Qual a melhor época para viajar para a Tailândia?

Qual a melhor época para viajar para a Tailândia é uma das dúvidas e perguntas mais comuns entre as pessoas que planejam sua viagem. Para dificultar, ainda um pouco mais, existem diversos artigos explicando as estações na Tailândia com informações divergentes.

Sendo assim, tentamos aqui, de uma maneira bem simples e didática, descrever o clima e as características de cada uma das regiões mais famosas da Tailândia conforme a experiência que tivemos morando nesse país maravilhoso.

Antes, porém, a primeira dica que daríamos a quem planeja fazer uma visita ao país é:

a

Independente de quando você vier para a Tailândia, você vai curtir bastante. Sendo assim, não deixe de viajar por causa da época que você vai ter suas férias. Venha quando tiver condições e não vai se arrepender!

a

O principal receio de todos quando se trata deste assunto são as monções (nome que assusta, mas é apenas um termo usado para falar que é época de chuva). Sim, existe o período de monções na Tailândia, que varia de região para região e explicaremos em seguida.

Mas não pense que suas férias podem ser estragadas pelas chuvas. De forma alguma. Se puder vir nos meses que não tem chuva nehuma, melhor, claro. Mas de uma maneira geral, esse período é caracterizado por pancadas de chuvas, as vezes fortes, mas passageiras. Normalmente as pancadas de chuva são rápidas. É bem comum que, depois de uma forte pancada de chuva, o tempo abra.

Como dito antes, as chuvas variam entre as regiões do país – mas de uma maneira geral – o período de menor chuva no país é de dezembro a abril e o período de maio a outubro mais chuvoso, tendo abril e maio como os meses mais quentes.

MêsChuva (mm)Temp (C)
Jan28,324,1
Fev23,125,8
Mar40,427,7
Abril85,329,2
Maio183,928,7
Jun177,228,1
Jul196,427,6
Ago21927,4
Set252,727,2
Out190,926,7
Nov125,125,5
Dez57,824,1
Média de Temperatura e chuva na Tailândia

Além do clima, existe um outro fator que é afetado pela época do ano – a quantidade de turistas. A alta temporada na Tailândia acontece entre os meses de outubro a abril e a baixa temporada de maio a setembro. Assim, se vier na baixa temporada, mesmo que chova um pouquinho mais, o país e os pontos turísticos estão sempre mais vazios

Como dito antes, o clima e as chuvas variam entre as regiões da Tailândia, sendo interessante uma avaliação específica de cada região que se pretende viajar. Desenhamos uma tabela com uma estimativa das chuvas entre as principais regiões turísticas do país de acordo com os meses do ano. Na escala, quanto menor o número, menor a média de chuva.

DestinoJanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez
Bangkok111244445521
Chiang Mai 111244444311
Costa Oeste111244455432
Costa Leste311133333554
Média de chuvas durante o ano: 1-menos chuva/ 5-mais chuvoso

Dividimos o país entre as 4 regiões mais visitadas na Tailândia.

Bangkok (região central)

Capital e porta de entrada no país para a maioria dos turistas. O período mais chuvoso em Bangkok começa em maio e se estende até outubro. Bangkok é uma cidade que sofre bastante com o calor e umidade e os meses de abril e maio são bem quentes por aqui.

Chiang Mai

Cidade ao norte famosa pelos templos, santuários de elefantes e pelo festival das lanternas. Por aqui as chuvas são mais intensas de maio até setembro, começando a melhorar no período de outubro. O norte da Tailândia sofre uma particularidade que é o período de queimadas que vai de novembro a abril. Os meses mais intensos são de fevereiro e março, onde a visibilidade fica bastante prejudicada em alguns momentos.

Costa Oeste

Conhecida como mar de Andaman. Este é o litoral da Tailândia com as ilhas mais populares e famosas (Koh Phi Phi, Krabi, Phuket e Koh Lipe). O período mais chuvoso por aqui vai de maio a outubro, melhorando em novembro e tendo agosto e setembro como os meses mais chuvosos.

Não são muito comuns chuvas no período de Dezembro a abril, e os meses de janeiro a março temos quase 100% do tempo com céu aberto.

Costa Leste

Chamada de Costa do Golfo. Aqui ficam as ilhas de Koh Samui, Koh Tao e Koh Phangan. Neste lado do país as chuvas começam a se intensificar e diminuem um pouco depois que o litoral do lado oposto.

As chuvas começam a aparecer em maio e até o mês de dezembro são mais comuns, tendo os meses de outubro e novembro como os mais chuvosos. As chuvas começam a melhorar em janeiro e os meses de fevereiro a abril praticamente não têm chuva.

Acreditamos que com estas informações conseguiremos ajudar a todos, porém, é importante ressaltar: consideramos para essa avaliação a média de chuva dos últimos anos na Tailândia, assim como nossa experiência vivendo aqui, mas o clima no mundo tem sido um pouco inconstante – e é normal uma pequena variação de um ano para outro – o que aconteceu nos últimos anos. 

Se depois deste artigo alguém ainda esteja se perguntando:

“E se eu não tiver férias nos meses de menos chuva?!”

Novamente, não se preocupem. As chuvas, quando vem, costumam ser rápidas – normalmente pela manhã ou final da tarde, em especial nas ilhas – e não se chove todo dia não. É bem comum uma semana de apenas sol durante a baixa temporada. Nós mesmos, da Phi Phi Brazuca, aproveitamos bastante a praia, mergulhamos e fazemos nossos passeios durante esse período!

Apenas lembre-se de trazer, independente da época que vier, roupas leves e confortáveis e protetor solar de qualidade já que a Tailândia é sempre muito quente durante todo o ano.

A única certeza é que quando vier para Tailândia vai ser uma viagem inesquecível!!

Deixe seu Comentário