Todas as dicas sobre a praia de Maya Bay em Phi Phi, na Tailândia

Se você está com uma viagem marcada para a Tailândia, é bem provável que visitar a praia de Maya Bay em Koh Phi Phi esteja em seu roteiro. Neste artigo, vamos dar todas as dicas e informações importantes para sua visita à Maya Bay, a praia mais famosa da Tailândia e uma das mais famosas do mundo.

A praia de Maya Bay em Phi Phi se tornou tão famosa por dois motivos. O primeiro, claro, por sua beleza inconfundível. O visual em meio aos paredões rochosos, com a água cristalina e a areia branquinha fazem o cenário da praia de Maya Bay algo único. O segundo motivo é que a praia foi o cenário escolhido para o filme estrelado por Leonardo DiCpario, em 2004.

Grande parte da equipe da Phi Phi Brazuca vive em Koh Phi Phi, onde temos nossa sede, e podemos dizer que temos o privilégio de ter a praia de Maya Bay como parte da nossa casa. Assim sendo, conhecemos muito bem a praia e vamos explicar tudo que precisa saber: como visitar Maya Bay, dicas para aproveitar melhor a praia, quando Maya Bay fica fechada para visitação etc.

Vista da entrada de Maya Bay com a praia vazia
Vista da entrada de Maya Bay

Importante!

A Phi Phi Brazuca tem uma agência na Tailândia (com sede na ilha de Koh Phi Phi). Atuamos nas principais regiões do país e temos nossa equipe sempre presente para atendê-lo(a).

Organizamos os passeios turísticos pela Tailândia (incluindo passeios com guia em português) e damos suporte aos brasileiros e portugueses que planejam vir à Tailândia.

Entre em contato caso precise de qualquer tipo de informação ou ajuda. Será um prazer ajudar!

Conheça as opções de passeios pela Tailândia

Onde fica a praia de Maya Bay?

A praia de Maya Bay fica mais precisamente em Phi Phi Leh, que é parte do arquipélogo de Koh Phi Phi.

O arquipélago de Koh Phi Phi é dividido em:

  • Phi Phi Don
  • Phi Phi Leh
  • Bamboo Island
  • Mosquito Island
  • Bida Nok e Bida Nai

Phi Phi Don é a região onde fica a estrutura para o turismo e onde os turistas se hospedam. Phi Phi Leh é a principal área que os passeios de barco visitam, onde além de Maya Bay, também fica a belíssima Pileh Lagoon. Bamboo Island é outra bela ilha para visitar durante os passeios de barco. Já Mosquito Island se encontra fechada por um longo período. E por último, Bida Nok e Bida Nai são ótimos pontos para mergulho.

Mapa do arquipélago de Koh Phi Phi
Arquipélago de Koh Phi Phi

> Além de Maya Bay, quer saber quais as praias mais bonitas da Tailândia? Confira nosso artigo sobre as 10 melhores praias da Tailândia.

>>> Confira também no nosso artigo com todas as dicas sobre o que fazer em Koh Phi Phi.

Como chegar até a praia de Maya Bay em Koh Phi Phi?

Existem algumas formas para visitar a praia de Maya Bay, saindo de diferentes regiões. A melhor maneira de visitar Maya Bay com certeza é se hospedando em Koh Phi Phi. No entanto, também é comum visitar a praia saindo da ilha de Phuket ou da região de Krabi.

A não ser que você não se hospede em Koh Phi Phi, você deveria visitar Maya Bay enquanto estiver na ilha, devido aos seguintes motivos: existem mais de uma opção de passeio de barco, gasta menos tempo para chegar na praia e, não menos importante, fica mais fácil para evitar o horário de pico em Maya Bay, que vai de 9 da manhã até às 12.

Nós sempre recomendamos a todos que Koh Phi Phi seja parte do roteiro. Pela nossa experiência, a ilha é a favorita da grande maioria dos turistas que passam pelas demais ilhas. A beleza e a vibe de Phi Phi são especiais.

No entanto, caso Phi Phi não esteja no seu roteiro, recomendamos sempre fazer um passeio para Phi Phi saindo de Phuket ou Krabi. Um passeio saindo dessas regiões para Phi Phi fica um pouco mais corrido que um passeio saindo de Phi Phi, claro. Ainda assim, vir até a Tailândia e perder a oportunidade de conhecer Maya Bay, Pileh Lagoon e outros pontos de Phi Phi não é uma boa idea.

Como visitar Maya Bay saindo de Koh Phi Phi

Como mencionamos anteriormente, existem diferentes opções de passeios de barco para conhecer Maya Bay saindo de Phi Phi. Os principais deles são: Gold Day Tour, Barco Pirata, Long Tail e o Maya Bay Sleep Aboard.

O Gold Day Tour é o passeio da Phi Phi Brazuca mais completo de Phi Phi. O passeio é um pouco mais longo e com a lancha (speed boat). Dessa forma se gasta pouco tempo no barco e o passeio faz todos os pontos mais bonitos de Phi Phi e com bastante tempo em cada parada. O passeio é feito com brasileiros e portugueses e guia em português, o que garante uma vibe especial e descontraída. O passeio começa por volta das 11 da manhã, evita Maya Bay no período de pico e vai até o pôr do sol e os plânctons, na sequência.

Já o Barco Pirata é um barco grande temático. A ideia é fazer alguns dos principais pontos de Koh Phi Phi em um passeio com uma vibe bem descontraída. O barco comporta bastante pessoas, tem uma estrutura muito grande (como caiaques e paddle boards), além de favorecer a interação entre os tripulantes. A Phi Phi Brazuca revende esse passeio.

Também é possível visitar Maya Bay com o tradicional barquinho tailandês, o Long Tail. Ao nosso ver, o Long Tail é uma boa opção para um passeio complementar. Por ser mais lento, o Long Tail não consegue fazer todos os pontos como o Gold Day. Existem passeios privados e compartilhados na ilha. A Phi Phi Brazuca faz a reserva dos Long Tails de maneira privada. As opções compartilhadas na ilha costumam ficar cheias e não muito comnfortável, sendo honesto.

A última opção seria o Maya Bay Sleep Aboard. Esse passeio é em um barco grande e a ideia é dormir no barco (do lado de fora de Maya Bay) e visitar a praia cedo pela manhã. Esse passeio já foi muito popular em Phi Phi. No entanto, já há algum tempo algumas pessoas reclamam, em especial, pela estrutura do barco e passeio. Por esse motivo, a Phi Phi Brazuca prefere não revender esse passeio atualmente.

Passeio Gold Day Tour da Phi Phi Brazuca
Passeio Gold Day Tour em Pileh Lagoon

Como visitar Maya Bay saindo de Phuket

Caso Phi Phi não faça parte do seu roteiro, mas Phuket sim, a nossa recomendação seria fazer o passeio para visitar Maya Bay e outros pontos de Phi Phi saindo de Phuket.

O passeio não visitará tantos pontos como o Gold Day Tour, por exemplo, uma vez que existe o tempo de deslocamento. No entanto, você vai conseguir visitar Maya Bay e alguns outros pontos de Phi Phi, como a linda Pileh Lagoon.

Diferentemente de Phi Phi, onde a Brazuca aluga uma lancha e faz o passeio com brasileiros e portugueses e guia em português no Gold Day, em Phuket o passeio é realizado em conjunto com uma operadora (empresas de lancha) e o guia é em inglês. Importante ressaltar que em Phuket não existe guia em português.

O passeio de lancha, que conta com o traslado que pega e deixa no hotel, tem duas opções de roteiro (você escolhe a que te agradar mais), visitando alguns dos principais pontos de Phi Phi. O tempo de deslocamento de Phuket para Phi Phi é por volta de uma hora.

Na nossa página do passeio (passeio de Phuket para Phi Phi) é possível reservar o passeio, assim como checar todas as informações.

Como visitar Maya Bay saindo de Krabi

Também é possível visitar a praia de Maya Bay em Phi Phi partindo da região de Krabi.

O formato do passeio é o mesmo de Phuket, assim como o tempo de deslocamento até o arquipélago, por volta de uma hora. No entanto, nós, da Phi Phi Brazuca, preferimos revender o passeio saindo por Phuket, uma vez que as operadoras na região oferecem um serviço de maior qualidade.

Maya Bay está aberta ou fechada para visitação?

A praia de Maya Bay está aberta para visitações na Tailândia. É importante deixar claro isso, uma vez que Maya Bay ficou fechada para visitação por um longo período – de junho de 2018 até janeiro de 2022.

Sendo assim, você pode colocar os pés na areia Maya Bay e admirar um dos visuais mais bonitos que já viu!

No entanto, vale avisar que houveram algumas mudanças para os turistas visitarem a praia de Maya Bay na Tailândia, após sua reabertura, conforme explicamos adiante no artigo.

Outro ponto importante para ressaltar é que a praia de Maya Bay tem previsão de fechar todos os anos durante o período de agosto e setembro. Isso para um processo de restauração e conservação da praia.

Faça parte dos nossos grupos de viagem para trocar dicas, tirar dúvidas e conhecer a galera que está vindo para a Tailândia. Vai ser muito útil na sua viagem!


Nos acompanhe pelo Instagram, Youtube e Facebook para pegar todas as dicas atualizadas e saber tudo sobre a Tailândia!

> Nós, da Phi Phi Brazuca, temos alguns guias em PDF com todas as informações sobre as principais regiões da Tailândia: passeios; o que fazer; onde se hospedar; dicas de bares e restaurantes; deslocamento e mais. Caso queira receber o guia (gratuito), é só clicar aqui e nos enviar uma mensagem – Guias em PDF!

Porque Maya Bay foi fechada?

Muito se fala dos motivos do fechamento de Maya Bay na Tailândia, mas o real motivo sempre foi a conservação e restauração da vida marinha na região.  

Devido a sua beleza e fama, a praia de Maya Bay é ponto certo de visita entre praticamente todos os turistas que visitam a Tailândia. A praia não é tão grande, mas o volume de visita, em especial em alguns momentos do dia, pode ser bem alto.

Apesar da praia de Maya Bay ficar situada na região de Koh Phi Phi, é comum barcos de ilhas vizinhas como Phuket e Krabi trazendo turistas para visitar a praia. Como essas ilhas são um pouco afastadas, os barcos saem um pouco mais cedo e quando chegam na região, por volta de 9am até 11/12am (horário mais cheio para os passeios de barco), Maya Bay fica muito cheia.

O grande problema em Maya Bay foi a destruição dos corais e vida marinha. Os barcos em excesso, especialmente com suas âncoras, acabaram, aos poucos, matando os corais e acabando com a vida marinha na região.

Em junho de 2018, o governo decidiu fechar Maya Bay para a visitação. A partide de então, se deu início a um processo de restauração dos corais e da vida marinha. Após um longo período, com a restauração da vida marinha de Maya Bay, o governo tailandês decidiu reabrir a praia em janeiro de 2022.

No entanto, algumas medidas foram tomadas, à fim de preservar a vida marinha de Maya Bay em Phi Phi.

Vista aérea de Koh Phi Phi Leh, na Tailândia
Vista aérea da praia de Maya Bay

Antes e depois de Maya Bay em Koh Phi Phi: como funciona a praia atualmente

Para evitar a destruição dos corais por parte dos barcos na entrada da praia, o governo tailandês construiu um píer na praia que fica atrás de Maya Bay – conhecida como Loh Sama Bay. Desde então, os barcos sempre têm de ancorar no píer de Loh Sama Bay para que os turistas possam descer e caminhar até a praia de Maya Bay. Os barcos não são mais permitidos ancorarem em frente à baía de Maya.

Outra regra importante, que passou a valer desde a reabertura de Maya Bay é a impossibilidade de nadar no mar de Maya Bay. Isso mesmo! Os turistas não estão mais autorizados a nadarem em Maya Bay. O motivo desta proibição é o mesmo – preservar os corais e a vida marinha. É permitido entrar no mar de Maya, com a água até o joelho. Mais que isso, você será repreendido(a) pelo parque nacional.

Mas não se preocupe! A praia de Maya Bay não fica menos linda por isso. Na verdade, a vista de frente da praia, com os paredões rochosos e o mar vazio, fica até mais bonita do que se estivesse cheia de gente. Além disso, a medida é por uma boa causa, e a praia de Maya Bay e sua vida marinha agradecem!

> Consulte também nosso artigo com dicas de roteiro na Tailândia de acordo com os dias que terá na viagem.

Léo Santana com a bandeira da Phi Phi Brazuca na Maya Bay, em Koh Phi Phi
Léo Santrana e Lorena com a Brazuca na Maya Bay

Esperamos ter ajudado com as informações que estava procurando. Caso ainda tenha dúvidas ou necessite de qualquer ajuda ou informação, entre em contato.

Caso queira conversar sobre os passeios, é só nos mandar uma mensagem também!

Compartilhe com um amigo

Passeios pela Tailândia

Saiba mais sobre as diversas opções de passeios para conhecer o paraíso que é a Tailândia no melhor estilo possível!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.