Viajar para Tailândia é seguro ou perigoso?

É seguro ou perigoso viajar para Tailândia? Um questionamento feito frequentemente pelos que desejam visitar esse paraíso, mas por vezes relatam receios quanto à segurança do país.

Além de ser um país cheio de paisagens incríveis, praias paradisíacas e templos espetaculares, a Tailândia não é perigosa. Na verdade, a Tailândia é bem segura! 

O país já foi classificado diversas vezes como o mais seguro para viajar do Sudeste Asiático.

Crimes em áreas turísticas da Tailândia são bastante raros. Entretanto, como em qualquer viagem, é necessário tomar medidas de precaução padrão.

Cada ano que passa uma porcentagem maior da economia da Tailândia passar a ser constituída pelo turismo, o que representa uma importante contribuição para o crescimento do país. No entanto, com isso vêm alguns “perigos” – que, no caso da Tailândia, são apenas alguns cuidados que devemos ter.

Existem, por exemplo, alguns golpes que são conhecidos. E aí você pode estar se perguntando: “Ok, então viajar a Tailândia não é seguro, e sim perigoso?”. Não mesmo, e nós da Phi Phi Brazuca, que temos experiência morando há anos na Tailândia, explicaremos tudo por aqui.

A melhor maneira de evitar ser enganado e gastar mais dinheiro do que esperava é estar informado.

Neste guia abordaremos praticamente todas as questões de segurança que podem surgir. Portanto, se você está preocupado em ficar seguro em suas férias na Tailândia, não se preocupe – temos aqui as melhores informações e dicas.

Estátua do Big Buda em Phuket, na Tailândia
Big Buda em Phuket

Importante!

A Phi Phi Brazuca tem uma agência brasileira na Tailândia com sede em Koh Phi Phi. Atuamos nas principais regiões do país e temos nossa equipe sempre presente para atendê-lo(a).

Organizamos os passeios turísticos pela Tailândia (incluindo passeios com guia em português) e damos suporte aos brasileiros e portugueses que planejam vir à Tailândia.

Entre em contato caso precise de qualquer tipo de informação ou ajuda. Será um prazer ajudar!

Conheça as opções de passeios pela Tailândia

É perigoso viajar sozinho para a Tailândia?

Como em qualquer país, quando você viaja sozinho deve tomar algumas precauções para evitar dor de cabeça, e a Tailândia não é exceção. Entretanto, podemos também afirmar que não é perigoso viajar sozinho para a Tailândia. É bem seguro e uma prática super comum.

O problema mais provável que possa enfrentar em termos de segurança na Tailândia são possíveis golpes relacionados ao turismo. Contudo, de um modo geral, os viajantes se sentem muito confortáveis viajando sozinhos na Tailândia.

A Tailândia também é considerada um dos melhores lugares para quem viaja sozinho pela primeira vez. A comida, o ambiente, os locais únicos e a facilidade de encontrar pessoas viajando – de todos os cantos do mundo – também ajudam para uma viagem inesquecível.

Sem mencionar que a Tailândia é um dos melhores lugares para encontrar hospedagens baratas e seguras em todo o mundo.

É muito comum encontrar várias pessoas viajando sozinhas na Tailândia, principalmente em hostel. Então, caso seu medo seja de viajar sozinho e ficar entediado, saiba que isso dificilmente vai acontecer por aqui!

É relativamente fácil encontrar outras pessoas para sair e fazer passeios juntos quando você viaja sozinho pela Tailândia.

Algumas dicas importantes antes de viajar sozinho para a Tailândia é pesquisar sobre os locais que planeja passar, definir os transportes e passeios que deseja fazer, reservar acomodações com antecedência, principalmente se for viajar em alta temporada, para evitar ao máximo os perrengues – não que eles não possam surgir, mas quanto menos melhor, certo?

A Tailândia é segura para mulheres?

A Tailândia é também um lugar seguro para mulheres viajarem, tanto em grupo, quanto sozinhas. No entanto, existem algumas dicas para aliviar os receios de chegar a um destino sozinha.

Você pode, por exemplo, planejar chegar ao destino durante o dia, pois chegar a um destino desconhecido à noite pode causar um pouco de nervosismo e insegurança – apesar da Tailândia também ser segura à noite.

Outra dica é se atentar à localização e avaliações de acomodações antes de reservar. Ler avaliações de outros viajantes é a melhor forma de se assegurar que o local escolhido é uma boa opção de estadia. Não aceitar bebidas de outras pessoas também é cuidado que se deve ter em qualquer lugar do mundo.

E em caso de dúvidas e necessidade de informações, não hesite em perguntar aos tailandeses. Na maioria das vezes são muito solícitos, desde que você seja atencioso e respeitoso também. 

Tailandesa em feira em Bangkok durante a Pandemia COVID-19
Feirinha em Bangkok

A Tailândia é um país perigoso ou seguro para LGBTQ+?

A Tailândia é um destino popular para viajantes LGBTQ+, e é um dos países mais amigáveis ​​para LGBTQ+ no continente asiático. Inclusive, Bangkok é classificada como uma das cidades mais gay-friendly do mundo.

A verdade é que esse assunto não é um taboo na Tailândia e as pessoas não costumam sofrer preconceito por esse motivo por aqui. Isso pode parecer o mundo perfeito, mas normalmente as famílias tailandesas aceitam como algo natural, em especial nas grandes cidades.

Além disso, leis antidiscriminação estão em vigor na Tailândia desde 2015 e oferecem algumas das melhores proteções para a comunidade transgênero na Ásia.

Dessa forma, a Tailândia não é um país perigoso para o público LGBTQ+.

Poucos países são tão receptivos a pessoas trans como a Tailândia. Aliás, a Tailândia tem uma das maiores comunidades transgênero do mundo, e é um dos destinos mais procurados para cirurgia de mudança de sexo.

Golpes comuns na Tailândia

Como em diversos países, na Tailândia também podem haver pessoas tentando tirar vantagens sobre os turistas. No entanto, esses golpes aplicados não envolvem agressão física. Felizmente, esses golpes são bem conhecidos e podem ser evitados.

A maioria dos golpes acontecem na capital Bangkok. Portanto se atente aos golpes mais comuns que acontecem na Tailândia para não cair em nenhum deles durante sua viagem.

Aqui está uma lista dos golpes mais populares na Tailândia e como evitar ser pego neles:

>>> Para ter uma ideia de quanto pode gastar na sua viagem, escrevemos um artigo falando sobre os custos da Tailândia!

Faça parte dos nossos grupos de viagem para trocar dicas, tirar dúvidas e conhecer a galera Brazuca que está vindo para a Tailândia


Nos acompanhe pelo Instagram e Facebook para pegar todas as dicas e saber tudo sobre a Tailândia!

Golpe do Tuk Tuk

Boa parte dos visitantes, em sua uma primeira vez na Tailândia, querem fazer um passeio com um Tuk Tuk, principalmente em Bangkok. Embora seja tradicional e divertido é importantíssimo tomar certos cuidados ao usá-los, para não ter dores de cabeça – e no bolso!

Primeira dica é nunca entrar em um tuk tuk antes de negociar o preço da corrida, e além disso nunca aceitar o primeiro preço que o motorista oferece.

Geralmente eles oferecem um valor bastante alto inicialmente e já esperam que você pechinche pelo valor. No entanto, alguns insistem em praticar valores altos mesmo para uma distância pequena! Negocie e defina o valor antes de entrar, caso contrário pode haver surpresas desagradáveis ao final da corrida.

Outro famoso golpe relacionado aos Tuk Tuk é quando o motorista te aborda na saída do seu hotel ou mesmo na rua, perguntando o que você já visitou em Bangkok ou o que você quer saber na cidade. E aí ele te oferece um tour para conhecer pontos turísticos da cidade por um preço atrativo.

Não aceite, pois o que geralmente acontece nesse golpe é que eles vão levá-lo à lojas de alfaiate e lojas de joias e ficar insistindo para comprar coisas que você não quer, apenas para ganharem uma comissão.

Golpe do Templo Fechado – “Grand Palace fechado”

Geralmente acontece quando o turista está caminhando em direção do templo, ou procurando um táxi ou tuk tuk para levá-lo até lá. O golpe consiste em a pessoa te informar que o Grand Palace está fechado para alguma cerimônia, mas que ele pode levar você em algum outro lugar.

No entanto, isso não é verdade, e geralmente impede que você veja uma das melhores atrações de Bangkok, e ainda acabe pagando mais caro pelo táxi / tuk tuk.

Ou seja, se alguém falar isso para você pelas ruas de Bangkok, não acredite e procure outra forma para ir, por exemplo solicitando um Indrive ou Bolt (aplicativos de corrida)!

Grand Palace em Bangkok, na Tailândia
Grand Palace

Golpe do Alfaiate

É bastante comum você ouvir pessoas te chamando para comprar ternos pela Tailândia. O que acontece nesse golpe é que ao pedir um tuk tuk para algum local específico, por exepmlo, esse mesmo fica insistindo para passar em uma loja de ternos com “preços bons” antes de ir ao local desejado.

Nunca aceite e diga que você deseja ir para o local combinado! Isso se trata de um golpe, no qual os tuk tuk têm algum tipo de parceria com alfaiate e te direciona para loja, fazendo você perder seu tempo e dinheiro.

Embora haja vários alfaiates respeitáveis ​​na Tailândia, também há alguns que não fornecerão seus produtos ou fornecerão um produto muito abaixo do nível de qualidade que você esperava ou ainda por preços absurdos.

Caso você queira realmente comprar um terno, faça uma pesquisa e vá você mesmo até a loja, e não se deixe ser levado por um tuk tuk.

Golpe do falso mercado flutuante

Um dos atrativos mais famosos da Tailândia são os mercados flutuantes. No entanto o que muitos visitantes não sabem é que o mais famoso não fica no centro de Bangkok, mas sim em uma cidade perto.

O Mercado Flutuante Damnoen Saduak é o mais procurado. O que acontece nesse golpe é que oferecem por vezes tours por preços menores, entretanto o motorista deixa as vítimas em um mercado falso e bastante longe. Logo, para conseguir sair do local, o turista tem que pagar uma quantia absurda. 

Evite aceitar esse tipo de transporte para Mercado Flutuante na rua. Só faça passeios a esses lugares com empresas confiáveis.

>>> A Phi Phi Brazuca disponibiliza os passeios para o Mercado Flutuante, assim como outros passeios por Bangok e pela Tailândia!

Mercado Flutuante em Bangkok na Tailândia
Mercado Flutuante

Golpe do Táxi

Os táxis costumam ser o primeiro meio de transporte que os turistas pensam em utilizar para chegar ao centro da cidade após o desembarque na Tailândia. 

Os taxistas costumam ser amigáveis ​​com os turistas, mas há alguns que tentam tirar vantagem e fazer você pagar mais do que realmente custa.

Geralmente o golpe consiste em o taxista dizer ao turista que o taxímetro está quebrado. Dessa forma o motorista não quer usá-lo, uma vez que deseja cobrar mais do que a corrida realmente vale. Não aceite pegar táxis sem uso de taxímetro!

Uma dica para evitar esse golpe ou para simplesmente economizar dinheiro é usar os aplicativos Indrive ou Bolt. Eles nada mais são uma versão diferente do aplicativo da Uber que temos no Brasil. Outro aplicativo nesse sentido é o Grab, que é o mais famoso deles. O Grab, entretanto costuma ser caro, mais caros que os próprios táxis. O Indrive e Bolt costumam ter valores bem mais em conta.

Kao Sao Road em Bangkok na Tailândia, prédios, carros e pessoas

Golpe do aluguel de Motos

Alugar uma moto para explorar diversos lugares pela Tailândia pode ser bastante divertido, mas é importante estar atento a um detalhe. Sendo honesto, é mais comum ouvir relatos relacionados aos golpes já mencionados. Entretanto, é sempre bom se precaver!

O golpe se trata de o proprietário tentar cobrar alguma indenização por danos à motocicleta, mesmo que não tenha sido sua culpa, ou seja, já eram danos prévios que a moto tinha.

Portanto, uma dica valiosa nesse caso é que você deve verificar a moto cuidadosamente antes de alugar. Dessa forma, você pode tirar fotos e fazer vídeos para confirmar os arranhões existentes.

Não são esses golpes que fazem da Tailândia um país perigoso. Mas se deve ter atenção a eles para evitar contratempos durante sua viagem.

Caso você caia em algum desses golpes, procure um centro de atendimento ao turista ou se necessário entre em contato com a polícia turística através do número 1155, eles falam inglês.

Dicas práticas de segurança para uma viagem a Tailândia

Para garantir que você fique o mais seguro possível em uma viagem a Tailândia, aqui está uma lista com dicas práticas para você não esquecer.

  • Não alugue motos antes de verificar se a empresa tem boas avaliações e sempre confira e faça fotos e vídeos das partes danificadas antes de pegar a moto;
  • Não suba em tuk tuk antes de negociar o valor com o motorista;
  • Leve um cadeado na sua viagem, são sem uteis para trancar uma mochila durante um deslocamento por exemplo, ou até para uso no Hostel;
  • O transporte público é seguro na Tailândia, além de barato e eficiente! Portanto se você quer economizar uma diária por exemplo indo de trem noturno de Bangkok a Chiang Mai, pode ir sem problemas nos trens noturnos!
  • Não fale mal do rei tailandês ou da família real – isso é ilegal e dá cadeia na Tailândia;
  • Caso pegue um taxi, verifique se o motorista ligou o taxímetro e acompanhe o trajeto que ele está fazendo pelo Google Maps;
  • Não alimente os macacos! Em alguns casos devido a essa prática de dar comida ou chegar perto demais dos bichinhos eles acabam atacando turistas e pegando pertences. Portanto se mantenha longe deles!
  • Use roupas adequadas para ir ao Templos, se não terá que desembolsar dinheiro para comprar na porta dos templos se quiser entrar, e geralmente não é barato;
  • Não acredite quando te disserem que os templos estão fechados! Vá até a porta do templo e confira;
  • Beba com moderação, principalmente em festas como a Full Moon Party. Conheça seus limites e aproveita a festa de forma sensata para não ter problemas;

>>> Para informações sobre tatuagens e recomendações de onde fazer, confira nosso artigo com todas as inforações sobre tatuagem na Tailândia.

Praia de sunrise beach vazia em Koh Lipe na Tailândia
Sunrise Beach – foto: Mônica Morás

Então, viajar para a Tailândia é perigoso ou seguro?

Como é possível concluir após ler este artigo, viajar para a Tailândia é super seguro.

Nós, da Phi Phi Brazuca, morando já há bastante tempo na Tailândia, podemos afirmar que nos sentimos mais seguros aqui do que em alguns países classificados como países de primeiro mundo!

Roubos ou assaltos definitivamente não são comuns. Muitos de nós estamos acostumados a andar nas ruas das cidades ou ilhas tarde da noite.

No entanto, como em qualquer país, é preciso ficar atento para não cair em nenhum golpe de pessoas tentando levar vantagem em cima dos turistas.

Sendo assim, a Tailândia é um país maravilhoso, seguro, que vem se desenvolvendo diariamente e cada vez mais preparado para o turismo. Portanto, planeje já sua viagem, se atente as medidas de segurança e tenha uma das melhores viagens da sua vida nesse paraíso e, sempre que precisar de ajuda, é só chamar a Phi Phi Brazuca!


Esperamos ter ajudado com as informações que estava procurando. Caso ainda tenha dúvidas ou necessite de qualquer ajuda ou informação, entre em contato.

Caso queira conversar sobre os passeios, é só nos mandar uma mensagem também!

Compartilhe com quem vem para a Tailândia

Passeios pela Tailândia

Saiba mais sobre as diversas opções de passeios para conhecer o paraíso que é a Tailândia no melhor estilo possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.