Chinatown, em Bangkok: descubra a fusão das culturas asiáticas

Você conhece Chinatatown Bangkok, ou o Yaowarat? A região é um local vibrante e dinâmico, que encapsula a rica fusão das culturas asiáticas. Localizado no coração da capital tailandesa, em Bangkok, Chinatown é um dos maiores e mais antigos bairros chineses do mundo, oferecendo aos visitantes uma experiência única de imersão na cultura, na gastronomia e no comércio da região.

Aqui, vamos te contar algumas curiosidades e detalhes que vão te fazer apaixonar por esse bairro em Bangkok que tem muito a oferecer, seja na gastronomia, na cultura, comércio ou até em eventos culturais.

Mas, antes, aproveite para conferir também as nossas dicas de roteiro em Bangkok para 1, 2, 3, 4 ou 5 dias e as 6 atrações imperdíveis para sua visita à Tailândia.

A Phi Phi Brazuca tem uma agência na Tailândia (com sede na ilha de Koh Phi Phi). Atuamos nas principais regiões do país (Bangkok, Chiang Mai, Phi Phi, Phuket e Krabi) e temos nossa equipe sempre presente para atendê-lo.

Organizamos os passeios turísticos pela Tailândia (incluindo passeios com guia em português) e damos suporte aos brasileiros e portugueses que planejam vir para a Tailândia. Entre em contato caso precise de qualquer tipo de informação ou ajuda. Será um prazer ajudar!

Tenha acesso grátis aos nossos guias completos das principais cidades da Tailândia em PDF para sua viagem

Além de Chinatown, conheça outras opções de passeios em Bangkok 

PasseioDetalhesReserve
AyutthayaConheça a cidade histórica de Ayutthaya, patrimônio mundial da UNESCO e antiga capital da Tailândia,um local repleto de históriaSaiba mais
Templos
(Grand Palace; Wat Pho e Wat Phra Kaew)
Um dos passeios mais buscados de Bangkok, aqui você conhece os três mais importantes e belos templos da TailândiaSaiba mais
Mercado do Trem e FlutuanteUma experiência incrível que te leva conhecer os famosos Mercado Flutuante Damnooen Saduk e o Mercado do Trem Maeklong.Saiba mais
Cruzeiro pelo Rio Chao PhrayaUm passeio de barco pelo charmoso e encantador rio que corta Bangkok para admirar a grandeza da cidadeSaiba mais
Tuk Tuk na noite tailandesaUma experiência única para viver de perto a “loucura” de uma noite em BangkokSaiba mais

Chinatown Bangkok e sua herança cultural

Chinatown Bangkok | Phi Phi Brazuca
A arquitetura de Chinatown é uma expressão visual da fusão de culturas (Foto: Pexels)

A Chinatown, de Bangkok, é um testemunho vivo da influência chinesa na Tailândia ao longo dos séculos. Desde sua fundação no século XVIII, o bairro cresceu e se desenvolveu, mantendo suas tradições culturais e arquitetônicas únicas. Desde os primeiros imigrantes chineses que se estabeleceram na área durante o período do Reino de Ayutthaya até as gerações seguintes que moldaram a identidade do bairro, a presença chinesa é profundamente enraizada em todos os aspectos de Chinatown.

Ademais, as ruas são adornadas com uma mistura eclética de arquitetura, que reflete as influências culturais tanto chinesas quanto tailandesas. Assim, desde templos chineses elaboradamente decorados, como o Templo de “Wat Mangkon Kamalawat”, até as tradicionais lojas de estilo chinês com suas fachadas coloridas e telhados curvos. Ou seja, a arquitetura de Chinatown é uma expressão visual da fusão de culturas.

Por outro lado, Chinatown abriga uma série de templos budistas e taoístas que desempenham um papel central na vida espiritual e cultural da comunidade. Assim, templos como o Wat Traimit, famoso por sua impressionante estátua de Buda de ouro maciço, e o Wat Mangkon Kamalawat, que falamos antes, são importantes centros de adoração para a comunidade chinesa, locais de peregrinação e prática religiosa para os habitantes locais e visitantes.

A gastronomia excepcional da Chinatown

Uma das maiores atrações de Chinatown é sua comida deliciosa e diversificada. Se você é o tipo de turista que não abre mão de experimentar novos sabores, esse é o seu paraíso. O local conta com uma vasta gama de opções gastronômicas que abrangem desde pratos tradicionais chineses até iguarias tailandesas e criações únicas. 

Além disso, os visitantes podem encontrar uma grande variedade de pratos de rua, desde sopas de macarrão e frutos-do-mar frescos até espetinhos grelhados e sobremesas doces, cada um apresentando uma explosão de sabores e aromas deliciosos. Ou seja, experimentar pratos locais é uma parte essencial da experiência de Chinatown.

Nesse cenário, uma dica super especial é parar em uma barraquinha de rua e aproveite para comer combinações elaboradas por chefs habilidosos, que preparam todos os pratos na hora.

Onde ficar em Bangkok: recomendações de hotéis 

Comércio e mercados animados

Chinatown Bangkok | Phi Phi Brazuca
As ruas são estreitas e estão alinhadas com lojas tradicionais (Foto: Pexels)

Chinatown é um paraíso para os compradores, com uma infinidade de lojas, mercados e butiques. Separe um tempo para entrar nas lojinhas e olhar com calma esses locais, já que a variedade de produtos é grande. Além disso, o bairro é lar de uma série de mercados tradicionais que oferecem desde alimentos frescos e ingredientes exóticos até roupas, acessórios e artesanato local. 

O Mercado de Yaowarat é especialmente popular, oferecendo uma experiência de compra autêntica e uma oportunidade de mergulhar na energia pulsante do bairro. A Rua Yaowarat, a qual o mercado dela o nome, é o principal centro de compras de joias, contando com uma infinidade de lojas que oferecem uma variedade impressionante de anéis, colares, brincos e outros acessórios em ouro e pedras preciosas. Além disso, vale lembrar que negociar preços faz parte da cultura de compras aqui, então os visitantes devem estar preparados para barganhar enquanto exploram as ofertas tentadoras.

Nesse contexto, as ruas são estreitas e estão alinhadas com lojas tradicionais, conhecidas como shophouses, que oferecem uma experiência de compra única, com seus interiores repletos de mercadorias empilhadas até o teto.

Além disso, se você quer uma lembrancinha típica, esse é o local de compra. Ou seja, a Chinatown é um ótimo lugar para encontrar artesanato local e produtos exclusivos que refletem a cultura e a tradição tailandesas. Os visitantes podem encontrar uma variedade de itens feitos à mão, como tecidos bordados, esculturas em madeira, cerâmicas, pinturas e artigos de decoração únicos, cada um com sua própria história e significado cultural.

Eventos culturais e festivais na Chinatown

Chinatown Bangkok | Phi Phi Brazuca
A Chinatown é o centro de muitos eventos culturais e festivais ao longo do ano (Foto: Pexels)

Por fim, a Chinatown é o centro de muitos eventos culturais e festivais ao longo do ano. Um dos mais famosos é o Festival Vegetariano, realizado durante o nono mês do calendário lunar chinês. Durante este festival de nove dias, os participantes praticam dietas vegetarianas estritas e realizam rituais religiosos para purificação e mérito. Além disso, o festival é conhecido por suas cerimônias impressionantes, incluindo caminhadas em brasas e espetáculos de dança do leão.

Além disso, outro evento importante é o Ano Novo Chinês, comemorado com grande estilo e fervor em Chinatown Bangkok. As festividades começam com a cerimônia do leão, onde dançarinos mascarados percorrem as ruas do bairro para espantar os maus espíritos e trazer boa sorte para o ano que se inicia. Em suma, desfiles coloridos, queima de fogos de artifício e apresentações culturais são realizadas para marcar a ocasião. 

Faça parte dos nossos grupos de viagem para trocar dicas, tirar dúvidas e conhecer a galera que está vindo para a Tailândia. Vai ser muito útil na sua viagem!


Nos acompanhe pelo Instagram, Youtube e Facebook para pegar todas as dicas atualizadas e saber tudo sobre a Tailândia!

A Tailândia é um país grande e bem diversificado. Existem diversos lugares e atrações para conhecer entre as cidades e ilhas do país. É importante que você pesquise bem para definir quais regiões da Tailândia estarão em seu roteiro e quantos dias você pretende dividir em cada uma delas. Na sequência, fica mais fácil para escolher quais passeios você fará em cada região.

Além disso, existem diversos outros fatores que é importante ficar atento, como alguns exemplos:

Por fim, nós, da Phi Phi Brazuca, a única agência para brasileiros e portugueses com uma sede física na Tailândia, prestamos todo o suporte e ajuda em português para quem planeja sua viagem e organizamos os passeios com qualidade e preços em conta. Confira todas as opções de passeios da Phi Phi Brazuca.

Ademais, temos, inclusive, diversas dicas em nossos materiais e guias que você pode solicitar gratuito, como: guias em PDF de cada uma das principais cidades/ilhas; um PDF com todos nossos passeios resumidos; grupos de WhatsApp com quem planeja conhecer a Tailândia; dicas de deslocamento e mais.

Quando visitar a Tailândia | Phi Phi Brazuca
Oferecemos e organizamos as atrações turísticas nas principais cidades da Tailândia

MBK Center

Leia mais sobre a Tailândia:

Perguntas frequentes sobre Chinatown Bangkok

Onde fica a Chinatown, de Bangkok?

A Chinatown de Bangkok é um dos maiores e mais antigos bairros chineses do mundo. Ela fica no distrito de Samphanthawong, uma área animada e colorida próxima ao rio Chao Phraya. Leia mais em nosso artigo.

O que fazer na Chinatown de Bangkok?

Na Chinatown de Bangkok, você pode mergulhar na cultura chinesa tailandesa, visitar templos impressionantes como Wat Traimit e Wat Mangkon Kamalawat, e saborear uma incrível variedade de iguarias culinárias nas barracas de comida de rua. Leia mais em nosso artigo.

Como planejar uma viagem para a Tailândia?

A Phi Phi Brazuca é a única agência de turismo para brasileiros e portugueses com uma sede física na Tailândia. Além disso, oferecemos e organizamos os passeios para atrações turísticas nas principais cidades da Tailândia.

Compartilhe com quem vem para a Tailândia

Passeios pela Tailândia

Saiba mais sobre as diversas opções de passeios para conhecer o paraíso que é a Tailândia no melhor estilo possível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.