talvez 2 ou 3 dias, dependendo do seu gosto e tempo de viagem.

Se quiser algumas dicas mais detalhadas sobre o que fazer em Bangkok uma boa opção é o guia do blog Eduardo e Mônica

Ayutthaya

Essa foi a antiga capital da Tailândia e fica próxima de Bangkok, por volta de 1h de carro.

Patrimônio Mundial da UNESCO, a região é famosa pelos templos e ruínas espalhados pelo seu parque histórico.

O parque é bem grande, contendo 6 templos entre suas ruínas, portanto, é preciso um dia inteiro para conseguir visitá-los.

Em um destes templos se encontra a famosa imagem da cabeça de Buda em uma árvore.

Para essa região, o comum é alugar um passeio de um dia saindo de Bangkok!

imagem de buda nas raízes de uma árvore em Ayutthaya
Imagem de buda nas raízes de uma árvore

Importante!

A Phi Phi Brazuca tem uma agência Brasileira na Tailândia, com sede em Koh Phi Phi, com brasileiros sempre presentes para atendê-lo

Além de toda ajuda e suporte em português, organizamos os passeios na ilha e temos parcerias em outras regiões da Tailândia para atender os brasileiros que viajam ao país

Confira nossos passeios em Phi Phi

Confira nossos passeios na Tailândia

Chiang Mai

Chiang Mai é uma cidade ao norte do país (800 km de Bangkok). Com um ambiente leve, uma cultura muito rica e um povo conhecido por ser acolhedor e simpático, a segunda maior cidade do país costuma, em suma, agradar bastante os turistas.

Se você quer visitar alguns templos realmente lindos, se aproximar um pouco da cultura tailandesa em uma cidade mais tranquila e calma que Bangkok, ou é um amante da natureza, Chiang Mai é uma boa opção portanto.

Por lá, simultaneamente aos templos, você pode aproveitar os passeios pela selva e as belas paisagens que a cidade oferece, provar um pouco da rica gastronomia, visitar os famosos santuários dos elefantes, entre outras opções.

Em Chiang Mai acontece também o famoso festival das lanternas (uma vez a cada ano). Se coincidir com a época da sua viagem você pode então aproveitar esse evento.

Chiang Mai é uma cidade super barata, sendo assim, outra excelente opção para a compra de souvenirs

O grande problema de Chiang Mai é que fica um pouco longe de Bangkok e das ilhas. Dessa maneira, se não tem muitos dias no roteiro, pode ficar um pouco corrido e inviável a ida para essa região.

Chiang Rai

Caso você vá à Chang Mai é super válido dar uma passada em Chiang Rai, já que as cidades não são distantes (200 KM).

Nessa região, fica, para muitos, o templo mais bonito da Tailândia: o Templo Branco. Essa é a principal atração da cidade e o templo é lindo e realmente vale a visita.

Além do famoso Templo Branco, é possível visitar também o templo azul, além de desfrutar as belezas naturais da região com suas belas cachoeiras e paisagens.

Templo branco de Chiang Mai de manhã
Templo Branco em Chiang Rai

Pai

Localizada a 145 Km de Chiang Mai, essa cidade é conhecida pela sua atmosfera e é sempre bem falada entre os turistas.

Não existem muitas atrações turísticas por aqui, mas ela é popular e frequentada pelos turistas devido à vibe hippie e pelo ambiente super agradável e boêmio.

É super comum os turistas em meio aos locais curtindo os bares pela região em uma atmosfera super positiva.

Pai também é conhecida por pelas suas belezas naturais, com suas cachoeiras e um belo pôr do sol.

Quais ilhas visitar na Tailândia

Agora vamos falar sobre a parte mais popular e predileta da maioria das pessoas que vêm à Tailândia, em especial os brasileiros: o que fazer e onde ir e visitar nas ilhas da Tailândia!

Se o que você está procurando são ilhas com cenários paradisíacos (dos mais bonitos do mundo), atrações turísticas como passeios de barco e mergulho, ou praias lindas apenas para poder relaxar, ou até festas à noite em uma vibe bem animada, aqui estarão os lugares que você deveria deixar mais tempo no seu roteiro.

Como dissemos no início do artigo, tudo depende do gosto e expectativa de cada um, mas de uma maneira geral, as ilhas são o ponto alto da viagem da grande maioria dos turistas que vem à Tailândia!

Sendo assim, se o que listamos acima é o que te agrada mais, de preferência para ficar mais dias pelas ilhas pois não vai se arrepender. As belezas das ilhas da Tailândia é algo realmente encantador

Então, “o que fazer e onde ir e visitar nas ilhas da Tailândia?”

Se Bangkok e Ayutthaya ficam na região central e Chiang Mai, Chiang Rai e Pai mais ao norte do país, as ilhas, por outro lado, ficam ao sul da Tailândia. Entretanto, a região sul do país é composta por uma faixa continental separada pelos mares de Andaman e pela Costa do Golfo.

Um rochedo em meio a água na praia de Railay Beach em Krabi
Railay Beach em Krabi

Faça parte dos nossos grupos de viagem para trocar dicas, tirar dúvidas e conhecer a galera Brazuca que está vindo para a Tailândia


Nos acompanhe pelo Instagram para pegar todas as dicas e saber tudo o que acontece na Tailândia!

Ilhas do lado Oeste da Tailândia (mar de Andaman)

Este lado é mais popular, primeiramente por ter mais opções de ilhas e atrações e, podemos dizer também, pelo fato de estar Phi Phi (a ilha mais popular entre os Brasileiros)

Se você tem um roteiro mais longo, é super válido fazer os dois lados da Tailândia, mas se não tem tantos dias e não quiser correr demais com sua viagem, recomendaríamos priorizar este lado.  

Vamos então falar um pouco sobre cada ilha para te ajudar a decidir quais delas você deveria visitar.

Phuket

Iniciando por Phuket, essa é a maior ilha do país e tem um aeroporto, dessa maneira, o acesso vindo de Bangkok ou do norte do país, algo bem prático.

Phuket é bastante famosa pela sua noite bem agitada e badalada e, às vezes, um pouco mal falada. As festas se concentram na região de Patong (região mais turística da ilha). Bares e clubs para todos os lados com música bem alta e algumas festas indo até mais tarde. Nessa região, realmente o turismo sexual é bem presente, sendo bem visível e, por isso, algumas pessoas acabam não gostando.

Contudo, se não é isso que você procura, existem outras regiões para se hospedar além de patong, como kuta e Karon, que são praias mais tranquilas.

Phuket não é tão paradisíaca como Phi Phi, mas existem alguns passeios saindo daqui para algumas ilhas bem bonitas, como Similan Island e James Bond.

Além disso, uma boa opção seria alugar uma scooter e rodar algumas praias da ilha, visto seu tamanho.

Existem passeios saindo de Phuket para Phi Phi, porém, não recomendamos tanto, já que as ilhas são um pouco longes e se perde muito tempo no deslocamento (0 passeio acaba um pouco “corrido”).

Se não tiver muitos dias, talvez possa ser mais interessante priorizar outras ilhas dessa região, mas ficar uns 2 a 3 dias em Phuket para curtir alguns passeios de barco, as praias da ilha com uma scooter, e também a noite super agitada (a noite não se resume ao turismo sexual, obviamente) é bem válido.

>>> Lembrando que em breve a Phi Phi Brazuca estará lançando os passeios em Phuket

Praia de Similan Islanda vazia em Phuket
Similan Island em Phuket

Krabi

Krabi é na verdade uma província e nela estaria incluso até Phi Phi e Koh Lanta, por exemplo, mas na Tailândia, quando nos referimos à ilha de Krabi, nos referimos às regiões de: Krabi town, Ao Nang ou Railay Beach. Essa seria a chamada ilha de Krabi. Na região de Krabi Town há também um aeroporto

Você pode se hospedar em qualquer umas destas regiões, mas sempre recomendamos ou ficar na praia de Ao Nang, ou em Railay Beach (pequena ilha, ao lado de Ao Nang acessada com um táxi boat). Krabi Town fica um pouco afastado e não há muito o que fazer.

Em Krabi, além das belas praias de Railay Beach, você pode curtir alguns passeios de barcos em cenários bem bonitos, como: Hong Island, 4 ilhas ou 7 ilhas. Além disso, existe a opção p quem curte escalada!

>>> Confira nossos Passeios em Krabi

Koh Phi Phi

Acreditem, não é por termos nossa agência situada na ilha, mas essa é a queridinha da grande maioria dos brasileiros que vem por aqui. Não é difícil explicar por quê. Phi Phi agrada a todos os gostos. É uma ilha bem pequena e se faz tudo á pé mesmo (não recomendamos ficar ao norte da ilha apenas, faça o download do nosso guia nesse link com sugestões de acomodações).

Além de toda a praticidade, Phi Phi tem talvez, os cenários mais bonitos do país para se fazer entre os passeios de barco. A incrível Pileh Lagoon (vai ser umas das vistas mais bonitas que já teve), a famosa Maya Bay (que por enquanto ainda está fechada para regeneração e apenas se para em frente), a ilha maravilhosa de Bamboo Island e mais.  

Todas as ilhas ao redor de Phi Phi fazem passeios trazendo os turistas para essa região, pela sua beleza única (o que não recomendamos muito, devido à distância). Por isso, fazemos os passeios em horários que possamos evitar o tumulto.

Outra atração seria o mergulho, que é um dos melhores do mundo, já que Phi Phi tem uma vida marinha riquíssima.

Além disso, dentro da própria ilha existem atividades para se fazer a pé como o view point e algumas praias, além de uma vida noturna bem animada e agradável, porém, sem nenhum problema quanto à questão do turismo sexual.

Deixem alguns dias a mais reservados para Phi Phi e não vão se arrepender!

>>> Confira nossos Passeios em Phi Phi

>>> Confira nosso artigo com um guia sobre o que fazer na ilha

vista aérea da ilha de bamboo island em Koh Phi Phi
A incrível Bamboo Island em Phi Phi

Koh Lanta

É uma ilha não muito longe de Phi Phi, Krabi ou Phuket, tendo assim, fácil acesso. Koh lanta não é uma ilha muito badalada por não ter tantas atrações turísticas e sua característica principal é a tranquilidade.

A ilha é grande, sem muito turistas e bem calma.

Se você está procurando um local super tranquilo para apenas relaxar, alugar um scooter e rodar e aproveitar belas praias, Koh Lanta pode ser uma boa opção.

Além disso por ser uma ilha grande tem uma boa estrutura e é possível fazer alguns passeios de barco, não nos mesmos cenários como os de Phi Phi, mas com belas vistas!

Koh Lipe

Koh Lipe é uma ilha que está começando a ficar mais popular agora. Com areia branquinha e água cristalina, a ilha é linda, a verdade é essa!

A ilha de Koh Lipe fica um pouco afastada, à 4h horas de Phi Phi e por volta de 5h de Krabi e Phuket (isso de Speed Boat). A ilha realmente não é tão perto. Na verdade, vindo da Malásia o acesso é até mais prático (Langkawi), demora por volta de 1:30h

A ilha é bem pequena e se faz tudo a pé mesmo. A ilha pode ser dividida entre 3 praias

  • Pattaya
  • Sunrise
  • Sunset

Sunrise seria a praia mais bonita com uma vista incrível nas areias claras e água cristalina. Sunset, como diz o nome, a praia ideia para o pôr do sol.

Como a ilha é bem pequena, as ruas são estreitas com diversos restaurantes, barzinhos e lojinhas, dando um clima super agradável.

Não existe muitas opções de excursões por aqui, a não ser alguns passeios de snorkeling. O que vale mesmo a pena na ilha é relaxar nas praias calmas e bem bonitas e curtir o clima bem gostoso que a ilha proporciona.

Koh Lipe é uma ilha um pouco mais cara, mas se tiver mais alguns dias no seu roteiro, vale muito a pena passar alguns dias por aqui.

Ilhas do lado Leste (Costa do golfo)

As ilhas deste lado são basicamente 3: Koh Samui, Koh Tao e Koh Phangan.

O trajeto entre as ilhas dos dois lados da Tailândia dura entre – barco + ônibus + barco – por volta de 8 horas.

Koh Samui

Esta é a maior das ilhas, tendo um aeroporto nela. A ilha e suas praias não são tão paradisíacas, é verdade, e não existem tantas opções para atrações turísticas por aqui, mas uma boa opção é alugar uma scooter (ilha muito fácil para andar de moto) e conhecer suas praias e cachoeiras, uma vez que a ilha é consideravelmente grande.

A ilha é frequentada por muitos casais que querem curtir a comodidade e conforto de alguns dos excelentes resorts.

A praia mais famosa e turística é a Chaweng beach e por lá acontecem diversas festas à noite. Entre os bares pelas ruas da cidade é bem comum se deparar com o turismo sexual também.

Koh Phangan

Não tem como negar, Phangan é a ilha mais conhecida pelas festas. Aqui acontece a festa mais famosa do país: a Full Moon party, uma vez por mês, durante a lua cheia (há quem ame a festa, como há quem odeie, essa é a verdade).

Uma vez por mês também, acontece a Half Moon Party. Para alguns, essa festa seria melhor que a própria Full Moon.

Existem outras festas também na ilha, mas além das festas, uma boa opção seria alugar uma moto e conhecer algumas de suas belas praias.

Pôr do sol em uma praia
Pôr do sol em Koh Phangan

Koh Tao

Do lado leste, Koh Tao talvez seja a ilha mais paradisíaca da região e algumas das opções para curtir a ilhas seriam:

  • Mergulho
  • A ilha vizinha de Nang Yuan
  • A noite na ilha

Koh Tao também é famosa pelo mergulho.  

Uma opção imperdível para quem está na ilha é visitar Koh Nang Yuan, uma ilha vizinha, do lado, acessada através de um taxi boat. A ilha é linda com areia clara e água cristalina e o view point nela é lindo.

A noite na ilha de Koh Tao não é lá o mesmo ritmo de Phangan, mas é bem animada com as festas nos bares em frente à praia.  

Se você viajar para este lado das ilhas, Koh Tao deveria estar no seu roteiro, com certeza!


Esperamos ter ajudado com as informações que precisava. Caso tenha dúvidas ou necessite de qualquer ajuda referente a Tailândia, entre em contato com a Phi Phi Brazuca que será um prazer ajudar!

Deixe seu Comentário