Se você planeja visitar a Tailândia, não deixe de incluir em seu roteiro a cidade histórica de Ayutthaya. Esse passeio é um dos mais famosos do país e uma atração turística imperdível. Ayutthaya foi a antiga capital da Tailândia por mais de 400 anos, até ser quase completamente destruída em uma invasão do exército birmanês.
Hoje, a cidade em ruínas respira história e magia, sendo considerada um patrimônio mundial pela UNESCO. Assim, entre templos, estátuas e sítios arqueológicos, Ayutthaya oferece uma experiência única aos visitantes.
Além disso, localizada a aproximadamente 1 hora de Bangkok, a cidade é de fácil acesso, com um trajeto de pouco mais de 85 km que pode ser feito por meio de um passeio, carro, trem ou até mesmo barco.
Neste artigo, apresentaremos um guia completo sobre Ayutthaya, a antiga capital da Tailândia que se tornou uma cidade histórica. Ademais, aproveite para conferir também as nossas dicas de roteiro em Bangkok para 1, 2, 3, 4 ou 5 dias e as 6 atrações imperdíveis para sua visita à Tailândia.
A Phi Phi Brazuca tem uma agência na Tailândia (com sede na ilha de Koh Phi Phi). Atuamos nas principais regiões do país (Bangkok, Chiang Mai, Phi Phi, Phuket e Krabi) e temos nossa equipe sempre presente para atendê-lo.
Organizamos os passeios turísticos pela Tailândia (incluindo passeios com guia em português) e damos suporte aos brasileiros e portugueses que planejam vir para a Tailândia. Entre em contato caso precise de qualquer tipo de informação ou ajuda. Será um prazer ajudar!
Ayutthaya: principais templos da cidade histórica
Templo | Detalhes |
---|---|
Wat Mahathat | Lar da icônica cabeça de Buda envolta por raízes de árvore, é um símbolo poderoso da fusão entre natureza e espiritualidade |
Wat Yai Chai Mongkol | Imponente chedi branco e fileiras de estátuas de Buda em meditação |
Wat Lokkayasutharam | Famoso por seu colossal Buda reclinado de 42 metros de comprimento |
Wat Chai Watthanaram | Arquitetura de influência khmer, torres em forma de milho e prang central |
As origens e a história de Ayutthaya
Fundada em 1350, Ayutthaya foi a antiga capital da Tailândia durante o reino Siamês. No auge de sua prosperidade, no início do século XVIII, a cidade chegou a ser uma das mais importantes do mundo, com mais de um milhão de habitantes.
Sua localização estratégica, na junção de três importantes rios tailandeses – Chao Phraya, que corta Bangkok, Lopburi e Pa Sak -, foi fundamental para seu estabelecimento como capital.
Dessa forma, essa posição privilegiada permitia fácil acesso ao mar e criava um canal de comércio de grande relevância. Por outro lado, apesar de sua proeminência global, Ayutthaya foi quase completamente destruída em 1767, quando sofreu uma invasão do exército birmanês. Além de saquear casas e destruir templos, os invasores decapitaram e danificaram diversas imagens históricas de Budas.
Outrora um centro global, Ayutthaya é hoje um grande polo histórico da Tailândia e um importante centro arqueológico. Enfim, a cidade abriga ruínas e templos gigantescos, com as famosas prangs (torres) sendo grandes símbolos do local, atraindo visitantes de todo o mundo interessados em explorar seu rico passado.
Onde fica Ayutthaya?
Embora muitos acreditem que Ayutthaya faça parte de Bangkok, principalmente porque a maioria dos passeios parte da capital, a cidade está, na verdade, localizada a 85 km ao norte. Aliás, o trajeto pode ser facilmente realizado por ônibus de excursão, trem, barco ou até mesmo por conta própria, caso você opte por ir de carro.
Se você escolher ir com um tour ou passeio, a viagem levará aproximadamente 1 hora. Já se optar pelo trem, partindo da estação de Hua Lamphong, o trajeto será um pouco mais longo, cerca de 1h30.
Por outro lado, para aqueles que desejam uma experiência diferente e muito bonita, o barco é uma opção interessante, navegando pelos rios tailandeses que passam por Ayutthaya, embora a viagem dure cerca de 3 horas.
Apesar de haver hotéis em Ayutthaya, a maioria dos visitantes opta por se hospedar em Bangkok, justamente pela curta distância e facilidade de acesso entre as duas cidades. Dessa forma, os turistas podem explorar Ayutthaya como um passeio de um dia, aproveitando ao máximo sua estadia na capital tailandesa.
Além disso, ao se hospedar em Bangkok, os viajantes têm acesso a uma ampla gama de opções de acomodação, restaurantes e atrações turísticas, tornando sua viagem ainda mais conveniente e agradável.
Leia mais: Onde ficar em Bangkok: recomendações de hotéis
Como chegar em Ayutthaya?
Ayutthaya está localizada a cerca de 80 km ao norte de Bangkok, por isso é um destino de fácil acesso para os viajantes. Existem várias opções para chegar à cidade:
Tour guiado para Ayutthaya
A Phi Phi Brazuca oferece um passeio de um dia para Ayutthaya, que inclui transporte de ida e volta, além de um guia turístico – inclusive que fala português, fundamental para entender a história dos templos. Essa é uma das formas mais convenientes e confortáveis de conhecer a cidade.
Ayutthaya de trem
Esta é uma das formas mais populares e econômicas. Trens partem regularmente da estação Hua Lamphong em Bangkok, com a viagem durando cerca de 1h30 a 2 horas. Os preços variam de 15 a 65 baht, dependendo da classe escolhida.
Ayutthaya de Ônibus
Ônibus regulares saem do Terminal Rodoviário Mo Chit em Bangkok. A viagem leva aproximadamente 1h30 e custa em torno de 50 baht.
Ayutthaya de minivan, táxi ou transfer privado
Serviços de minivan partem do Victory Monument em Bangkok. A viagem é mais rápida, durando cerca de 1 hora, e custa aproximadamente 70 baht.
Além disso, para maior conforto, você pode contratar um táxi ou transfer privado em Bangkok. Embora seja a opção mais cara (cerca de 1000-1500 baht), oferece conveniência e flexibilidade.
O que fazer em Ayutthaya?
Repleta de história e magia, Ayutthaya é um daqueles passeios obrigatórios quando se visita a Tailândia, trazendo um pouco dessa aura raiz do país, misturando o passado com o presente e proporcionando uma experiência única em um dos patrimônios mundiais da UNESCO.
De fato, a cidade é um verdadeiro tesouro cultural, capaz de transportar os visitantes para uma época de grande prosperidade e importância histórica.
Como mencionado anteriormente, Ayutthaya foi quase inteiramente destruída na invasão birmanesa de 1767, mas nem por isso perdeu sua magia. Antes com mais de 1.500 templos e mais de 4.000 estátuas, hoje o local tem nessas ruínas uma amostra do que foi uma cidade global séculos atrás, com diversas atrações e pontos a serem visitados. Conheça alguns deles abaixo:
Wat Mahathat
Datado do final do século XIV, este templo é provavelmente a parada mais famosa de Ayutthaya, considerado um centro espiritual e a ‘casa’ da icônica cabeça de Buda entre as árvores, um dos símbolos da cidade.
Wat Yai Chai Mongkol
Por outro lado, e apesar da destruição sofrida por Ayutthaya, o Wat Yai Chai Mongkol é um dos locais mais bem preservados deste patrimônio mundial. Além da belíssima arquitetura, há ainda diversas imagens de Buda espalhadas pelo templo.
Wat Lokkayasutharam
Neste templo histórico de Ayutthaya, você encontrará um dos famosos Budas reclinados do país, com uma estrutura gigantesca de 37 metros de comprimento e 8 metros de altura. Além disso, o local ainda tem como atrativo o fato de ter sido inspiração para um dos cenários do famoso jogo “Street Fighter”, do personagem ‘Sagat’.
Wat Chai Watthanaram
Da mesma forma, outro destaque é o Wat Chai Watthanaram. Datado de 1630, possui ruínas espetaculares semelhantes aos famosos templos de Angkor Wat, no Camboja. Com uma Prang (torre) central de 35 metros inspirada no estilo Khmer, além de outras quatro estruturas menores, é um dos ícones de Ayutthaya e um dos grandes emblemas do budismo na Tailândia.
Como se locomover em Ayutthaya?
Ayutthaya é uma cidade relativamente compacta, mas com muitos pontos de interesse espalhados pela área. Existem várias opções para se locomover pela cidade. Caso você faça um tour guiado pela cidade, a locomação pelos seus principais pontos turísticos estará inclusa.
Por outro lado, se você decidir conhecer Ayutthaya por conta própria. Existem algumas formas de se deslocar por lá. Entre elas, estão:
- Bicicleta: Esta é uma das formas mais populares e agradáveis de explorar Ayutthaya. Muitos hotéis e guesthouses oferecem aluguel de bicicletas por cerca de 50 baht por dia. A cidade é plana, tornando o passeio ainda mais gostoso.
- Tuk-tuk: Os tuk-tuks são abundantes em Ayutthaya e oferecem uma maneira conveniente de se deslocar entre os templos. Negocie o preço antes de embarcar e considere alugar um por algumas horas ou pelo dia todo para visitar os principais pontos turísticos.
- A pé: Se você estiver próximo da ilha histórica, caminhar é uma ótima opção para explorar os templos mais próximos e absorver a atmosfera local.
Lembre-se de levar água, protetor solar e um chapéu, pois Ayutthaya pode ficar muito quente, especialmente durante o dia. Planeje o seu caminho com antecedência para maximizar seu tempo e energia para explorar toda a história da cidade.
Ayutthaya, a histórica ex-capital da Tailândia
Se depois de ler este guia de Ayutthaya você já se convenceu de visitar esse patrimônio histórico da UNESCO, saiba que os passeios guiados da Phi Phi Brazuca são a melhor forma de conhecer a cidade história, a fim de aproveitar todos os melhores pontos do local e, de fato, entender a importância histórica dele.
Além disso, é possível fazer o passeio com guia em português. Por fim, o tour duração de 6 horas, das 07h às 13h, tem incluso transfer de ida e volta, saindo de Bangkok, e passa pelas principais atrações de Ayutthaya.
Dicas práticas para visitar Ayutthaya
Ao visitar os templos de Ayutthaya, lembre-se de vestir-se adequadamente. Opte por roupas que cubram ombros e joelhos, respeitando a cultura desses locais. Leve um lenço ou xale leve na mochila; além de proteger do sol, pode ser útil para cobrir os ombros quando necessário.
Além disso, não se esqueça de tirar os sapatos antes de entrar nos templos – é uma prática comum e sinal de respeito na cultura tailandesa. Se tiver dúvidas, confira também nosso artigo sobre o que vestir nos templos da Tailândia.
Onde se hospedar em Ayutthaya?
Por fim, se você deseja uma imersão ainda maior em Ayutthaya, uma opção é se hospedar por lá. A cidade oferece uma variedade de opções de hospedagem para atender diferentes orçamentos e preferências.
Entre os destaques, está a Ilha Histórica, região mais popular para turistas, pois está próxima aos principais templos e ruínas.
Além disso, a área do rio também é uma boa pedida. Assim, você consegue ter belas vistas e fácil acesso aos passeios de barco.
Faça parte dos nossos grupos de viagem para trocar dicas, tirar dúvidas e conhecer a galera que está vindo para a Tailândia. Vai ser muito útil na sua viagem!
Nos acompanhe pelo Instagram, Youtube e Facebook para pegar todas as dicas atualizadas e saber tudo sobre a Tailândia!
Como planejar uma viagem para a Tailândia?
A Tailândia é bem grande e diversificada, oferecendo uma variedade de atrações. É importante considerar diversos fatores na hora de planejar sua viagem, como: custos, como é a Tailândia na época que está vindo, requisitos para entrar no país, onde hospedar, quais passeios e atividades fazer, como levar e trocar dinheiro, deslocamento, como é a culinária local, entre outros tópicos importantes.
Para te auxiliar a planejar sua viagem, escrevemos um artigo que é um guia bem abrangente abordando tudo o que precisa saber antes de viajar para a Tailândia. Leia nosso artigo e entre em contato caso precise de ajuda!
Nós, da Phi Phi Brazuca, única agência para brasileiros e portugueses com uma sede física na Tailândia, prestamos todo o suporte e ajuda em português para quem planeja sua viagem e organizamos os passeios com qualidade e preços em conta. Confira todas as opções de passeios da Phi Phi Brazuca.
Temos também um guia em PDF para cada uma das principais regiões da Tailândia com todas as informações resumidas: passeios, atrações, onde hospedar, recomendações de restaurantes, bares, onde aproveitar a noite, como se deslocar etc.
Leia nossos guias. Vai ser de grande ajuda para você planejar sua viagem!
MBK Center
Leia mais sobre a Tailândia:
- Pacotes imperdíveis para quem quer visitar a Tailândia em 2024
- Como planejar uma viagem para a Tailândia em 2024: preços, atrações e roteiro
- 5 Melhores Restaurantes e Bares em Koh Phi Phi
- 6 Atrações imperdíveis para o seu roteiro de Tailândia
- Os 10 principais templos da Tailândia para conhecer em Bangkok, Chiang Mai e mais
- Cidades da Tailândia para visitar – As 5 principais para incluir no seu roteiro
Perguntas frequentes sobre Ayutthaya
Ayutthaya é uma cidade histórica que virou patrimônio mundial da UNESCO e é a antiga capital tailandesa. Em suma, reunindo templos, ruínas e a história viva da Tailândia, é um dos passeios mais buscados badalados de quem visita Bangkok, até pela distância. Leia mais em nosso artigo.
Localizada a pouco mais de 85 km da capital Bangkok, é de fácil acesso para quem está hospedado na atual capital tailandesa. Uma das formas mais fácil de chegar à cidade histórica é usando os transfers oferecidos nos passeios guiados. A Phi Phi Brazuca tem um pacote completo com guia em Português e Inglês. Leia mais em nosso artigo.
A Phi Phi Brazuca é a única agência de turismo para brasileiros e portugueses com uma sede física na Tailândia. Além disso, oferecemos e organizamos os passeios para atrações turísticas nas principais cidades da Tailândia. Leia mais em nosso artigo.
Ayutthaya, fundada em 1350 por U-Thong, foi a segunda capital do Reino do Sião (atual Tailândia) por 417 anos, prosperando como um importante centro de comércio e cultura até sua destruição pelos birmaneses em 1767, deixando um legado histórico e arquitetônico que hoje é Patrimônio Mundial da UNESCO. Leia mais em nosso artigo.
Um dia inteiro é suficiente para visitar os principais templos de Ayutthaya, geralmente feito em um passeio de bate e volta partindo de Bangkok. Leia mais em nosso artigo.
Sim, é possível visitar Ayutthaya em um bate-volta de Bangkok, com várias opções de transporte disponíveis, incluindo trem, ônibus ou excursões organizadas. Leia mais em nosso artigo.